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Linha do tempo Linha do tempo “Uma atuação em favor da criança – abstraídos aqui os aspectos médicos – significa a recuperação de áreas sociais e.

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3 Linha do tempo

4 Linha do tempo “Uma atuação em favor da criança – abstraídos aqui os aspectos médicos – significa a recuperação de áreas sociais e econômicas. O valor-homem, pela fixação à terra, pela aquisição de hábitos sadios, pela compreensão do verdadeiro comportamento em face de um sem número de problemas, fica estabelecido e demarcado em rumo seguro de colaboração e solidariedade. Tudo isso nasce em um posto de puericultura Com a primeira mamadeira se informa um cidadão.” Departamento Estadual da Saúde – 1954.

5 Linha do tempo Ministerio da Educacao e Saude Ministério da Saúde
1950 Ações de campanha Verticais 1970 Atendimento individual

6 Iniciativas de descentralização/ mudança de paradigma
Linha do tempo 1990 Iniciativas de descentralização/ mudança de paradigma 2005 Construção do SUS

7 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Princípios do SUS: Integralidade – o indivíduo é visto na sua totalidade Universalidade – o acesso é para todos Eqüidade – tratar a cada um conforme suas necessidades

8 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
O SUS foi delineado na Constituição de 1988 e efetivado com a Lei Orgânica da Saúde de 1990

9 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I Descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II Atendimento integral III Participação da Comunidade

10 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Agentes Comunitários de Saúde Início na década de 1970 – auxiliares de saúde – foram incorporados aos serviços municipais de saúde. Na década de 1980 começam ações localizadas em que membros da comunidade identificavam as pessoas com risco e adequavam o tratamento a elas – REDES DE APOIO/ TERAPIA COMUNITÁRIA Na década de PACS -> Programa de Saúde: estratégia para a construção do SUS

11 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
A importância dos conceitos de fragmentação do social e de territorialidade de Milton Santos na construção do SUS. Papel dos ACS na sua identificação – o que significa em um território.

12 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ao sentir a comunidade o serviço de saúde tem sentido para a sua atuação. Sentido como percepção e como orientação.

13 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ao fazer essa função extrapola os limites de uma disciplina – interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O ACS traz novos conhecimentos obtidos na própria comunidade – INFORMÁTICA E BIOLÓGICO Questiona as políticas públicas vigentes ESTÉTICO E ÉTICO

14 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Questiona o sentido da política e da política pública. Várias avaliações de ACS já feitas: Todas falam que os ACS têm dúvida se são agentes do poder público ou da comunidade, ou seja eles vêem diferença entre o conhecimento que eles têm da comunidade e as políticas públicas vigentes. O papel politico do ACS que fala quando nao e’ esperado em um lugar que nao e’ esperado.

15 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Essa diferenca fica mais evidente quando se deseja o desenvolvimento de uma comunidade. As política públicas visam o desenvolvimento.

16 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
“(...) o desenvolvimento ocupa o centro de uma constelação semântica incrivelmente poderosa. Não há nenhum outro conceito no pensamento moderno que tenha influência comparável sobre a maneira de pensar e o comportamento humano. Ao mesmo tempo, poucas palavras são tão ineficazes, tão frágeis e tão incapazes de dar significado e substância ao pensamento e ao comportamento”. Esteve (2000):

17 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Desenvolver = tirar o envoltório, mostrar a que veio. Desembrulhar o que?

18 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Nos últimos 50 anos, a utopia desenvolvimentista volta em ciclos, como “um farol orientando marinheiro até a praia” (Sanches, 2000). Esse autor não só considera que o farol apresenta sérias fissuras, como questiona: “Como é possível crer no desenvolvimento, se o sentido de orientação desapareceu?”. E reitera: “A flecha do progresso partiu-se e o futuro perdeu seu fulgor: guarda mais ameaças do que promessas”. O viés crítico mais recente sobre as estratégias de desenvolvimento adotadas questiona o conceito e suas aplicações.

19 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Resumindo Os ACS trabalham com a perspectiva do devir e nao do dever. As POLÍTICAS PÚBLICAS que se baseiam no dissenso.

20 CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS

21 Políticas Públicas. São os atos que o governo faz ou deixa de fazer e os efeitos que tais ações ou inações provocam na sociedade. E o que são políticas públicas?

22 O processo de políticas públicas numa sociedade democrática é extremamente dinâmico e conta com a participação de diversos atores em vários níveis: do Fórum Econômico Mundial de Davos à Câmara de Vereadores de um município brasileiro, da rede nacional de televisão à sociedade de amigos de bairro, do presidente da República ao professor universitário, todos em sinergia. Todos participam da elaboração de uma política pública, bem como de sua avaliação

23 O desejável é que todos os afetados e envolvidos em política pública participem o máximo possível de todas as fases desse processo: identificação do problema, formação da agenda, formulação de políticas alternativas, seleção de uma dessas alternativas, legitimação da política escolhida, implementação dessa política e avaliação de seus resultados. (Patri)

24 Quem colocou a Promoção da Saúde na agenda do Governo?
É possível que dois governos diferentes desenvolvam ações parecidas, sendo que um deles diz fazer promoção da saúde enquanto o outro diz não ter programa de promoção da saúde? Posso fazer várias perguntas e, no meu ponto de vista, as mais importantes são: Não vou me ater muito a essa primeira questão.


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