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1 MENU PRINCIPAL CONCEITOS APLICAÇÕES TESTE FORMATIVO SAIR DO PROGRAMA

2 CONCEITOS Equação do 1º grau a uma incógnita : 3 + 5 = 23
Expressão matemática com um sinal de igual ( = ) e uma letra (  ), designada incógnita ou raiz da equação. O grau da equação é dado pelo expoente da letra ( raiz ). x=x Equação do 1º grau x Equação do 2º grau Resolver a equação é encontrar o valor numérico da incógnita ( raiz ).

3 CONCEITOS Equação do 1º grau a uma incógnita : 3 + 5 = 23 3
termos da equação 23 3 º membro da equação 23 - 2º membro da equação O sinal de igual ( = ) separa o 1º membro do 2º membro. Resolver a equação é encontrar o valor numérico da incógnita ( raiz ).

4 CONCEITOS Equação do 1º grau a uma incógnita : 3 + 5 = 23 3
termos da equação 23 3 º membro da equação 23 - 2º membro da equação O sinal de igual ( = ) separa o 1º membro do 2º membro.

5 CONCEITOS Equação do 1º grau a uma incógnita : 3 + 5 = 23
3 º membro da equação 23 - 2º membro da equação Se trocarmos um termo de um membro para o outro trocando-lhe o sinal a equação obtida tem a mesma solução da primeira ( semelhante ) . 3 + 5 = x=

6 CONCEITOS Equação do 1º grau a uma incógnita : 3 + 5 = 23
Se trocarmos um termo de um membro para o outro trocando-lhe o sinal a equação obtida tem a mesma solução da primeira ( semelhante ) . 3 + 5 = x= 23 – 5 Se dividirmos ou multiplicarmos os dois membros da equação por um número diferente de zero obtemos ainda uma equação com a mesma solução da 1ª . 3x= x = 6

7 CONCEITOS Resolve as equações seguintes e classifica-as quanto à solução encontrada. Equação de solução possível e determinada 2 + x = x = x = 5 Equação de solução indeterminada 5w -7 = 5w w-5w= w = 0 Equação de solução impossível 14z +9 = z z-14z= z=15

8 APLICAÇÕES ( I ) Resolve a seguinte equação e classifica-a .
3(x – 1 )= x – 3= x= x= x = 4 Troca-se um termo de um membro para o outro membro trocando-lhe o sinal Dividem-se ambos os membros da equação por 3. Aplica-se a propriedade distributiva da multiplicação em relação à subtracção. A equação tem solução possível e determinada .

9 A equação tem solução possível e determinada .
APLICAÇÕES ( II ) Resolve a seguinte equação e classifica-a . 5x – x = 3x – x + 2x – 3x = 14 – x = x = 1/2 Recorda ! Juntam-se num membro da equação os termos com letra de acordo com a regra “ troca-se um termo de um membro para outro trocando-lhe o sinal “. Para somarmos monómios semelhantes somamos os coeficientes e damos a mesma parte literal. A equação tem solução possível e determinada .

10 APLICAÇÕES ( III ) Resolve a seguinte equação e classifica-a .
Desembaraçamos de denominadores aplicando a regra das proporções ,“ O produto dos meios é igual ao produto dos extremos. A equação tem solução possível e determinada .

11 A equação tem solução possível e determinada .
APLICAÇÕES ( IV ) Resolve a seguinte equação e classifica-a . Desembaraçamos de denominadores multiplicando todos os termos da equação por 2. A equação tem solução possível e determinada .

12 APLICAÇÕES ( V ) Resolve o seguinte problema .Calcula o valor de x .
x = x = 90 – 40 – 20 x = 30 400 ( x + 20 )0 A amplitude de um ângulo recto é de 900. A equação tem solução possível e determinada .

13 A equação tem solução possível e determinada .
APLICAÇÕES ( VI ) Calcula o valor de z . Perímetro = 42 5 z + 6 2 ( z + 6 ) + 2x5 = z+12+10= z= z= z=10 O perímetro do rectângulo é igual à soma do dobro do comprimento com o dobro da largura. A equação tem solução possível e determinada .

14 APLICAÇÕES (VII ) Resolve o problema .
Com 2 euros comprámos 3 cadernos, sobrando-nos 0,35 euros. Qual foi o preço de cada caderno? Resolve o problema . 1º Passo – Descobrir a entidade desconhecida ( incógnita ). 2º Passo – Pôr o problema em equação. 1º Passo – A incógnita é o preço de cada caderno, que vamos designar com a letra y . 3º Passo – Resolver a equação. 2º Passo ) 3y + 0,35 = 2 4º Passo – Confirmar a solução. 3º Passo ) 3y + 0,35 = y=2- 0, y =1,65/ y = 0,55 4º Passo ) 3 x 0,55 + 0,35 = 2 então 1,65 + 0,35 = 2 Proposição verdadeira, logo y = 0,55 é solução da equação e do problema.


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