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PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Professor: EDUARDO DINIZ

2 ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO

3 Conceitos Iniciais Considerações sobre Ética Retidão e Sociedade Ética nas Organizações Ética na tomada de decisão e nas negociações Como fica a ética no processo decisório? Ética e cultura nacional Algumas Considerações

4 Ética “é a ciência ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações”. (MAXIMIANO, 2006) “É o estudo do modo pelo qual nossas decisões afetam as outras pessoas.” (STONER ET AL, 1994) “Um sistema de regras que governam a ordenação de valores” (BATEMAN E SNELL,1998) “Todo pensar ético gira em torno de duas questões fundamentais: o que é bem e o que é mal” (ANDRADE ET AL, 2007, p. 10).

5 CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA
Ética nos estudos e na prática; Obsolescência planejada, propagandas enganosas, falta de responsabilidade com o próximo, desonestidade nas comunicações, concorrência desleal e insiders traders;

6 Sócrates: paradoxo da ética
O erro como experiência: Bill Gates Aristóteles Alma sensitiva (controle da razão) Maquiavel: meios e fins

7 Moral: caráter particular; Ética: caráter universal;
Considerações para analisar a ética: Consciência, meios, interesses e fé; Integridade:interesses conflitantes – valores que motivam suas condutas (sem aparência); Retidão: constância e estabilidade nos padrões (valores).

8 A RETIDÃO COMO BASE DA CREDIBILIDADE DAS PESSOAS
RETIDÃO E SOCIEDADE A RETIDÃO COMO BASE DA CREDIBILIDADE DAS PESSOAS A RELAÇÃO ENTRE O DESVIO DE COMPORTAMENTO E OS TIPOS DE CLIMA ORGANIZACIONAL A ÉTICA EM TODOS OS CAMPOS DO SABER ÉTICA NA RESPONSABILIDADE SOCIAL

9 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O QUE É UMA EMPRESA ÉTICA? IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS EMPRESAS CÓDIGOS DE ÉTICA EXEMPLO: Princípios Éticos do Sistema Petrobras “O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade, a justiça, a eqüidade, a lealdade institucional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade, a coerência entre o discurso e a prática, são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras”.

10 ASPECTOS IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO ÉTICO E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL:
- Mecanismos formais para monitorar a ética - Códigos de conduta - Ampla comunicação sobre ética e responsabilidade social - Liderança pelo exemplo - Encorajar o confronto por desvios éticos - Programas de treinamento em ética e responsabilidade social

11 ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO E NAS NEGOCIAÇÕES
PESSOAS X AMBIENTE ÉTICA E LEGALIDADE ÉTICO E LEGAL ANTIÉTICO E LEGAL ÉTICO E ILEGAL ANTIÉTICO E ILEGAL (EVASÃO/ELISÃO) RELAÇÃO GANHAR-PERDER USO DA INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA

12 PRESSÕES QUE LEVAM A COMPORTAMENTOS ANTIÉTICOS
LUCRO CONCORRÊNCIA JUSTIÇA PERFIL DO TOMADOR DE DECISÃO ANTIÉTICO CONSEQUÊNCIAS EXEMPLO

13 COMO FICA A ÉTICA NO PROCESSO DECISÓRIO
Utilitarista As decisões são tomadas apenas em função de seus resultados e conseqüências. A meta é proporcionar o melhor para o maior número.

14 Direitos Leva os indivíduos a tomar decisões coerentes com os direitos e liberdade dos cidadãos, de acordo com o que prescrevem documentos como a Constituição do país. Tomar decisões que respeitem esses direitos fundamentais. Justiça Exigem que as pessoas estabeleçam e apóiem regras justas e imparciais de maneira que exista uma distribuição eqüitativa de custos e benefícios.

15 ÉTICA E CULTURA NACIONAL
Padrões éticos globais? Algumas ações comportamentais não possuem um caráter geral(global). Reflita sobre as normas e culturas locais.

