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Um Visão do Processo de Elicitação de Requisitos

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Apresentação em tema: "Um Visão do Processo de Elicitação de Requisitos"— Transcrição da apresentação:

1 Um Visão do Processo de Elicitação de Requisitos
Carina Frota Alves Lucy Valença Guedes Rosa Candida Pinto

2 Elicitação de Requisitos

3 Métodos de Elicitação de Requisitos
QFD (Quality Function Deployment) JAD (Joint Application Development) Inquiry Cycle

4 (Quality Fucntion Deplyment)
Origens do QFD (Quality Fucntion Deplyment) Logística de produção Publicação livro em japonês Tradução livro para inglês Introduzido na América do Norte Introduzido no desenvolvimento de software

5 Princípio do QFD As necessidades do cliente e a tradução delas num conjunto de requisitos de projetos e manufaturados.

6 Motivação do QFD Envolvimento de todos os papéis (time)
Manutenção de informação (documentação) Valorização da voz do cliente

7 Características do QFD
Ferramenta para planejamento visual ajuda a garantir a qualidade Focaliza as necessidades do cliente produto de alta qualidade Qualidade definida pelo cliente software com sentido para o cliente Quantitativo, fornece valores Sistemático, segue uma técnica

8 Fases do QFD

9 Casa de qualidade

10 Satisfação do cliente X Nível de desempenho
Satisfação do cliente: avaliação subjetiva do produto Desempenho do produto: avaliação objetiva

11 Aplicação de QFD a software
Avaliar impactos das características do produto nos valores do cliente e ser considerado como trade-off das características do produto no projeto Determinar uma estratégia ou direção de desenvolvimento Analisar o produto da concorrência

12 (Joint Application Development)
Origens de JAD (Joint Application Development) Desenvolvido pela IBM (experimentos) Formalizado pela IBM Canadá (entrevistas) 1981 a Evolução chegando a abranger o planejamento e a análise 1988 a Introdução de técnicas de I-CASE e prototipagem

13 Princípio do JAD Reuniões estruturadas que buscam decisões por consenso. Envolve usuários e profissionais de sistemas de informação.

14 Motivação do JAD Solução para os problemas de comunicação
entre as pessoas envolvidas no desenvolvimento de sistemas Incremento da produtividade e da qualidade dos sistemas desenvolvidos Maximização e eficiência das reuniões

15 Características do JAD
Técnicas de dinâmica de grupo Suportado por ferramenta CASE Time de participantes de diferentes perfis Facilitador das sessões Focaliza na qualidade e produtividade

16 Fases do método JAD 1. Definição do projeto 2. Pesquisa 3. Preparação
4. A Sessão 5. O Documento final

17 Origens do Inquiry Cycle
Georgia Institute od Technology “An active Hypertext Model for system Requirements” Collin Potts e Kenji Takahashi Scream Project: Inquiry Cycle Collin Potts e Spencer Rugabe Georgia Institute od Technology “Surfacing Root Requirements Interactions from Inquiry Cycle Requirements Documents” Willian N. Robinson e Suzanne Paw

18 Princípio do Inquiry Cycle O modelo de conversação

19 Motivação do Inquiry Cycle
Suportar determinação e análise de requisitos de forma estruturada

20 Características do Inquiry Cycle
Hipertexto ativo Baseado em questões Mantêm versões Integra usuários e desenvolvedores

21 Modelo de Conversação Procedimento de Conversa ? !
Resposta Questão ? ! Motivo Informações compartilhadas (versão atual) Efeitos Mudança Informações compartilhadas (versão anterior)

22 Modelo Inquiry Cycle  Documentação de Requisitos Negociação Mudança
Questão ? Resposta ! Motivo Discussão de Requisitos Evolução de Requisitos Decisão

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