A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I"— Transcrição da apresentação:

1

2 ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação

3 FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA.
BOAS VINDAS FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA. (FALA DE BOAS VINDAS E JÁ APRESENTANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA)

4 OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ter o pleno domínio para:
Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96 Leitura Escrita Cálculo

5 Compreender o ambiente natural e social
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Compreender o ambiente natural e social Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96

6 Compreender o sistema político, as tecnologias, as artes...
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Compreender o sistema político, as tecnologias, as artes... Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96

7 Compreender os valores em que se fundamenta a sociedade
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Compreender os valores em que se fundamenta a sociedade Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96

8 PRINCÍPIOS Elaboração de uma proposta básica de um material didático, contemplando a apresentação de conteúdos significativos que privilegiem o encantamento e o prazer em aprender, colocando um instrumento articulador de práticas pedagógicas que aproxime aquilo que é vivido dentro e fora da escola.

9 Aprendizagem Significativa
PROPOSTA PEDAGÓGICA Aprendizagem Significativa Abordagem dos conteúdos num movimento de revisitação dos saberes prévios e reconstrução e ampliação do conceito objeto de estudo.

10 Rigor Conceitual e Conteúdos Relevantes
PROPOSTA PEDAGÓGICA Rigor Conceitual e Conteúdos Relevantes Textos estruturados em uma linguagem simples, acessível e direta, sem banalizar e simplificar o conteúdo Textos e imagens cuidadosamente elaborados, não emitindo preconceitos e nem juízo de valor.

11 Didática Participativa
PROPOSTA PEDAGÓGICA Didática Participativa Educando e educador como sujeitos que interagem para a construção do ato pedagógico.

12 Metodologia Desafiadora
PROPOSTA PEDAGÓGICA Metodologia Desafiadora Diversas atividades que buscam despertar o desejo de aprender e desafiar o aluno por meio de situações problema, trabalho em grupo e pesquisas bibliográficas e de campo.

13 Refletir, escolher e agir por meio de condutas éticas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA Educação de Valores Refletir, escolher e agir por meio de condutas éticas.

14 ESTRUTURA

15 ESTRUTURA DETALHADA

16 ESTRUTURA DETALHADA

17 Alfabetização: aquisição do sistema convencional de escrita.
Letramento: desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. Matemática: a leitura e a escrita da linguagem matemática entendidas como ato de compreender, interpretar e transformar para reconhecê-las como parte integrante da vida. Os eixos principais, em torno dos quais são propostos conceitos e atividades, são as linguagens oral, escrita e matemática.

18 QUAL É O SEU NOME? Dinâmica: Ler o poema de forma animada e inserir o nome dos participantes.

19 ATIVIDADES ATIVIDADE: identificar letras em comum do próprio nome com o nome dos colegas, contagem e representação da quantidade de letras do nome.

20 ATIVIDADES A PARTIR DAS DIGITAIS, FAZER O SEU AUTO RETRATO.

21 ATIVIDADES fazer rimas com os nomes, a partir dos nomes e das palavras criadas – (palavras-chave), criar novas palavras, montar listas de palavras.

22 Os eixos principais, em torno dos quais são propostos conceitos e atividades, são as linguagens oral, escrita e matemática.

23 Relatar, com desenhos, nossas atividades até o momento;
Contar a história da escrita.

24 As demais áreas curriculares são abordadas no bojo do ensino e da aprendizagem das linguagens num trabalho contextualizado, comunicativo e interdisciplinar.

25 ESTRUTURA DETALHADA

26 ESTRUTURA DETALHADA

27 UNIDADES TEMÁTICAS

28 TEMAS TRANSVERSAIS – 2º AO 5º ANO

29 Personagens no Ensino Fundamental
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO Personagens no Ensino Fundamental

30 FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO Cada unidade é aberta com uma imagem relacionada com o tema a ser estudado.

31 FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. 2º ano - português

32 FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO “E Você, o que acha?” Temas para reflexão.
Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. 2º ano - história

33 FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO 3º ano - história Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

34 FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO 4º ano - Historia Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

35 FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO 5º ano - português Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

36 ÉTICO E A SUA ESCOLA

37 KIT EDUCACIONAL

38 PORTAL | ÁREA DO PROFESSOR
EF2

39 ORIENTAÇÕES CURRICULARES
PARA O ENSINO MÉDIO Contatos


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google