16 CONSIDERAÇÕES Algumas diretrizes para ajudar no processo de tomada de decisão ética. Definir a questão ética claramente Identificar os valores relevantes na situação. Pesar os valores conflitantes e escolher uma opção que os equilibre Implementar a decisão

17 Exercicios

18 Exercícios para ampliar o conhecimento:
1)Protágoras afirmava que “Tudo é relativo”. Disserte sobre esta afirmação. Para Protágoras “o homem é a medida de todas as coisas”, assim ele afirma que o que é verdadeiro para uma pessoa pode ser falso para outra. Esse relativismo também se aplicava aos valores morais, tais como o certo e o errado. Para Protágoras algo é ético e certo apenas porque uma pessoa (ou sociedade) o julga assim. 2)O que é o caráter? O caráter muda com o passar dos anos? é o modo de ser de um indivíduo, através da soma de seus hábitos, virtudes, sua índole ou sua firmeza de vontade, seus vícios, suas características próprias, seu temperamento. O caráter não sofre as influencias do meio, uma vez que ele é inerente ao individuo e se forma dentro do ventre materno. Seu humor, temperamento e a forma como irá conduzir as situações é que podem sofrer alterações em função da adaptação familiar, pedagógica e social do indivíduo.

19 3)As escolhas morais podem caracterizar-se como oriundas de fatores subjetivos ou objetivos. Diferencie os dois conceitos. Os Fatores objetivos estão relacionados às normas e costumes estabelecidos previamente. Já os fatores subjetivos estão relacionados às preferencias pessoais, não se espera que o outro tenha o mesmo ideal. 4)Cite três tipos de legislações passada como leis ou obrigações: Lei antitruste; Código de Defesa do Consumidor; Legislacão ambiental brasileira; 5)Cite duas decisões que dizem respeito ao bem comum: ar, água, terra e outros recursos limitados 6)Por que a ética é necessária? A ética tem é principal regulador do desenvolvimento histórico e cultural da humanidade.Sem uma referencia a princípios umanitários fundamentais comuns a todos os povos (como justiça, igualdade de direitos, dignidade, cidadania, solidariedade ) a humanidade já teria se auto-destruido.

20 7) Suponhamos que um enfermo grave, confiando na minha amizade, me pergunta pelo seu verdadeiro estado, já que lhe parece que o médico e os familiares lhe ocultam a verdade. O que devo fazer neste caso? Enganá-lo ou dizer-lhe a verdade? Como você responderia? Responda diferenciando as duas teorias da obrigação moral teleológica e deontológica. A teoria teleológica acredita que “os fins justificam os meios”, é preciso pensar nas consequencias dos atos, assim, uma mentira por exemplo (que o doente esta bem), para esta teoria pode não ser ruim se a justificativa for um bem maior no final do processo. Já para a deontológica, nada justificaria esta mentira, pois é nossa obrigação moral dizer a verdade independente do resultado ruim que isto possa trazer (o doente piorar). 8)O que é o código de ética? É o acordo explicito que as profissões regulamentadas possuem, onde descrevem o modelo de conduta para seus membros.

21 9) O que vem a ser o conceito de moralidade comum?
É o conjunto de regras sob as quais a maioria de nós conduz sua vida na maior parte do tempo, pois assume que é melhor fazer o “bem” do que o “mal”. 10) Assinale a alternativa falsa. a) A ética e ́influenciada por questões culturais, pois o que ontem era considerado errado hoje pode ser certo. b) Moral e ́ ação, e ética e ́reflexão. c) É no âmbito da ética que se define o certo e o errado. d) Existem diferentes morais, pois existem diferentes sociedades.

22 11. Assinale a alternativa verdadeira.
a) Moral e ́um conjunto de normas individuais. b) Moral refere-se a normas de comportamentos universais. c) O conceito de moral equivale ao conceito de ética. d) A moral sofre a influencia dos fatores culturais, tais como:costumes,hábitos alimentares, religião, crenças, entre outros. 12. Assinale a alternativa verdadeira. a) Ética e ́a reflexão das questões relacionadas ao direito tributário. b) Ética dita normas de comportamentos como propósito de ser universais. c) Ética e ́ação e moral, reflexão. d) Ética refere-se a princípios que tem como propósito a universalidade.

