A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aproveitamento de Água de Chuva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aproveitamento de Água de Chuva"— Transcrição da apresentação:

1 Aproveitamento de Água de Chuva
Renato de Melo Filho Campina Grande 21/10/2008 Aproveitamento de Água de Chuva capa

2 O Semi-Árido Brasileiro
Caracterização: Área de km² Clima seco Chuva má distribuída física e temporalmente Renatinho.777 says: Área de ,4 km²  O Semi-Arido brasileiro possui uma área de quase 1 milhão de km², compreendida, na sua maior parte no território do Nordeste brasileiro ( km²) e no norte de Minas Gerais. Clima seco  O Semi-Árido se caracteriza por ter um clima seco, onde chove, em média, 750 mm/ano e tem altas temperaturas, e.g. taperoá 40° C Chuva...  Como se vê no slide, a chuva no semi-árido é má distribuida fisicamente, ou seja, esse “fisicamente” tem a ver com lugar, pode chover aquí e, no lugar vizinho não chover. E a palavra “temporalmente” se refere ao fato de o período de chuva no semi-árido ocorrer dentro de quatro meses e os outros oito configurar-se como seca. (janeiro à maio)

3 Semi-Árido Possui um dos maiores índices de evaporação do Brasil.
Dificuldade das famílias nos períodos de estiagem. De cada quatro crianças mortas na região, uma é por diarréia provocada pelo consumo de água contaminada. A água para necessidades básicas equivale, em média, a 8,9 litros por pessoa por dia 16 mil litros por família durante o ano. Renatinho.777 says: Possui  a evaporação, no semi-árido, é de 2000 mm/ano a 3000 mm/ano, o que é bem considerável. Por causa disso, os reservatórios pouco profundos se tornam ineficientes, além do mais, a sua água é, quase sempre, suja e contaminada. Dificuldade  No período de estiagem (os oito meses sem chuva) as mulheres e crianças fazem uma longa caminhada para conseguir água, levando até 1 hora do seu dia para tal, e em condições muito precárias, utilizando o esforço físico. De cada  A água que eles trazem de outros lugares é, por muitas vezes, sem nenhum tratamento, o que causa vários problemas patológicos, como amebíase, diarréia, tifo, cólera, e outros. Para se ter uma idéia, de cada quatro crianças morteas na região, uma é por diarréia, provocada pelo consumo da água contaminada. A água  À caráter de informação, 16 mil litros de água é o que a pessoa precisa para suprir suas necessidades básicas. A água de chuva que pode ser capturada no telhado das residências chega a 24 mil litros por ano. Link para outro slide  para você ver que uma solução para este quadro seria a captação de água de chuva, que se configura como solução para os moradores da região.

4 Sistemas de Captação e Armazenamento de Água de Chuva
Barreiros Açudes Renatinho.777 says: Abc  como vimos, a captação e armazenamento de água de chuva se torna uma das únicas saídas possíveis e alcançáveis. Para este fim, temos vários mecanismos. No slide vemos o açude, os barreiros, as barragens e a cisterna. Perceba que nos três casos, fora a cisterna, a água armazenada fica à esposição da radiação solar, o que faz o nosso problema de grande evaporação agir sobre eles, absorvendo, assim, grande parte do seu conteúdo. Este problema não ocorre no caso das cisternas, pois, como se vê, ela é coberta, desconsiderando, assim, o problema da evaporação. Barragens Cisternas

5 Elementos de uma cisterna
Cisternas Construção tecnicamente simples; Duráveis; Baixo custo; Podem ser construídas em todos os tipos de solo. Elementos de uma cisterna Cisterna Dutos Telhado Calhas Renatinho.777 says: Abc  Continuando, a cisterna tem muito mais vantagans sobre as outras, como construção tecnicamente símples, elas também são bem duráveis, temos casos de cisternas com 40 anos, e até mais. Para se construir uma cisterna, é necessário uma quantidade relativamente baixa, estima-se 333 reais. Elas também podem ser construídas sob qualquer tipo de solo, fechando, assim, a explanação de acessibilidade. Elementos de uma cisterna  o telhado é a parte que capta a chuva. Pelo formato do telhado (levemente inclinado), e efeito da gravidade a água é dirigida às calhas, que ordenam a água para entrar nos dutos e ficar finalmente armazenada na cisterna para os devidos fins.  Vídeo do profº carlos 

6 P1MC – Programa 1 Milhão de Cisternas
O que é o P1MC? Metas Mobilização e capacitação das comunidades Renatinho.777 says: O QUE É P1MC?  p1mc é um programa do governo federal, coordenado pela Articulação do Semi-Árido (ASA), uma coalizão de mais de 750 entidades e organizações da sociedade civil de 11 estados, que promove a construção de cisternas para o beneficiamento dos moradores do semi-árido. METAS  construir um milhão de cisternas em um prazo de cinco anos, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas. MOBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS COMUNIDADES  A construção das cisternas é precedida e acompanhada de um processo de mobilização e capacitação das comunidades sobre as formas de convivência com o Semi-Árido, a necessidade de gerenciamento dos recursos hídricos, a construção de cisternas, a administração dos recursos públicos e dos recebidos do P1MC.

