Carregar apresentação
1
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
2
OBJETIVOS Descrever o gênero anúncio publicitário quanto à estrutura, finalidade, linguagem e ao contexto de circulação. Ler anúncios publicitários, considerando a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos. Reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários. Redigir comentários críticos sobre anúncios publicitários.
3
QUADRO DE TRABALHO ABAURRE, Maria Luiza M. Produção de texto – interlocução e gêneros. Texto Publicitário – Anúncio (Cap 16, p ) Produção textual – conforme proposta entregue.
4
CARACTERÍSTICA - Estrutural
1. Elementos Textuais TÍTULO – frase curta e chamativa. TEXTO - justificativas e características do produto. ASSINATURA – logotipo e slogan. 2. Elemento não- textual Imagem – enfatizar a ideia contida na propaganda ou a própria imagem do produto.
5
Características - estilísticas
Linguagem persuasiva – função apelativa. Nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir. Verbos, geralmente, no imperativo ou no presente do indicativo. Uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras ou trocadilhos, provérbios, neologismos.
6
Contextualizando
7
Contextualizando
8
Bibliografia ABAURRE, Maria Luiza M. Gramática – Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna. CEREJA, William R. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.