23 14. A parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos e o esforço investigativo a respeito dos princípios, das razões, dos fundamentos de toda e qualquer moral chama-se: a) Imoral e moral, pois na origem da palavra significam usos e costumes, comportamentos, ações e reflexão. b) Ética,pois e ́neste campo do conhecimento que ocorre a reflexão sobre os comportamentos e se realiza o juízo de valor. c) Moral,pois as ações humanas que formam a moralidade da sociedade são decorrentes de interesses exclusivamente coletivos. d) Moral,pois todo processo de investigação que nasce do espírito crítico desenvolvido pela filosofia é transformado em normas de comportamento que são interiorizados pela sociedade. e) Ética,que está diretamente relacionada a crenças, ações humanas e caráter crítico e adaptativo

24 14. A parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos e o esforço investigativo a respeito dos princípios, das razões, dos fundamentos de toda e qualquer moral chama-se: a) Imoral e moral, pois na origem da palavra significam usos e costumes, comportamentos, ações e reflexão. b) Ética,pois e ́neste campo do conhecimento que ocorre a reflexão sobre os comportamentos e se realiza o juízo de valor. c) Moral,pois as ações humanas que formam a moralidade da sociedade são decorrentes de interesses exclusivamente coletivos. d) Moral,pois todo processo de investigação que nasce do espírito crítico desenvolvido pela filosofia é transformado em normas de comportamento que são interiorizados pela sociedade. e) Ética,que está diretamente relacionada a crenças,ações humanas e caráter crítico e adaptativo; e às normas e comportamentos que se estabelecem em decorrência das mudanças sociais, políticas e culturais

25 15. Toda produção humana consiste em criar condições para que o homem seja feliz. Todas as religiões, as filosofias de todos os tempos, as conquistas tecnológicas, as teorias científicas e toda a arte são criações humanas que procuram apresentar condições para a conquista da felicidade. (Aristóteles, Ética a Nicômico). Neste sentido, podemos afirmar que: a) Os valores não são determinados pelas questões do cotidiano, tais como: as religiões, as conquistas tecnológicas e a ciência. b) A moral e a ética são temporais e desenvolvem valores que permeiam as relações coletivas. c) A ética está relacionada a normas de comportamentos que são estabelecidas para a vida em sociedade. d) Os valores são influenciados pelo tempo, em decorrência das mudanças que ocorrem na sociedade. e) A moral analisa as razões dos comportamentos e realiza juízo de valor, no sentido de estabelecer o certo e o errado.

26 16. Assinale a afirmativa verdadeira
a) Os valores individuais sempre são considerados morais. b) Todas as normas de comportamentos estabelecidas por diferentes grupos sociais devem ser entendidas como a própria moral da sociedade. c) Cada pessoa atribui a fatos ou coisas pesos diferentes, portanto existe a necessidade do estabelecimento de normas de comportamento. d) Não existem diferenças entre valores individuais e valores coletivos,pois valores são sempre valores.

27 GABARITO 10.a 11.d 12.d 13.c 14.b 15.d 16.c

28 Conteúdo Programático da aula:
Iremos estudar as três fases da Ética Empresarial. A ética é parte intrínseca da conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral.

29 Conteúdo Programático da aula:
O homem, no seu cotidiano, vive diante de problemas: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em posso mentir? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida?

30 Conteúdo Programático da aula:
Será que posso mentir para conquistar meu cliente? Atualmente, o tema do comportamento ético-moral tem invadido todas as áreas das empresas e é assunto presente na mídia.

31 ÉTICA EMPRESARIAL É FEITA POR FASES
Fase 1 – A Era Industrial Fase 2 – A Era Pós-Industrial Fase 3 – A Era da Informação Podemos defini-la como um conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a ser observado pelas organizações. No mundo corporativo, as questões éticas são extremamente complexas.

