A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO

2 PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO EQUIPE - STE PROFESSORES: Luciano de Mazzi Martins Falconi Rubens Aparecido de Moura Silvio Alves da Silva

3 PLANO DE AÇÃO INTRODUÇÃO A pedagogia dos Projetos de Aprendizagem e/ou de Ensino, mediados pela Informática, era quase inexistente no contexto de nossa escola. A informática na Escola vai avançar em relação ao uso da STE e de outras ferramentas. O site da Escola começou a ter mais espaço, tornando-se mais bem estruturado, A escola recebeu os equipamentos: computadores, impressoras projetores aparelho de DVD aparelho de som notebook e assistência técnica.

4 Carecíamos de assessoria técnico-pedagógica para o uso criativo e inovador dessa tecnologia e que favorecesse ações protagonistas. O incentivo aos professores que ainda não usam a informática educacional, melhor registro das atividades com projetos, mais divulgação na comunidade escolar e publicação das mesmas. Essas serão tarefas prioritárias dos projetos para o ano: incentivo, divulgação, registro e publicação na web.

5 As tecnologias informáticas vêm transformando a vida humana ao possibilitar novas formas de pensar, trabalhar, viver e conviver no mundo atual, por isso torna-se uma exigência que as instituições de ensino se apropriem dessas novas formas de desenvolvimento, também o acesso à informação é a introdução dos computadores na educação.

6 O presente projeto é uma tentativa de tornar realidade uma demanda que vem crescendo cada dia mais: a utilização da informática na construção do conhecimento. Acreditamos que este é o caminho a ser trilhado com muito esforço na procura de uma educação que consiga conciliar a tradição milenar do mestre- educador como coordenador da produção do conhecimento com a utilização da informática enquanto ferramenta de seu trabalho no limiar do novo século.

7 PLANO DE AÇÃO JUSTIFICATIVA A escola é um local onde os conhecimentos são sistematizados e o educando desenvolve o conhecimento científico. Este contexto envolve o professor e o aluno, isto é quem ensina e quem aprende, pois ambos interagem neste processo.

8 A informática com finalidade educacional deve estar presente nos mais variados momentos da vida escolar, como ferramenta integrada às áreas do conhecimento, as metodologias, aos projetos pedagógicos, à administração e secretaria escolar. Não deve existir um tempo específico para uso da informática, mas sim vários tempos onde sua utilização é um meio facilitador das ações pedagógicas, não constituindo uma finalidade em si, mas uma ferramenta, cuja função é definida no contexto de sua utilização.

9 Hoje a Informática é atraente, pois consegue abarcar uma gama de informações que antes eram disponíveis em inúmeras bibliotecas ou centros de pesquisas. Trazer este recurso para dentro da escola, para o seu cotidiano, é estimular e qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como questionamento básico deste projeto educacional, buscar evidenciar a importância do computador como recursos didáticos são os seguintes os objetivos deste projeto. Esse projeto visa desencadear um processo interativo pedagógico-tecnológico que favorece conhecimentos afins, ampliando o repertório vocabular e cognitivo numa ação-reflexão entre os mesmos.

10 PLANO DE AÇÃO METODOLOGIA A metodologia terá um caráter colaborativo e interdisciplinar, buscando aproximar as áreas de estudo através da tecnologia. O desenvolvimento do projeto será incorporado pelos professores multiplicadores da sala de tecnologia educacional. Promover o desenvolvimento da digitação através de textos de correspondência, bate-papo na internet, passar e receber e-mail, etc.

11 Oficinas de Informática para professores que ainda não dominam a máquina e ajuda individual quando solicitada pelos colegas. Criação de textos coletivos, com os computadores em rede, estimulando a solidariedade e a colaboração mútua entre eles. Apoio aos projetos de aprendizagem, combinados entre professores e seus alunos. Divulgação, na comunidade escolar e no site da Escola, experiências e atividades inovadoras.

