A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Miguel Haddad Prefeito Francisco Carbonari Secretário

2 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 375 mil habitantes em Jundiaí, segundo o Censo 2010. 110 unidades escolares (escolas e creches). mais de alunos na rede pública municipal: 3.500 crianças de 0 a 3 anos 6.000 crianças de 4 e 5 anos, alunos de 6 a 10 anos, 500 alunos de 11 a 14 anos, alunos jovens e adultos, 2.000 alunos no centro de informática. 1.200 alunos no centro de línguas. mais de servidores, sendo professores. mais de crianças beneficiadas por transporte ao mês, ou 350 crianças ao dia (100% dos pedidos). 1 milhão 740 mil refeições/mês nas escolas, ou 87 mil/dia. mais de R$ 152 milhões de orçamento para Educação. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

3 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O problema A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Falta de foco na gestão pública: Diante das demandas crescentes, a definição clara e objetiva das metas é condição essencial para alcançá-las.

4 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O foco escolhido A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Todo aluno na escola aprendendo mais

5 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O diagnóstico Três pontos críticos na educação: 1. Falta de uma política de atendimento das crianças de 0 a 3 anos (elevado déficit de vagas e ausência de um projeto pedagógico para o segmento). 2. Presença de crianças com mais de 8 anos de idade na escola sem saber ler e escrever, e alunos maiores sem conseguir compreender ou produzir textos. 3. Presença de crianças de todas as idades com grandes dificuldades na área de matemática. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

6 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O desafio A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Construir um projeto pedagógico que possibilite o enfrentamento e a solução (ou redução) das deficiências identificadas

7 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação As ações A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões 1. Definição de uma proposta curricular 2. Formação profissional 3. Atuação nos problemas de aprendizagem

8 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Definição de uma proposta curricular Construção das expectativas de aprendizagem para 0 a 10 anos, originando um currículo estrutural. Escolha e aquisição de material didático de qualidade, para unificar o atendimento em toda a rede escolar: Educa+Ação (1º ao 5º anos) e Ciranda (4 e 5 anos). Implantação de uma política de inclusão, com base em critérios para tratar diferentes tipos de dificuldades. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

9 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2. Formação profissional Capacitação de professores para uso do material didático. Realização de congressos, jornadas de estudo e cursos para atualização profissional permanente. Compra de um notebook para todo professor da rede, valorizando seu trabalho e facilitando sua formação. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

10 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 3. Atuação nos problemas de aprendizagem Mapeamento das escolas da rede segundo seus índices. Concentração de esforços na alfabetização: um auxiliar de ensino nos 1os e 2os anos. um professor alfabetizador. Adoção de medidas pontuais nos casos de dificuldades e acompanhamento constante do desenvolvimento das crianças. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

11 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Atuação nos problemas de aprendizagem Aquisição de mais de livros para as escolas, ou 40 livros por sala de sala de todas as escolas. Compra de brinquedos para todas as unidades, valorizando a atividade lúdica como parte da aprendizagem. Introdução do projeto Mente Inovadora, aumentando o interesse e a aprendizagem por meio de jogos. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

12 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Nesse contexto, o uso da tecnologia é um instrumento de potencialização do projeto pedagógico: Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno. Na capacitação e no apoio ao professor. Na inclusão de portadores de necessidades especiais. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

13 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Nada substitui um bom professor

14 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação A tecnologia adotada Netbooks para 17 escolas de Jundiaí com diferentes perfis (equivalente a 15% da rede, com 110 escolas) Soluções em tecnologia para uso do material didático Lousa Interativa Câmera de Documentos Formação e apoio a professores Acompanhamento dos resultados A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

15 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: (a tecnologia desperta interesse e mantém motivação) A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

16 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

17 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: (pesquisa de opinião com alunos da rede municipal) A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

18 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação No apoio ao professor para apresentação do conteúdo: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

19 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação No apoio ao professor para apresentação do conteúdo: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

20 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na capacitação e no apoio ao professor: (avaliação geral da formação: 78% ótimo, 22% bom) A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

21 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na inclusão de portadores de necessidades especiais: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

22 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Os resultados Evolução do Ideb: das 17 escolas, 14 melhoraram, uma piorou (6 para 5,9), uma se manteve (6,2) e uma não teve resultados. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

23 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Média superior às demais escolas em Português e Matemática no Saresp. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

24 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Evolução dos alunos de 5º ano, segundo o Aprimora: redução de baixo desempenho; aumento de alto desempenho. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

25 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação As 5 escolas com maior comprovação de uso das tecnologias tiveram resultados ainda melhores no 1º ano de projeto, superando o 6,0 desejável. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

26 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Conclusões A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Jundiaí tem uma situação favorável. Portanto, para obter mais avanços é necessário muito esforço.

27 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O Ideb já era razoável em 2005 (5,1) e em alcançou 5,8 - índice próximo ao 6,0 desejável. Todas as escolas contam com muitos recursos que ajudam a melhorar o desempenho: Ensino estruturado, Centro de formação de educadores, Mesas Educacionais Alfabeto, E-Blocks de Matemática, Inglês, Multimundos. Os pais dos alunos têm um nível razoável de escolaridade (56% dos pais têm 2º grau completo, 2% sem escolaridade). As famílias têm computadores e internet em casa (66%). A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

28 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O sucesso no uso da tecnologia está na formação adequada do professor, para que ele: conheça os conteúdos, faça as perguntas certas, intervenha quando necessário, ouça como as crianças pensam, utilize os recursos para que os alunos compreendam conceitos essenciais, trabalhe adequadamente para que os estímulos para a aprendizagem sejam os mais eficientes. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

29 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Miguel Haddad Prefeito Francisco Carbonari Secretário


Carregar ppt "Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google