32 Segundo Nash, “A atividade de ganhar dinheiro sempre teve uma aliança meio desconfortável com o senso particular de moralidade das pessoas.” (1990: 3). A questão ÉTICA vem se destacando com o passar do tempo em todos os segmentos e no mundo empresarial não poderia ser diferente.

33 ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL
O Valor – o que considero que tenha valor? O Bem e o Mal A dedicação ao trabalho. O exemplo (prática) que damos aos nossos colegas O respeito para com o próximo. Ter princípios ou algo que acreditamos. Esses princípios devem nortear as nossas ações. Tudo isso faz parte da Ética Empresarial

34 FASE 1 – A ERA INDUSTRIAL Questionamentos sobre a existência desses componentes do tipo: Cultura Organizacional Avaliações de qualidade – inspeção Recursos Humanos Clima Organizacional (ético) Responsabilidade Corporativa – Manter a solidez dos negócios Comunicação e Balanço Social – Preocupação com as pessoas, a organização e o Planeta

35 FASE 1 – A ERA INDUSTRIAL Obra: Riquezas das Nações – Além do lucro das organizações existem outros valores e sentimentos que envolvem a atividade econômica A crença de que o empresário chamado a fazer riqueza e a fomentar o bem-estar social, agradava a Deus.

36 Ambos marcaram a história da Ética Empresarial
Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial, quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização, dentro do seu bojo, abarcasse condições legais e morais. Ambos marcaram a história da Ética Empresarial

37 FASE 2 – A ERA PÓS - INDUSTRIAL
A necessidade de se criar Capital Social ou a necessidade das redes de confiança. A concepção de empresa sofreu transformações do tipo: Dimensão cultural – não apenas produzir por produzir, mas sim como uma organização onde uma ação influencia a outra; Todos saem ganhando – os acionistas e todos os envolvidos – stakeholders; A ética se faz necessária nas relações pessoais e organizacionais;

38 Postura mais exigente por parte das organizações e do mercado;
A importância de estabelecer valores, princípios dentro de um mercado globalizado e competitivo; A busca pela excelência; Valores compartilhados – o que é importante para mim devo proporcionar para os outros.

39 FASE 3 – A ERA INFORMAÇÃO Esta Ética Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informação. Algumas características: Lideranças muito suscetíveis à questão financeira, trocando de empresa em curto espaço de tempo. Os habitantes do ciberespaço têm sua moral individual, porém nada garante que será compartilhada.

40 Dificuldade da construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades culturais.
Trabalhador pouco qualificado, precariedade do trabalho e as justas exigências de um salário digno.

41 FASE 3 – A ERA INFORMAÇÃO Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial: integridade e transparência, para que haja viabilidade empresarial. Na era da informação, uma coisa é patente: escândalos empresariais têm largos espaços nos veículos de comunicação, o que nos leva a reformular leis e, sobretudo, hábitos. A integridade e a transparência devem ser incorporadas ao caráter - das pessoas, do cidadão e da empresa. Somente assim haverá mudança de fato.

42 RESUMINDO: Nesta aula você : Conheceu as fases da Ética Empresarial Identificou as 3 fases da Ética Empresarial e as suas particularidades; Avaliou e verificou a importância da Ética Empresarial

43 REFERÊNCIAS ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; ALYRIO, Rovigati Danilo; MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva. Princípios de Negociação – Ferramentas e Gestão. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007. BATEMAN, Thomas S.;SNELL, Scott. Administração Management: Construindo vantagem competitiva. 1 ed. Tradução de Celso A. Rimoli. São Paulo: Atlas, 1998. MATTAR, João. Filosofia e Ética na Administração. São Paulo: Saraiva, 2004. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração – Edição compacta. São Paulo: Atlas, 2006. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga – Volume 1. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2004. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. Tradução de Reynaldo Cavalheiro Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005. STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5. ed. Tradução de Alves Calado. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1999.


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