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Disciplina de Filosofia 2º Trimestre – 9º Ano Prof.º Renan.

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Apresentação em tema: "Disciplina de Filosofia 2º Trimestre – 9º Ano Prof.º Renan."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Filosofia 2º Trimestre – 9º Ano Prof.º Renan

2  A crença religiosa supõe acreditar em algo superior, sobre-humano.  É um sentimento de reverência, confiança, submissão pelo sobrenatural e aceita sua superioridade.  É a aceitação voluntária de uma ordem de coisas que não pode ser provada pela lógica e sentidos.  “fé” vem do latim fides, significando “fidelidade” e consiste na crença de que alguma coisa é a pura verdade, ainda que não exista prova ou justificativa objetiva ou comprovação a partir de métodos e critérios científicos.

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4  Definição: uma organização de ideias que por meio de um discurso racional, procura debater elementos ligados à crença e à religião.

5  O Estado laico é aquele que adota uma posição neutra frente a todas as religiões.  Por que isso acontece? A partir do séc. XIX, em vários países, inclusive no Brasil, Estado e Igreja se separaram, um não interfere no outro.  Em tese, a laicização garante a liberdade religiosa no país que assim se define.

6  Oficialmente, o Brasil é um Estado laico.  A partir da Proclamação da República (1889) com a nova Constituição de 1891, o vínculo entre Estado e catolicismo se desfaz.  Com essa nova relação, institui-se a liberdade religiosa no país.  Mesmo laico, no Brasil não é obrigatório a retirada de símbolos religiosos de repartições públicas.

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8  Brasil ainda é o maior país católico do mundo.  Nas estatísticas, há 123 milhões de católicos no Brasil, que, segundo o último censo do IBGE, representam 64,6% da população.

9  O sincretismo religioso no país, evidencia que no Brasil existem uma razoável variedade de crenças religiosas.  Apesar de predominantemente ser católico, o país presencia a existencia de outras religiões.  Constata-se que esta diversidade religiosa favorece a tolerância a diferença, embora não se descarte o preconceito religioso.

10  Podemos compreender que através da aceitação de Deus ou de um ser sobre humano, o ser humano consegue atribuir sentido metafísico às coisas.  Fora disto, tudo é vazio e não há compreensão que abarque a “inexistência como existente” e o acaso como responsável por todas as coisas.


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