A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA INTRODUÇÃO

2 ECOSSISTEMA : = = UNIDADE DE ESTUDO DA ECOLOGIA
SISTEMA DE RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E FATORES FÍSICOS E QUÍMICOS DO MEIO FATORES BIÓTICOS FATORES ABIÓTICOS = = Os ecossistemas são formados pela união de dois fatores: Fatores abióticos - o conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de uma certa região. Fatores bióticos - conjunto de todos seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.

3 NÍVEIS DE ESTUDO DA ECOLOGIA
BIÓTOPO - Espaço limitado, com características ambientais determinadas, onde vive uma biocenose. No exemplo da floresta, o biótopo é a área que contém o solo (com seus minerais e água) e a atmosfera (com seus gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade etc.).

4 CONCEITOS BÁSICOS: HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc. NICHO ECOLÓGICO - é o papel que o organismo desempenha no ecossistema, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. 0 nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc.

5 ECÓTONO - É a transição entre ecossistemas.
   campo  /  floresta rio  /  mar montanha  /  planície BIODIVERSIDADE - É a riqueza biológica de uma região, de um ecossistema ou da biosfera. Leva-se em consideração a abundancia de cada espécie e a heterogeneidade da composição da comunidade. Ambientes com maior Biodiversidade do Planeta : MANGUEZAIS RECIFES DE CORAIS   FLORESTAS TROPICAIS Utilização da biodiversidade Energia, Medicamentos, Defensivos agrícolas naturais Matéria prima para industria (gomas, resinas, pigmentos, fibras, etc.) Eco-turismo, Banco de genes (biotecnologia).

6 CONTROLE BIOLÓGICO - As medidas naturais utilizadas para o controle de pragas e restabelecimento para de ecossistemas são chamados controles biológicos. Podemos citar como exemplo de controle biológico: peixes no controle da esquistossomose peixes no controle de larvas de Aedes aegypti  besouros o controle da mosca do chifre bactérias e vírus no controle de pragas e insetos HOMEOSTASE - propriedade auto-reguladora de um sistema ou organismo que lhe permite manter o seu estado de equilíbrio. No estágio de equilíbrio crescerá, na existência de espaço e alimento; crescendo, reduz-se o espaço e o alimento por indivíduo, o que determina um declínio numérico que abre disponibilidade de espaço e alimento para um novo crescimento.

7 FATORES ABIÓTICOS LIMITE DE TOLERÂNCIA:
          Quanto maior o limite de tolerância (Valencia ecológica), maior a capacidade de povoar ambientes diversos (cosmopolismo). Euribiontes – seres que toleram grandes variações das condições ambientais. Estenobiontes – seres que não toleram grandes variações das condições ambientais.

8 TEMPERATURA Cada espécie possui uma temperatura ótima para a realização das suas atividades vitais. COMPORTAMENTO - Animais como, por exemplo, lagartixas, reduzem as suas atividades vitais para valores mínimos, ficando num estado de vida latente; Animais que se podem deslocar com facilidade como, por exemplo, as andorinhas, migram. ADAPTAÇÕES- os que vivem em regiões muito frias apresentam, geralmente, pelagem longa e uma camada de gordura sob a pele.

9 HIBERNAÇÃO - é um estado letárgico pelo quais muitos animais de sangue quente passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas.   ESTIVAÇÃO                                                                Para algumas espécies que vivem em clima quente e árido, os períodos de seca e calor excessivos podem ser tão terríveis quanto os invernos rigorosos. Para se defender, muitos animais entram em sono profundo ou sono estival. Este fenômeno ocorre com moluscos, artrópodes, peixes, répteis e mamíferos. Certos peixes pulmonados, como, por exemplo, a pirambóia, enterram-se na lama quando os rios em que vivem secam, abrigando-se ali até a chegada das chuvas.

10 ÁGUA solvente universal atua em diversas atividades celulares dispersando compostos orgânicos e inorgânicos. limitar a distribuição geográfica dos seres vivos, influi na transpiração condução das seivas quando se trata de vegetais.  ADAPTAÇÕES À FALTA DE ÁGUA NOS ANIMAIS os animais produzem urina concentrada oxidam gorduras e desenvolvem hábitos noturnos. os vertebrados terrestres possuem na pele, a queratina, uma proteína que a impermeabiliza, já os insetos apresentam um exoesqueleto quitinoso.

11 ADAPTAÇÕES CONTRA A PERDA DE ÁGUA NOS VEGETAIS:
as plantas armazenam água em caules espessos. as folhas modificadas em espinhos podem ter a função de reduzir a transpiração, tal como ocorre em muitas cactáceas

12 QUEDA DAS FOLHAS Nas províncias do Norte, mormente no sertão, as árvores despem-se de suas folhas apenas no rigor do verão, por causa das grandes secas, que assolam a região. Assim, na Europa e regiões extra tropicais, ela se dá no fim do outono, o mesmo ocorrendo, entre-nós, nas províncias do Sul da Minas Gerais e Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.                                                                                                                                                                         

13 A Luz e os Comportamentos dos Seres Vivos
A luz é uma manifestação de energia, cuja principal fonte é o Sol. É indispensável ao desenvolvimento das plantas. A Luz e os Comportamentos dos Seres Vivos Os animais e as plantas apresentam fotoperiodismo, isto é, capacidade de reagir à duração da luminosidade diária a que estão submetidos - fotoperíodo. Migração

14 Exercícios – Conceitos de Ecologia
O conjunto de todas as populações que vivem em uma mesma área constitui: Uma comunidade Uma espécie Um nicho ecológico Um ecossistema Um hábitat

15 Em um coqueiral vivem fungos, ratos, cobras e gaviões que, em conjunto, constituem:
Uma comunidade com quatro populações Uma comunidade com cinco populações Um ecossistema com quatro populações Um ecossistema com cinco populações Uma população com cinco comunidades

16 O conjunto de todos os ecossistemas forma um (a):
Hábitat Comunidade Biosfera Nicho ecológico

17 Um ecossistema caracteriza-se por:
Somente fatores abióticos Somente fatores bióticos Fatores bióticos e abióticos Apenas por comunidades Apenas por decompositores


Carregar ppt "ECOLOGIA INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google