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INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com
Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.
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O LADO HUMANO DA ADMINISTRAÇÃO
A Face Humana dos Negócios Idalberto Chiavenato
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Recentidade da Administração.
Um Lugar ao Sol. Abrangência. Importância. Complexidade.
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Pesquisa do CFA realizada pela FIA/USP:
Administrador é um profissional com visão do todo. É hábil na formação e coordenação de equipes. Tem capacidade de formular e implementar soluções. Tem o inglês como segunda língua. E conta com pelo menos uma especialização em seu currículo. A participação feminina vem crescendo ano a ano.
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O velho conceito de organizações:
Uma organização é um conjunto integrado e coeso de recursos no sentido de alcançar objetivos organizacionais. (Era Industrial)
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O novo conceito de organizações:
Uma organização é um conjunto integrado e coeso de competências sempre e sempre atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam. (Era da Informação)
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ADMINISTRAÇÃO Como Ciência Como Tecnologia Como Arte
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ADMINISTRAÇÃO Como Ciência: - Teorias, - Fundamentos, - Princípios,
- Abordagens, - Pesquisas, - Pressupostos.
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Ciência Organizações: Conceitos Foco Concentrado Missão Visão
Estratégia Alinhamento Abordagens Foco Concentrado Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas
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ADMINISTRAÇÃO - Técnicas, - Processos, Como Tecnologia: - Modelos,
- Aplicações, - Diagnóstico, - Sistemas, - Planos e Controles. Como Tecnologia:
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Tecnologia Recursos: Ferramentas Foco Concentrado Operações Processos
Projetos Modelos Programas Foco Concentrado Produtividade Qualidade Excelência Clientes
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ADMINISTRAÇÃO - Comportamentos, - Atitudes, Como Arte: - Interações,
- Intervenções, - Valores, - Liderança, - Motivação. Como Arte:
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Arte Pessoas e Competências Competências Foco Concentrado Equipes
Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo
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Ciência Tecnologia Arte
Foco Integrado Ciência Tecnologia Arte Organização Recursos Pessoas e Competências Missão Visão Estratégia Alinhamento Valores Operações Processos Projetos Modelos Programas Equipes Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas Produtividade Qualidade Excelência Clientes Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo
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Simplificando as Coisas
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Modelo Simplificado Missão
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Modelo Simplificado Missão Visão
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
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A Cascata de Objetivos Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos
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Objetivos de Aperfeiçoamento
Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Inovadores Criar e desenvolver um produto novo por mês. Desenhar um novo processo de produção. Lançar um novo programa de treinamento para vendedores em um ano. Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de CRM (Customer Relationship Management). Treinar 100 homens/horas por semana. Manter a produção de 120 peças por minuto. Manter o atual nível de fidelização dos clientes. Manter o índice de acidentes em menos de 1% ao mês. Manter o índice de qualidade em 90%. Manter o nível de produtividade em 85%. Aumentar a qualidade dos produtos em 2% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente.
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Equipe
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o
Equipe Trabalho
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados
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Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Administrador como missionário Administrador como visionário Administrador com ação proativa Administrador como condutor de equipes O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados
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Os Múltiplos Focos
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Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Organização
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Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Perspectiva dos
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Perspectiva dos Clientes Organização Como somos vistos pelos nossos clientes?
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Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Perspectiva
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Organização Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes?
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Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira das Pessoas
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira das Pessoas Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Organização Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes? Como atingir a visão, mantendo o potencial de crescer e inovar?
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Buscando Sinergia Perspectiva Objetivo Indicador Financeira
Garantir o retorno Esperado Retorno sobre o Investimento (ROI) Cliente Encantar o Desempenho com o Cliente Crescimento e Aprendizado Desenvolver Competências Investir em treinamento Processos Internos Excelência Operacional Eficiência e Eficácia
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Apresentando Resultados
Indicadores Financeiros: * EVA (Economic Value-Added) * ROI (Return On Investment) * ROCE (Return On Capital Employed) * Rentabilidade do Negócio Indicadores sobre Clientes: * % de Satisfação dos Clientes * % de Retenção de Clientes * % de Aquisição de Clientes * % de Rentabilidade por Cliente Indicadores de Processos Internos: * Ciclo de Tempo do Processo * Desempenho de Custo * % de Atendimento a Requisitos Técnicos * Qualidade e Produtividade Indicadores de Aprendizado e Crescimento: * % de Satisfação da Equipe * % de Absenteísmo e de Turnover * Horas de Treinamento e Aprendizado * % de Produtividade da Equipe
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Balanceando os Resultados
Financeira Clientes Aprendizado e Crescimento Projetos Internos
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Perspectivas Estratégias Objetivos Indicadores Metas Ações Resultados
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Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia
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A QUEM PRESTAR CONTAS?
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Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores
Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Comunidade Mercado Sociedade Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe
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O QUE É UM ADMINISTRADOR?
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Qual é o Papel do Administrador?
Planejador do trabalho. Organizador de atividades. Ativador de ações. Controlador de atividades. Articulador de ações. Líder, comunicador, motivador, coach. Alcançar objetivos. Agregar valor. Oferecer resultados.
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Qual é a Finalidade? Trabalhar em uma Empresa Trabalhar em uma ONG Atuar como Consultor Interno Atuar como Consultor Externo Ser um Empreendedor Ser um Free Lancer Lecionar – ser um professor Pesquisar – ser um pesquisador
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Qual é o Nível? Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Execução
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O QUE REFORÇAR?
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Liderança Comunicação Motivação Gestão de Conflitos Negociação Gestão da Mudança Gestão da Inovação Empreendedorismo Construção de Equipes Ética Responsabilidade Social Cidadania
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INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com
Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.
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