A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

2 Coordenadora do Centro Municipal de Tecnologia Educacional
Profª Ms Maria da Graça Gonçalves Vinholi MINISTRANTES: Profª Esp. Ana Maria Ribas de Jesus Profª Esp. Leila Aparecida Cabrera CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – CEMTE

3 VAMOS REFLETIR SOBRE OS CONCEITOS:
Projetos Pedagogia de projetos Comente suas experiências

4 ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Problematização Busca de informações em fontes variadas Observação Experimentação Estudo do meio

5 O que são projetos? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas; Uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos (aprendizes), ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.

6 Um olhar para a prática científica
FASES Formulação do problema (necessidades postas pelo PR para atender o aluno – momento de indagação). O que fazer? Metodologias? (Estímulo à prática científica e ao uso das tecnologias disponíveis na escola). Planejamento - (Re) criar numa perspectiva da prática científica. Resultados alcançados (amostra do antes e do depois – análise da realidade).

7 É fundamental repensar as potencialidades de aprendizagem dos alunos para a investigação de problemáticas que possam ser significativas para eles e repensar também o papel do professor nesta perspectiva pedagógica, inclusive integrando as diferentes mídias e outros recursos existentes no contexto da escola.

8 “Se fizermos do projeto uma camisa de força para todas as atividades escolares, estaremos engessando a prática pedagógica.” (Almeida, 2001)

9 Segundo Valente (2002): “...à medida que o aluno desenvolve seu projeto, o professor pode discutir, por exemplo, uma estratégia sobre como fazer coisas, em outro momento, sobre um conceito disciplinar ou sobre como aplicá-lo em uma determinada situação, ou então sobre como aprender (onde e como buscar informação)...”

10 ESCOLA: ESPAÇO INTEGRADOR DAS MÍDIAS
Quais as possibilidades de integrar as tecnologias e mídias na prática pedagógica?

11 Tecnologias disponíveis na sua escola (computador, TV, Vídeo, projetor de slide, retro-projetor, máquina digital, filmadora, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos, mapas, globo, twist light,..) Necessidade de atualização permanente dos profissionais da educação na área e aplicação de diferentes tipos de ferramentas atuais da informática (aprendizagem colaborativa/grupos, fóruns, chats, multimídia, hipertexto, blogs, software...) e outras tecnologias (TV comercial-(programas, publicidade, clips), TV Escola, rádio, cinema, DVD, aparelho de som (diferentes linguagens-tipologias textuais)

12 Os Projetos de Trabalho trazem nova concepção de sequenciação fundada na dinâmica, no processo de "ir e vir", onde os conteúdos vão sendo vistos de forma mais abrangente e aprofundada, dependendo do conhecimento prévio e da experiência cultural dos alunos. Assim, um mesmo projeto pode ser desencadeado em turmas de ciclos diferentes, recebendo tratamento diferenciado, a partir do perfil dos grupos.

13 Educação pela Pesquisa/ Aprendizagem Colaborativa
Grupo Grupo Sala de Informática Biblioteca SE/OE AB PCTE PR Grupo Outras tecnologias

14 Aprendizagem colaborativa

15 Aprendizagem colaborativa
A aprendizagem colaborativa pode definir-se como uma forma de ensinar e aprender que prima pelo trabalho em grupo, onde cada membro do grupo é responsável, quer pela sua aprendizagem quer pela aprendizagem dos restantes elementos, destaca a participação ativa e a interação, tanto dos alunos quanto dos professores. Aprendizagem colaborativa

16 INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS
VÍDEO MÚSICA WEB TV ESCOLA CONTEÚDOS BIBLIOTECA LIVRO TELEVISÃO IMAGEM CLIP

17 ESCOLA: ESPAÇO INTEGRADOR DAS MÍDIAS

18 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
A escrita *Sugestão de atividades *culminância *Avaliação Metodologia Recursos Objetivos Geral: Específicos Justificativa *Questão de investigação para realizar Pesquisa *Público alvo *Disciplinas Introdução Contextualizar a escola Apresentação Apresentamos o Projeto (Nome), da escola Municipal ____________, cuja finalidade será de acompanhar/nortear as ações a serem desenvolvidas na escola. Nome da Escola Diretor Coordenadores Equipe elaboradora Nome da Escola Nome do Projeto Campo Grande – MS Mês/ Ano NORMAS ABNT

19 Proposição de trabalho
Elaboração do projeto pela Equipe técnico- pedagógica da Escola Professor Regente; Professor Coordenador das Tecnologias na Escola; Assistente de Biblioteca; Alunos.

20 Apresentação do Projeto em Slides
Nome do Projeto Nome da Escola Colaboradores Público Alvo Introdução Objetivo específico e geral Metodologia Recursos

21 “Na era do conhecimento, distribuir conhecimento é distribuir renda
“Na era do conhecimento, distribuir conhecimento é distribuir renda. Não há desenvolvimento sem inovação tecnológica e não há inovação sem pesquisa, sem educação, sem escola”. Moacir Gadotti


Carregar ppt "2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google