A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Augusto Comte e o Positivismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Augusto Comte e o Positivismo"— Transcrição da apresentação:

1 Augusto Comte e o Positivismo

2 Principais impactos das revoluções na sociedade europeia
Crescimento das desigualdades e contrastes sociais pelo capitalismo; Rompimento na relação capital x trabalho; Rompimento de modos vida tradicionais e as instituições morais pertencentes à tradição, intensificando a diferenciação dos indivíduos; Racionalização das estruturas das sociedades economicamente avançadas, relações despojadas de valores afetivos, burocratização do aprelho estatal, secularização das instituições, nova organização das questões políticas.

3 Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1789-1857)
Criação de uma ciência que pudesse explicar e controlar os fenômenos sociais de forma positiva, ou seja, de forma prática. Positivismo: Função de higienização e harmonização do social Filosofia: sistema geral do conhecimento Positiva: útil, segura, precisa

4 3 etapas do conhecimento de Comte
Primeira Etapa ( ) Opúsculos da Filosofia social Temas: fragmentação das instituições morais e a desordem social inaugurada pela modernidade; Filosofia social: organicismo, evolucionismo e darwinismo social.

5 Segunda etapa ( ) Curso de Filosofia positiva Temas centrais: a afirmação da superioridade orgânica das sociedades europeias; A afirmação da progressividade da história das sociedades Apresentação das lei dos três estados: Estado teológico Estado metafísico Estado Positivo

6 A lei dos três estados. O espírito humano, em seu esforço para explicar o mundo ao seu redor, é constituído pela sociedade por três estados individuais e ao mesmo tempo sociais. O estado teológico ou fictício: Explica os fatos por meio de vontades transcendentais ou agentes sobrenaturais. Ex: A tempestade explicado por um mito.

7 2. O estado metafísico: Os fenômenos são explicados por meios de forças ou entidades ocultas e abstratas. A explicação é da ordem do senso comum. O homem projeta seu pensamento, sem a preocupação de uma cientificidade sobre as realidades do mundo. Ex: Quando a folha vira, é sinal que vai chover. (ordem dos ditos populares)

8 3. O Estado positivo: É quando os homens buscam explicar os fenômenos a partir de leis experimentais que podem ser demonstradas. A lei: descrever os fatos que se passam de forma a exprimir os fenômenos e como eles desencadeiam outros fenômenos. O conhecimento das leis positivas da natureza: entender o seu funcionamento para que se possa agir na realidade e transformá-la segundo a necessidade da humanidade.

9 Para Comte, esta evolução pode ser aplicada tanto na sociedade quanto no desenvolvimento do homem em sociedade. Assim, o estado teológico são as explicações das crianças, o metafísico é o do adolescente e o adulto chega a concepção positiva das coisas.

10 Terceira etapa (1851-1854) Curso de Política Positiva
Temas centrais: A necessidade de uma reforma moral e intelectual dos homens na sociedade moderna; A reforma institucional e a nova instituição das providências (material, moral e intelectual) A divisão da sociologia em duas partes: estática e dinâmicas sociais Reparos institucionais: criação de um consenso moral e a evolução das ciências.

11 Dois tipos de estudo sobre a sociedade
A sociologia estática: Estuda as condições gerais de toda a vida social, considerada em si mesma, em qualquer tempo e lugar. Neste estudo, três instituições são fundamentais para manter a estrutura da sociedade e sua condição de vida social: propriedade, família e linguagem.

12 A propriedade: permite ao homem produzir mais que suas necessidades, fazendo provisões e acumulando capital que será útil para todos. Família: educadora e insubstituível para o sentimento de solidariedade e respeito as tradições; Linguagem: permite a comunicação entre os indivíduos e a constituição do capital intelectual, exatamente como a propriedade cria um capital material.

13 2. A sociologia dinâmica: Estuda as condições de evolução da sociedade
2. A sociologia dinâmica: Estuda as condições de evolução da sociedade. Três tipos de evoluções acontecem na sociedade. Do estado teológico ao positivo: na ordem intelectual Do estado militar ao industrial: na ordem prática Do estado egoísta ao atruísta: ordem afetiva (voltado a sociedade)

14 Enfim, O positivismo organiza uma forma de pensar a sociedade e o ser humano em um contexto de cientificidade; A física social e a posterior, sociologia, surge de uma combinação histórica e temporal, com os problemas e pontos críticos da modernidade, buscando critérios rígidos para uma análise do homem e de suas transformações no decorrer da história. Tentativa de conhecer a realidade social e humana de modo racional e experimental, herança das ciências físicas e naturais, com o intuito de transformar a realidade e prevenir suas ‘imperfeições’ (ideia de evolução)


Carregar ppt "Augusto Comte e o Positivismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google