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José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife - 2014.

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1 José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília guima@marilia.unesp.br Recife - 2014

2 Pós-Graduação Stricto sensu Dimensão eminentemente científico-investigativa (a produção do conhecimento) Compromisso com a formação de docentes para o ensino superior (docentes-pesquisadores)

3 A coerência temática A ementa das linhas de pesquisa como polo aglutinador das atividades do PPGCI (o recorte, o “olhar” do programa sobre a área) A necessidade de uma coerência específica de todas as atividade acadêmicas com o conteúdo das ementas das linhas (disciplinas projetos docentes, produção científica docente, pesquisas discentes, produção científica discente)

4 MEMÓRIA DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Descrição: A Produção de conhecimento sobre o uso social da herança cultural. Ênfase no uso de estoques de conhecimento produzidos em instituições de desenvolvimento regional e nacional e seu fluxo para fins sociopolíticos e econômicos. Compreende a produção do conhecimento como fenômeno de construção, preservação, conservação e proteção da memória da cultura científica como bem social, cultural e econômico. Produção essa, resultado do uso sistemático de estoques de memória coletiva. Dessa forma, a linha de pesquisa Memória da Informação Científica e Tecnológica preocupa-se com questões teóricas, conceituais e reflexivas ligada à produção do conhecimento de uso sócio-cultural. TEMAS ABORDADOS NA LINHA 1 Cultura e memória escrita Dimensões teórico-conceituais da organização e representação da informação e do conhecimento Informação e Cultura Informação e memória Mediação Cultural Mediação de Leitura Museologia Políticas Públicas (C&T) Políticas de Cultura Políticas Públicas de Informação Políticas Públicas de Leitura

5 COMUNICAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA MEMÓRIA Descrição: Investigações sobre os processos de comunicação da memória coletiva em distintos segmentos socioculturais. Contempla aspectos metodológicos e técnicos aplicados a produção, gestão, organização, recuperação e uso da informação. Compreende a comunicação e a visualização da memória como fenômeno da socialização do conhecimento científico mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Concentra-se nos aspectos práticos e aplicados, contemplados em metodologias e técnicas ligadas à produção, organização, recuperação e disseminação da informação. TEMAS ABORDADOS NA LINHA 2 Avaliação das atividades de informação Estudos de usuários Estudos métricos da informação:Gestão da Informação Gestão da Informação acadêmicas Gestão do Conhecimento Indicadores de Gestão Indicadores em Ciência, Tecnologia & Inovação Informação Científica, Tecnológica e Técnica: métricas e indicadores de produção Memória Organizacional Métodos, técnicas e instrumentos de recuperação da informação Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação Visualização da Informação

6 A composição do corpo docente Equilíbrio Complementaridade Especialização

7 O projeto de pesquisa docente Carro-chefe para o desenvolvimento das temáticas que compõem o espectro temático da linha de pesquisa. Deve atuar como elemento norteador / aglutinador da pesquisa discente, dando-lhe lastro científico.

8 O projeto de pesquisa docente Deve propiciar uma constante verticalização/aprofundamento da temática que caracteriza a expertise científica do docente. Deve revelar um elemento agregador, que ofereça espaço de reflexão /base teórico-metodológica para os projetos discentes por ele dirigidos

9 O projeto de pesquisa discente Consonância com o espectro temático da linha de pesquisa. Consonância com o projeto de pesquisa do orientador. Compromisso com a construção do conhecimento em CI Compromisso com a verticalização teórico- metodológica que permita a construção de um conhecimento que possa ser aplicável em outros contextos (o perigo das abordagens muito localizadas ou regionais)

10 O projeto de pesquisa discente Deve estar atento ao estado da arte na área, em âmbito mundial (especial atenção à literatura em língua inglesa, que é predominante na área de CI) A clareza na delimitação do problema, do tema, dos objetivos e da metodologia, como elementos de qualidade do projeto.

11 As disciplinas do programa Devem revelar clara consonância e inserção nas linhas de pesquisa. Devem coadunar-se com a especificidade temática de pesquisa dos docentes que as oferecem. Devem propiciar subsídios (teóricos e metodológicos) para o aprofundamento e a atualização científica da temática a que se relacionam (literatura recente, de peso e de âmbito internacional). Devem reverter tanto para o desenvolvimento da dissertação /tese do discente quanto para a sua produção científica.

12 A produção científica discente A produção como uma “prévia” de aspectos da dissertação. O critério na escolha dos veículos de publicação (periódicos de bom nível Qualis ou ISI, veículos de cunho científico e não profissional, publicações na íntegra e não em resumos, preponderância de publicações de cunho nacional e/ou internacional em detrimento de veículos regionais ou locais, tendo cuidado para evitar a endogenia).

13 Produção científica do PPGCI Dever de docentes e discentes no sentido de devolverem, à comunidade científica, os produtos de um recurso público que neles foi investido. Diferença entre produtivismo científico e compromisso ético com a socialização do conhecimento produzido pela universidade

14 A produção científica docente Coerência temática entre publicação, prática docente e pesquisa, evitando-se pulverizações. Privilégio das publicações abalizadas da área, evitando-se dispersão bibliográfica. Importância da produção inter-pares (com pesquisadores de outras instituições): a publicação sênior O perigo da produção docente dependente da produção discente. Importância da presença em diversos veículos (p.ex. revistas) para evitar o famoso “samba de uma nota só”

15 A questão do “arejamento” científico Pós-doutorados (em instituições diversificadas) Doutorados sandwich (em instituições diversificadas) Apresentação de trabalhos em eventos no exterior Docentes/pesquisadores convidados externos A importância do “trânsito” científico (associações, agências de fomento etc.)

16 A identidade científica O Lattes (a consolidação de uma trajetória) As citações (os vínculos teórico-metodológicos)

17 MUITO OBRIGADO!


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