A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auguste Comte, o Pai do Positivismo

Cópias: 1
Auguste Comte, o Pai do Positivismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auguste Comte, o Pai do Positivismo"— Transcrição da apresentação:

1 Auguste Comte, o Pai do Positivismo

2 Ordem e Progresso Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações. Progresso: sociedade industrial, exaltação da ciência e da tecnologia.

3 Contexto histórico: O cientificismo do século XVIII
Séc XVIII – Revolução Industrial; Nova mentalidade; A ciência é considerada o único conhecimento possível, tornando-se o novo deus da humanidade.

4 Contexto Histórico Comte viveu numa época em que predominava o despotismo e revoluções diversas. Tal fato causou descontentamento popular e crise dos valores tradicionais. A partir disso, Comte definiu aquilo que era realidade, possibilitando a criação de leis naturais para orientar os homens de como agir na modificação da natureza.

5 Augusto Comte (1798 - 1857) Comte e a lei dos três estados
o teológico: mentalidade mítica- os fenômenos resultam da ação dos deuses. o metafísico: contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo. o positivo: contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espírito humano. Augusto Comte ( )

6 O pensamento positivista
O positivismo foi a primeira corrente teórica a pensar questões sociais, dando origem ao que conhecemos hoje por Sociologia. Tal corrente teórica procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação a coesão, a harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social.

7 Comte via na Sociologia uma restauradora da ordem social, sendo responsável por encontrar respostas para os problemas sociais advindos da sociedade que surgia: a sociedade capitalista.

8 O positivismo derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade. O pensamento positivista buscava analisar a sociedade como a mesma objetividade das ciências naturais, haja visto que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade.

9 Comte se diz o fundador da sociologia, usa os modelos da biologia para explicar a sociedade como um organismo coletivo – organicismo. Organicismo: a sociedade sendo percebida como um organismo composto de partes interdependentes, cujas partes são responsáveis pelo bom funcionamento do todo.

10 Darwinismo social A idéia que de que as sociedades, tal qual os seres vivos, se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido, simboliza a passagem de um estágio inferior para um estágio superior.

11 Essa passagem de estágios significaria a evolução do organismo e sua adaptação, isto é, somente os mais fortes sobreviveriam. Portanto, o capitalismo simbolizaria o progresso da humanidade e os países que a ele aderissem seriam os mais evoluídos.

12 Comte e o Positivismo Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir “o progresso dentro da ordem”. Você lembra de ter visto o lema “Ordem e Progresso” em algum lugar?

13 A sociologia de Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião. Apesar da visão conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso.

14 Comte e o Positivismo “Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”. A religião da humanidade A rígida construção teórica comteana culmina com a concepção da religião positiva (atribui-se isto à deterioração da sua saúde mental).

15 A religião Positiva Segundo o sociólogo Lolita O. Benoit “ a ideologia religiosa esteve presente desde os escritos na forma ainda obscura do poder espiritual moderno, e finalmente no Curso de filosofia positiva, obra principal de Comte, foi pensada como imanente à sociologia” Comte pretendia refundar o poder espiritual em princípios não-teológicos – Igreja Positivista.

16 O Positivismo no Brasil
O positivismo exerceu grande influência no pensamento latino-americano. 1876- Sociedade Positivista do Brasil 1881 – Igreja e Apostolado Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro (Miguel Lemos e Teixeira Mendes) Luís Pereira Barreto e Benjamim Constant. Os adeptos do positivismo eram jovens da pequeno-burguesia comercial pertencentes às cidades em crescimento X aristocracia rural.

17 Positivismo Comte foi um pensador francês que além de fundar o positivismo, ficou conhecido como o sistematizador da sociologia. Sua filosofia visava reorganizar o conhecimento humano, e a mesma admitia apenas o critério da verdade, as experiências e os fatos positivos.

18 Bases Do Positivismo A família e a propriedade eram núcleos permanentes que deveriam promover o progresso, onde todos eram dependentes uns dos outros. Também não haveria lugar para o individualismo.

19 Funcionamento da Sociedade
Este deveria promover o bem-estar das pessoas através de uma organização sociopolítica e uma nova ordem espiritual baseada na hierarquia e na Igreja Católica.

20 Humanidade x Divindade
Essa doutrina baseava-se no materialismo científico e achava que a humanidade deveria ser venerada. Esta era uma grande e única entidade, denominada o Grande Ser.

21 A Lei dos 3 Estados Tal lei se fundamenta nas observações feitas por Comte em relação à evolução das concepções intelectuais da humanidade. Assim, ele declarou que ela passa por três estados diferentes:

22 Estado Teológico ou Fictício
Fatos observados pelo sobrenatural; Sociedade embasada numa estrutura militar que, por sua vez, é fundamentada na propriedade e exploração do solo.

23 Estado Metafísico ou Abstrato
Predominância das idéias naturais, com um pouco de influência ainda daquelas baseadas no sobrenatural; É considerado um estado intermediário, onde ocorreu uma leve expansão da indústria.

24 Estado Científico ou Positivo
Apogeu intelectual da humanidade; Fatos explicados por leis inteiramente positivas; Razão opera somente através de experiências concretas e de fenômenos observáveis (Empirismo).

25 Áreas da Sociologia Estática Social: estuda as forças que mantém a sociedade unida. Baseada na ordem e na dinâmica do progresso, influenciou o lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”. Dinâmica Social: voltada para o estudo das mudanças sociais e suas respectivas causas.

26 Cientistas: a Elite Dirigente
As concepções de Comte contrariavam a democracia, pois acreditava que a fraternidade entre os homens deveria ser incumbida a uma elite de cientistas.

27 Influências e Contras O Positivismo foi alvo de críticas, especialmente quando se tratava da criação da religião da humanidade. Apesar disso, essa doutrina teve significante influência na época, como na Proclamação da República e no Evolucionismo.

28 Principais Obras Opúsculos de Filosofia Social (1816/1828)
Curso de Filosofia Positiva (1830/1842) Sistema de Política Positiva (1851/1854) Discurso sobre o Espírito positivo (1844) Catecismo Positivista (1852) Apelo aos conservadores (1855) Síntese Subjetiva (1856) Correspondência (1816/1857)


Carregar ppt "Auguste Comte, o Pai do Positivismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google