A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção de Cisternas de Placa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção de Cisternas de Placa"— Transcrição da apresentação:

1 Construção de Cisternas de Placa
Dennyele Alves Gama

2 O que é cisterna de Placas?
É um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semi-enterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas de chuvas aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas através das calhas. A cisterna de placas permite o armazenamento de águas para consumo humano em reservatório, ela pode garantir água potável para a família beber e cozinhas durante 8 meses.

3 Como surgiu a idéia? A cisterna de placas foi criada por Nel, um pedreiro de Simão Dias, Sergipe, há mais de 35 anos. Ele começou, com seu irmão, a construir cisternas de placas em sua região. Em seguida, outros pedreiros viram a idéia e começaram a construir em todo o estado do Sergipe e na Bahia. A partir daí a proposta foi se espalhando por todo Nordeste.

4 Como construir? É construída por um sistema de placas pré-moldadas, fabricadas no local da obra. A construção da cisterna é feita em 6 etapas distintas: Diagnóstico e planejamento da obra; Marcação e escavação do buraco; Fabricação das placas e dos caibros; Levantamento das paredes; Montagem da cobertura; Colocação do sistema de captação e manejo de água.

5 1ª Etapa: Diagnóstico e planejamento da Obra
Diagnóstico participativo; Mutirão e processo educativo; Orientações preliminares; Dicas importantes: Escolha do lugar; Pessoas capacitadas; Água para construção; Cimento; Areia; Material necessário; Medidas utilizadas na construção.

6

7

8 2ª etapa: Marcação, escavação e Fabricação de fôrmas
Marcação para uma cisterna de 16 mil litros:

9

10 3ª etapa: Fabricação das placas e caibros
Confecção das placas da parede e teto; Fabricação dos caibros.

11

12 4ª etapa: Levantamento das paredes
Fabricação da laje do fundo; Assentamento das placas: As placas devem ser montadas e rejuntadas com argamassa e, na medida em que forem assentadas, deverão ser escoradas com estacas com varas de madeira. Armação da parede; Reboco da parede (interno e externo); Reboco do fundo da cisterna; Aplicação do impermeabilizante.

13

14

15

16 5ª etapa: Montagem da cobertura
Colocação do pilar central; Posicionamento dos caibros; Colocação das placas do teto; Reboco externo do teto. Acabamento externo da cisterna

17

18

19

20 6ª etapa: Colocação do sistema de captação e manejo de água


Carregar ppt "Construção de Cisternas de Placa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google