A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OLIGOFRENIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OLIGOFRENIAS."— Transcrição da apresentação:

1 OLIGOFRENIAS

2 OLIGOFRENIAS Retardo Mental:
“Condição clínica caracterizada por uma lentidão do desenvolvimento psíquico do indivíduo, retardando o processo de desenvolvimento, amadurecimento e aprendizagem.”(Elias Abdalla Filho)

3 OLIGOFRENIAS Transtorno Comum:
1 a 2% da população mundial, sendo uma vez e meia mais comum no sexo masculino. (Kaplan e cols., 1997)

4 OLIGOFRENIAS Fatores Biológicos: Causas pré-natais: 1- Hereditárias
2- Cromossômicas Congênitas

5 OLIGOFRENIAS Fatores Psicológicos e Socioculturais: Abandono Carência

6 OLIGOFRENIAS Diagnóstico: Funcionamento Intelectual
Funcionamento Adaptativo Início anterior aos 18 anos.

7 OLIGOFRENIAS Classificação: Retardo Mental Leve
Retardo Mental Moderado Retardo Mental Grave Retardo Mental Profundo Retardo Mental Não-Especificado

8 OLIGOFRENIAS Imputabilidade penal: Imputáveis: “borderline”
Semi-imputáveis: RM Leve Inimputáveis: RM profundo, grave ou moderado.

9 Borderline Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio. Dificuldade de administrar emoções Impulsividade. Instabilidade de humor. As oscilações de humor do disturbio ou Transtorno afetivo bipolar – DAB ou TAB duram semanas ou meses, mas as Borderline têm oscilações de minutos, horas, dias. Essas oscilações de humor incluem depressões, ataques de ansiedade, irritabilidade, ciúme patológico, hetero- e auto-agressividade. Uma paciente marca a consulta informando que está super deprimida, querendo morrer. No dia seguinte chega à consulta bem humorada, bem vestida, maquiada, vaidosa

10 Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar)
Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar). As portadoras de Borderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor. Ou porque a dor no corpo "é melhor que a dor na alma". Tentativas de suicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas. Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade. Problemas de auto-estima. Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias. Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos. Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam de maneira fulminante. Desenvolvem admiração e desencanto por alguém muito rapidamente.

11 Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição
Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido pode desencadear uma tempestade emocional completamente desproporcional (acusações de rejeição, de abandono, de não se preocupar com as necessidades dela, de egoísmo, etc.). A mistura de idealização por alguém e a extrema sensibilidade às pequenas rejeições que fazem parte de qualquer relacionamento são a receita ideal para relacionamentos conturbados e instáveis, para rompimentos e estabelecimento imediato de novos relacionamentos com as mesmas idealizações. Mais raramente, episódios psicóticos (se sentirem observadas, perseguidas, gozadas, comentadas)


Carregar ppt "OLIGOFRENIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google