A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG 09911.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG 09911."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
TenCel José RG 09911

2 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
O QUE As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas e na Europa alcançando proporções epidêmicas, o que originou um projeto de estudo tipo coorte realizado desde 1948 em Framingham, Massachusets, EUA, para investigar as causas gerais dessas doenças. O risco de doença coronariana pode ser calculado, utilizando-se as tabelas de Framingham. Dados de seguimento em longo prazo no estudo de Framingham confirma este conceito: níveis de colesterol medidos na maioria dos jovens são universalmente associados com a expectativa de vida.

3 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
QUEM A equipe constituída pelos peritos do CPMSO. QUANDO A idéia do projeto é avaliar nas fichas de inspeções sanitárias dos militares da ativa do CBMERJ, os fatores de risco cardiovasculares tipo o estudo coorte de Framingham . ONDE A avaliação das fichas de inspeções sanitária dos militares da ativa do CBMERJ será realizada no CPMSO através de aba do prontuário eletrônico da DGS, sendo divididos em grupos de baixo, médio e alto risco de acordo com a graduação progressiva do total de fatores de riscos.

4 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
POR QUE O objetivo desse estudo é reduzir os custos com tratamento de complicações, reformas precoces e mortalidade cardiovasculares. A importância desse investimento na saúde do CBMERJ deve-se ao longo tempo de permanência dos militares na Corporação, com o conseqüente envelhecimento e aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial, câncer e doenças ocupacionais. CBMERJ é responsável pela assistência integral ao militar, mesmo reformado, devendo dispor recursos disponíveis que se tornam cada vez maiores com o processo do envelhecimento. A melhoria na qualidade de serviços prestados à população depende basicamente da capacidade física e psicológica dos bombeiros.

5 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
COMO O conceito de fator de risco representa o alicerce para constituição de programas para prevenção de Doença Arterial Coronariana (DAC). O Estudo de Framingham desempenhou um papel fundamental definindo os fatores de risco principais para DAC que incluem tabagismo, hipertensão arterial > 140/90 mmHg, colesterol sérico elevado, baixo nível sérico de HDL-colesterol (< 40 mg/dl), diabetes mellitus, idade (> 45 anos para homens; > 55 anos para mulheres) e gênero. Os outros fatores de risco estudados foram: excesso de peso (IMC > 25 kg/m2) e medida da cintura (homem > 94 cm e mulher > 80 cm), inatividade física, história familiar de DAC em parente de primeiro grau (< 55 anos se homem ou < 65 anos se mulher), hipertrigliceridemia (> 200 mg/dl), LDL e homocisteína sérica aumentada, anormalidades em vários fatores de coagulação.

6 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO

7 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
Em 1991, o estudo de Framingham elaborou uma estratificação dos fatores de risco para averiguar as estimativas de doença coronariana em dez anos.

8 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
Não há dúvidas da conveniência de estabelecer diferenças populacionais a partir de indicadores de alto poder discriminativo e incluir em um índice sintético que tenha valor prospectivo dos riscos de enfermidade e morte por afecção cardiovascular, o qual possibilitará ‘uma maior atenção a grupos vulneráveis e um tratamento diferenciado dos indivíduos afetados. Nesta situação, em que há uma inter-relação de múltiplos fatores, o cálculo de um índice aterogênico a partir da avaliação dos principais riscos, pode constituir um valioso instrumento de predição de fácil aplicação para elevar a consciência individual e avaliar a eficácia dos serviços de saúde em nível de atenção primário no CBMERJ. RISCO ABSOLUTO é a probabilidade de desenvolver DAC dentro dos próximos 10 anos. RISCO RELATIVO é a relação da probabilidade de desenvolver DAC em pessoas com e sem um determinado fator de risco.

9 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
CBMERJ é responsável pela assistência integral ao militar, mesmo reformado, devendo dispor recursos disponíveis que se tornam cada vez maiores com o processo do envelhecimento. A melhoria na qualidade de serviços prestados à população depende basicamente da capacidade física e psicológica dos bombeiros.

10 EXEMPLO DE RISCO RELATIVO E RISCO ABSOLUTO DE UM MILITAR DE 45 ANOS
Colesterol total: 220 mg/dl HDL colesterol: 35 mg/dl Pressão sistólica :135 mmHg Não diabético Tabagista Risco absoluto 7 (13%)

11 COMPARAR PELA MESMA IDADE
PA < 120X80 Colesterol Total entre 160 e 199 HDL > 45 Não Fumante Não Diabético Risco Relativo 13 : 4 = 3,25

12 Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO
COMO Na ficha de inspeção sanitária os militares serão divididos em grupos de baixo, médio e alto risco de acordo com a graduação progressiva do total de fatores de riscos, sendo que os militares de alto e médio risco serão encaminhados para as Unidades de Saúde da DGS para tratamento multidisplinar, devendo ser reavaliados anualmente pelo CPMSO. Neste sentido, vislumbra-se, diante dos dados coletados, a implantação de um estudo epidemiológico longitudinal com avaliação dos fatores de risco cardiovasculares dos militares da ativa do CBMERJ tipo o estudo coorte de Framingham com avaliação e fornecimento dos resultados ao Centro Epidemiológico do CBMERJ.


Carregar ppt "Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG 09911."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google