7 Resultados Maior acesso à água de boa qualidade
Melhorias na qualidade de vida das famílias Melhorias na saúde da população e redução da mortalidade infantil Maior independência social das famílias A questão do meio ambiente Renatinho.777 says:  Acesso à água para um número crescente de famílias rurais do Semi-Árido. Até maio de 2003, haviam sido atendidas.  Melhora sensível na qualidade de vida de toda a família e, em especial, de mulheres e crianças, pois elas não teriam de submeter-se às condições observadas para conseguir água, tendo em vista que a água está mais próxima da população. Em Teixeira, na Paraíba, por exemplo, a mortalidade infantil, entre 1998 e 2003, caiu 73%, de 82,64 mortes por mil nascidos vivos para 22,3 mil. Essa queda foi registrada justamente no período em que foram construídas 348 cisternas na zona rural do município. A causa principal da morte dos recém-nascidos era diarréia.  Houve uma redução das doenças causadas pela ingestão de água contaminada, pois, agora, as próprias famílias, por meio de trabalho de conscientização, tratariam da água e ela estava mais limpa.  Contribuição para diminuir a dependência das famílias em relação aos grandes proprietários de terra e aos políticos locais, que usam o acesso à água como meio de promoção política. * Não agride o meio ambiente, não produz resíduos, preserva os lençóis freáticos e reduz o escoamento superficial, contribuindo para evitar a erosão.

8 Projetos de Pesquisa ONG’s com relação a captação de águas de chuva no semi-árido brasileiro: ABCMAC ASA IRPAA Renatinho.777 says: Abc  As sisternas, como foi visto, se configuram como uma eficiente forma de captação de água, mas ainda precisa de algumas melhorias. Para isso pessoas trabalham em projetos de pesquisa. Várias iniciativas surgiram para isso, como as ongs ABCMAC ( Associação brasileira de captação e manejo de água de chuva), a ASA (articulação do semi-árido) e a irpaa (instituto regional da pequena agropecuária apropriada), entre outras.

9 Projeto Cisternas Educação Ambiental Qualidade de Água
Risco de Desabastecimento Novas Tecnologias e Melhorias dos SCAC Renatinho.777 says: Abc  Um dos projetos de pesquisa é o Cisternas, do qual eu faço parte, e promove a educação ambiental (como se pode observar na foto) para conscientização para manejo correto da água, e outros. Temos uma equipe especializada em observar a qualidade de água (foto) que analisa amostras e identifica focos de bactérias e outros seres patogênicos para dar alguma solução para isso. Além desses, temos o que eu participo, que é a de risco de desabastecimento, que, por meio de cálculos e softwares, estimam uma probabilidade de escassez de chuva para prevenção da comunidade. Link  O projeto cisternas já desenvolveu vários mecanismos que de ajuda.

10 Novas Tecnologias e Melhorias dos Sistemas de Captação de Água de Chuva
Para melhorar a qualidade da água armazenada nas cisternas, temos as barreiras sanitárias, como Calhas móveis Tanque de desvio das primeiras chuvas Bomba com maior vazão Abc  Um dos tipos de mecanismos de ajuda desenvolvidos são as barreiras sanitárias, que melhoram a qualidade da água armazenada nos scacs. Como exemplos, temos as calhas móveis, que são retiradas pelos moradores na época de estiagem, temos o tanque de desvio, que é incorporado na cisterna como uma parte do sistema. Ela serve para desviar as primeiras águas que “lavam” o telhado, desviando, assim, possíveis impurezas do telhado e da atmosfera. Por último temos uma bomba, que já existia, mas aperfeiçoamos, dando a ela uma maior vazão de água. Telhados e calhas Tanque de desvio Bomba

11 Obrigado pela atenção! conclusão  Com isso, concluímos que a captação de água de chuva mostra-se uma alternativa bastante eficiente por meio das cisternas, que vem evoluindo e promete, com a execução do resto do P1MC, beneficiar outros milhões de famílias do semi árido brasileiro. Obrigado.


Carregar ppt "Aproveitamento de Água de Chuva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google