A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CONCLUSÃO Orientações da Coordenação do Núcleo de TC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO Orientações da Coordenação do Núcleo de TC"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO Orientações da Coordenação do Núcleo de TC
Curso de Direito - UNIME – 2008/2

2 O que é o TCC, no Direito? É uma pesquisa científica realizada na área jurídica, em nível de Graduação e de acordo com as regras da IES, no 10º semestre. Componente curricular obrigatório, desenvolvido individualmente. (art. 10 da Resolução 9/2004 MEC) O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em pesquisa individual, de autoria própria, orientada por professor cadastrado no Núcleo de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito, sobre tema de sua livre escolha, na área das Ciências Jurídicas, relatada sob a forma de uma monografia. (art. 2º do Regulamento do TC Unime)

3 E os alunos do 9º semestre? (Fiquem atentos!)
Devem desenvolver o Projeto de Pesquisa e entregá-lo em duas vias no mesmo prazo e local da entrega da versão preliminar da monografia, ou seja: 03/11/2008. Podem desenvolver a monografia desde já? SIM. Desde que acompanhados pelo orientador(a) e fazendo a entrega do Projeto de Pesquisa aprovado pelo orientador anteriormente até outubro, preferencialmente. O Projeto de Pesquisa deve seguir as normas da ABNT (consultar Prof. Uilton na biblioteca) e ser acompanhado pelo orientador(a).

4 Estrutura do Projeto de Pesquisa

5 PESQUISA NO DIREITO PESQUISA TÉCNICA Parcial; Interessada;
Busca resolver problemas prático-profissionais dos operadores jurídicos.

6 PESQUISA NO DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA Busca a imparcialidade;
Desinteresse com resultados; Aponta soluções para problemas jurídicos.

7 DICAS IMPORTANTES Verifique o seu cronograma de atividades, fazendo contatos e reuniões constantes com seu(sua) professor(a) orientador(a); Você precisa ter no mínimo 5 encontros com seu orientador(a). Ele deverá registrá-los na ficha de acompanhamento de encontros e entregá-lo no final do semestre juntamente com seu parecer. Cada professor(a) deve estabelecer horários para atendimento. (Ver tabela de disponibilidades no site do Núcleo)

8 DICAS IMPORTANTES O(a) professor(a) não pode receber o trabalho pronto, ele/ela deve acompanhar o processo de sua elaboração. O orientador deverá atentar para casos de plágio e registrar os problemas com o Coordenador do Núcleo de TC para providências cabíveis, conforme o Regulamento.

9 DATAS IMPORTANTES Até o dia 22/09/2008 aqueles que ainda não entregaram a ficha de escolha do professor orientador ou modificaram o orientador, deverão entregá-la, na Coordenação do Curso ou enviá-la por para

10 Este prazos são improrrogáveis.
FIQUE ATENTO AO PRAZO ... Data final para a entrega da versão preliminar do Trabalho de Conclusão 03/11/2008 Data final para a entrega da versão final do Trabalho de Conclusão 17/11/2008 Este prazos são improrrogáveis.

11 Não esqueça ... Você entregará a versão preliminar do Trabalho de Conclusão em 1 via impressa e a versão final 4 vias impressas encadernadas, esta última junto com o Termo de Responsabilidade Autoral. Local da entrega: junto à Coordenação do Curso ou ao Núcleo de TC (junto ao NPJ) nos horários aprazados no calendário do TC.

12 De 08/12/2008 a 18/12/2008 (APTOS) 18/12/2008 e 20/12/2008 (INAPTOS)
As bancas de argüição dos trabalhos serão realizadas preferencialmente nas seguintes datas: De 08/12/2008 a 18/12/2008 (APTOS) 18/12/2008 e 20/12/2008 (INAPTOS)

13 Fique atento ... Para a versão definitiva (pós banca):
30 dias após a defesa, entregar 1 versão impressa e com capa dura (preta) com as devidas observações feitas pela banca examinadora + 1 versão em CD-ROM, em formato ponto doc ou pdf(Adobe), não protegido.

14 Normas da ABNT Consultar:
Prof. Uilton, na biblioteca, nos horários disponibilizados no site e na própria biblioteca.

15 Objetivos das normas a divulgação e registro dos dados técnicos obtidos e analisados; fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos; facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados no país.

16 Elementos pré-textuais
Capa Folha de Rosto Errata Folha de Aprovação Dedicatória Agradecimentos Resumo em Português Sumário

17 Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão

18 INTRODUÇÃO Parte inicial do trabalho deve fornecer uma visão global da pesquisa realizada, apresentando o tema, delimitação do assunto abordado, justificativa, deve incluir a apresentação do problema específico da pesquisa, seus objetivos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

19 CONCLUSÃO A conclusão apresenta de forma sintética, os resultados do trabalho, salientando a extensão e os resultados de sua contribuição, bem como seus méritos. Deve basear-se em dados comprovados, e estarem fundamentadas nos resultados e na discussão do texto, contendo deduções lógicas correspondentes aos objetivos do trabalho.

20 Elementos pós-textuais
Referências Glossário Apêndices Anexos Índices

21 Apresentação gráfica A NBR 14724:2005 estabelece algumas regras para apresentação gráfica. De acordo o texto da ABNT ”[...] o projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho[...]”, ou seja, o que não consta no texto da norma, o autor pode definir a melhor forma usando bom senso.

22 Nota de rodapé Destina-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não deve ser incluída no texto limitando-se ao mínimo necessário. As notas podem ser explicativas ou de referências.

23 Citações Quanto à forma: Direta (Textual)
Indireta (Livre ou paráfrase) 1. Citação Direta (dentro do texto até 3 linhas). Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos encontrados, já que ficou estabelecido que “a valorização da palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário”(GUIMARÃES, 1985, p.32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado.

24 Citações 2. Citação Direta (dentro do texto até 3 linhas).
Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos estabelecidos por Guimarães (1985,p.32) , já que ficou estabelecido que “a valorização da palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário” e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado. 3. Citação Direta (dentro do texto até 3 linhas). Para ficar definido e evitar prejuízos no nosso consideramos que “a valorização da palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário”(GUIMARÃES, 1985, p. 32).

25 Citação indireta Quando se expressa o pensamento, a idéia de outro autor com nossas palavras. Ex. Depois de analisar a situação, Nóvoa (1993) chegou a afirmar que o ……… Ou Depois de analisar a situação, chegou–se a afirmar que o ……. (NÓVOA, 1993). Ou em Nota de rodapé Depois de analisar a situação, chegou–se a afirmar que o …….(1) 1. NÓVOA, Antonio. A formação do educador. Lisboa: Porto Editora, 1993.

26 RESUMO O resumo deve apresentar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto por frases concisas, afirmativas. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve-se usar terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão ‘Palavras-chave’; O resumo deve conter de 150 a 500 palavras.

27 POR FIM ... Bom trabalho e busque aproveitar ao máximo esta fase da sua vida acadêmica. Em caso de dúvidas ou qualquer dificuldade, procure a Coordenação do Núcleo de TC do Curso, através do direcionado para Profª Angelita Woltmann, coordenadora do TC Freqüente sempre o site do Núcleo:


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO Orientações da Coordenação do Núcleo de TC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google