A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos."— Transcrição da apresentação:

1 Migração Prof.: Maj Jean Cid

2 Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos

3 Tipos de Migrações Em relação ao tempo: definitivas ou temporária; Migração Externa Migração Interna: -Nomadismo - Migração urbana-rural -Transumância - Migração urbana-urbana -Pendular - Migração rural-rural -Êxodo rural - Inter ou Intra-regional

4 Migrações no Brasil 1808 a 1850 Teve inicio com a abertura dos portos e finaliza com a promulgação da Lei Eusébio de Queirós; Esse fluxo imigratório é estimulado pelo decreto de 25 de novembro de 1808 que permitia estrangeiros de possuir propriedades no Brasil; Fatores que explicam o pequeno fluxo migratório: - facilidade de obter mão-de-obra escrava; - instabilidade política no período regencial; - a Guerra dos Farrapos (1835 a 1845); - temor do imigrante de ser tratado como escravo.

5 Migrações no Brasil 1850 a 1930 Maior período imigratório; Fatores favoráveis: - proibição do trafico negreiro; - a disposição dos fazendeiros em pagar as despesas no primeiro ano; - o custeio do governo em pagar as despesas do transporte; - a abolição em 1888; - a unificação da Itália, surgindo desemprego no sul do país, devido a concorrência das industrias do norte e do sul.

6 Principais Imigrantes PortuguesesRio de Janeiro ItalianosSão Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina EspanhóisSão Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul JaponesesSão Paulo, Pará, Paraná, Mato grosso do Sul AlemãesSanta Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo EslavosParaná Sírio-libanesesSão Paulo

7 Migrações Internas no Brasil 1934: Lei de Cotas de Imigração e inicio das migrações para a região Sudeste; 1940 a 1950: migrações para o Centro-Oeste; 1950 a 1960: grande fluxo migratório para São Paulo devido a industrialização; 1960 a 1970: continuação da migração para o Centro-Oeste e inicio da migração para a Amazônia; 1970 a 1990: intensifica-se a migração para o Norte do país.

8 Migrações Internas na década de 1990 Características Queda do movimento migratório para a região Sudeste; Diminuição do crescimento populacional em São Paulo; Permanência da migração para a Amazônia Crescimento populacional dos municípios de pequeno e médio porte.


Carregar ppt "Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google