12 PLANO DE AÇÃO OBJETIVOS Tendo como questionamento básico deste projeto educacional, buscar evidenciar a importância do computador como recurso didático. Viabilizar o uso da informática nas escolas estaduais, possibilitando assim a inclusão dos professores, dos funcionários e da comunidade escolar no novo mundo que se apresenta através da tecnologia da informação.

13 PLANO DE AÇÃO Objetivo Geral Analisar o uso do computador como recurso didático com a finalidade de auxiliar na construção do conhecimento dos educando. Incentivar os professores a desenvolver ou formular questões, equacionar problemas, lidar com a incerteza, testar hipóteses, planejar, desenvolver e documentar seus projetos de pesquisa. A prática e a reflexão sobre a própria prática são fundamentais para que os educadores possam dispor de amplas e variadas perspectivas pedagógicas em relação aos diferentes usos da informática na escola.

14 PLANO DE AÇÃO Objetivo Específicos Oportunizar aos professores das séries iniciais uma forma de aprendizado lúdico, através de jogos educativos que desenvolvam a fixação de conteúdos desenvolvidos em sala de aula e outras habilidades. Verificar como se operam as interações sociais no ambiente mediado por computador. Utilizar o computador como meio para pesquisa escolar através da Internet,

15 Favorecer a inclusão digital, através da utilização do computador como meio para elaboração de trabalhos escolares, de acordo com propostas trazidas pelos professores de turmas ou disciplinas específicas. Estimular o interesse e participação na produção do conhecimento de informática educacional.

16 Estimular os professores a produzir e compartilhar seus conhecimentos, na comunidade escolar e na web, pois não há essa prática entre eles. Orientar professores e pessoas da comunidade a usar o computador como ferramenta para compreender o mundo e agir sobre ele. Oportunizar aos professores situações que os levem a escolher opinar, criticar, dizer o que pensam e sentem sobre conhecimentos da Informática na Educação.

17 PLANO DE AÇÃO PÚBLICO ALVO Professores e administrativos da rede estadual da Escola Estaduais do município de Anaurilândia-MS, atividades desenvolvidas nos três turno durante o horário de aula desenvolvendo projeto e diversas atividades utilizando a STE para pesquisar, desenvolver projetos e desta forma ocorre a sua inclusão digital.

18 PLANO DE AÇÃO AVALIAÇÃO Na avaliação será considerado o fato de que a tarefa de usar a informática na prática da aprendizagem de uma forma adequada, isto é, inovadora e criativa, ainda não é fácil para a maioria dos professores de nossa escola. Pensamos que esse é um processo que requer tempo, até que os professores questionem seus paradigmas pedagógicos, se apropriem das ferramentas da informática, e coloquem-nas a serviço da aprendizagem dos estudantes.

19 Por essa razão este projeto foi pensado para o ano de 2009, podendo estender-se até que o uso da informática, no sentido da Inclusão Digital seja uma prática cotidiana por parte da maioria dos professores e alunos desta unidade escola. E será adaptada ao contexto e à realidade dos projetos ou atividades realizadas na Escola, e poderá incorporar as mudanças necessárias requeridas durante o processo de cada projeto ou atividade.

20 PLANO DE AÇÃO DURAÇÃO Primeiramente, são previstos um ano letivo. A continuidade ou não do projeto e/ou a realização de subprojetos, que vão depender da execução dos objetivos aqui propostos, do contexto e das necessidades da Comunidade Escolar.

21 PLANO DE AÇÃO ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ CRONOGRAMA DE CURSOS - SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – Cursos a serem ministrados no ano de 2009.

22 PLANO DE AÇÃO CRONOGRAMA CURSOSABRILMAIOJUN/JULAGO/SETOUT/NOVDEZ Wikispaces/Movie Maker/Scannerxxx Data/Show Power Point – uso do Data Show como montar e criar uma apresentação no Power Point X Internet – E-mail – Blog – Orkut : uso do Orkut como ferramenta pedagógica.x Windows XP, Digitação, Microsoft Word, Microsoft Excelx Linux Educacional – para iniciantes x Portfólio: A arte de criar um portfólio usando os aplicativos - Print Artist, Power Point e Movie Maker x


Carregar ppt "ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google