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Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de TF -

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Apresentação em tema: "Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de TF -"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de TF -
Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010

2 Sumário Introdução I – II – Perfil do Público Alvo III –
04 II – Perfil do Público Alvo 15 III – Resultados do Projeto 23 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 43

3 Dados Técnicos do Projeto
Projeto: Malhas de Imbituva Gestor do Projeto Gilberto Keserle Coordenador Nacional Francisca Pontes de C. Aquino Coordenador Estadual Edvaldo Pires Correa Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Têxtil e Confecções

4 Capítulo I - Introdução
O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Alta informalidade: A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
O Que é o GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto APL de Malhas de Imbituva.

8 Objetivo Geral do Projeto
Malhas de Imbituva Objetivo Geral do Projeto O objetivo geral do projeto é resgatar a competitividade das empresas do APL, através da atualização técnica, da inovação, da profissionalização da gestão empresarial e da consolidação do APL.

9 Malhas de Imbituva Foco Estratégico do Projeto
Consolidar o APL de malhas através de uma gestão profissional e efetivação da governança. Desenvolver a cultura empresarial e cooperação entre as empresas. Desenvolver gestão empresarial. Desenvolvimento de novas tipologias de produtos, baseados em criação, inovação, tecnologia, focados nas novas demandas do mercado.

10 Público Alvo do Projeto
Malhas de Imbituva Público Alvo do Projeto Micro e Pequenas Indústrias Integrantes do APL de Malhas da cidade de Imbituva – Paraná

11 Malhas de Imbituva Resultados Buscados pelo Projeto
Os resultados para o projeto foram definidos da seguinte forma: Resultado 1 Atingir um novo mercado para cada empresa participante até dezembro de 2009. Resultado 2 Aumentar em 10% o número de clientes até dezembro de 2009. Resultado 3 Aumentar em 10% o número de novos produtos até dezembro de 2009. Resultado 4 Aumentar em 5% o número de ocupações em 2009. Resultado 3 Aumentar em 5% o número de ocupações em 2009. Resultado 5 Aumentar em 10% o faturamento das empresas em 2009.

12 Malhas de Imbituva Resultados Buscados pelo Projeto
Os resultados para o projeto foram definidos da seguinte forma: Resultado 7 Obter índice de avaliação dos atributos de imagem do Sebrae junto aos stakeholders e participantes do projeto de 8 pontos em 2009. Resultado 6 Ter o Paraná reconhecido como pólo produtor de moda. Resultado 8 Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até dezembro de 2009. Resultado 9 Ter 50% das empresas de marca própria utilizando “laboratórios” de criação até dezembro de 2009.

13 Malhas de Imbituva T0 T1 T2 Resultados Buscados pelo Projeto
Períodos de Análise T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2007 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2008 Este relatório traz os resultados de T2. Considerando que será o último de um ciclo de análise será denominado T Final (TF). T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2009

14 Metodologia de Coleta e Amostra
A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 30 de junho e 29 de julho de 2010, contando com 20 empresários que já participavam do Projeto GEOR. Público Alvo* Pesquisas respondidas Taxa de Sucesso 29 21 72% *Considerando as empresas que participaram dos levantamentos para T0 e T1.

15 Capítulo II – Perfil do Público Alvo
Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas e Número de Pessoas que Trabalham na Empresa

16 Perfil do Público Alvo 15 anos Mediana: 14 anos
Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 15 anos Mediana: 14 anos Média Interna*: 15 anos Base: 21 *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos.

17 Perfil do Público Alvo 43 anos Mediana: 43 anos Média Interna: 43 anos
Idade dos Entrevistados Mediana: 43 anos Média Interna: 43 anos Idade média é de 43 anos O entrevistado mais velho possui 55 anos O entrevistado mais novo possui 27 anos Base: 17* * Quatro entrevistados não informaram a idade.

18 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 21

19 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 21

20 Tempo Médio de Atuação no Mercado
Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Tempo Médio de Atuação no Mercado 14 anos Mediana: 13 anos Média Interna: 14 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 27 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 3 ano de experiência Base: 20* * Um entrevistado não informou há quanto tempo atua no mercado.

21 Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas
Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas Base: 10* Base: 21 * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta. Valores expressos em números absolutos.

22 4 prestadores de serviço exclusivo
Perfil do Público Alvo Total de Pessoas que Trabalhavam na Empresa – Dezembro de 2009 Sendo, em média 1 sócio 6 funcionários 4 prestadores de serviço exclusivo Média de 11 pessoas ocupadas Mediana: 10 Média Interna: 10 A empresa com maior número de pessoas trabalhando possui 35 pessoas ocupadas Base: 21

23 Capítulo III – Resultados do Projeto
Carteira de Clientes, Novos Produtos, Aumento de Ocupações, Faturamento, Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae, Utilização dos “Laboratórios” de Criação

24 Primeiro Resultado Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF)
Atingir um Novo Mercado para cada Empresa Participante até Dezembro de 2009 Medida Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Mercado 0% 100% Fonte: SOE – Sistema de Orientação Empresarial.

25 Ter 14.839 clientes atendidos.
Segundo Resultado Aumentar em 10% o Número de Clientes Até Dezembro de 2009 Medida Carteira de Clientes Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Total 12.895 13.490 14.720 Média 716 749 818 Desvio Padrão 1.224 845 877 Mediana 325 450 500 Mínimo* 100 50 Máximo 5.000 3.000 Total De Empresas Respondentes** 18 Meta para TF (2009) Ter clientes atendidos. *Em T0 uma das empresas havia iniciado as atividades em 2008. ** Três empresas não informaram o total de clientes atendidos para os três anos apresentados.

26 Segundo Resultado Carteira de Clientes
Aumentar em 10% o Número de Clientes Até Dezembro de 2009 Carteira de Clientes Resultado T0 (Ano 2007) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2008) Meta TF (Ano 2009) Resultado TF (Ano 2009)

27 Número de Clientes Atendidos
Segundo Resultado Distribuição de Frequência das Empresas por Número de Clientes Atendidos em 2009 Mediana 500 Média 818 % de Empresas Base: 18* Número de Clientes Atendidos * Empresas que informaram a quantidade de clientes atendidos.

28 Ter 73% das empresas criando novos produtos
Terceiro Resultado Aumentar em 10% o Número de Novos Produtos Até Dezembro de 2009 Medida Novos Produtos Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Percentual de Empresas que Criaram Novos Produtos 76% 67% Total De Empresas Respondentes 21 Meta para TF (2009) Ter 73% das empresas criando novos produtos

29 Terceiro Resultado Novos Produtos
Aumentar em 10% o Número de Novos Produtos Até Dezembro de 2009 Novos Produtos Resultado T0 (Ano 2007) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2008) Meta TF (Ano 2009) Resultado TF (Ano 2009)

30 Quarto Resultado Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Total 237
Aumentar em 5% o Número de Ocupações em 2009 Medida Pessoas Ocupadas Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Total 237 249 262 Média 11 12 Desvio Padrão 10 9 Mediana 8 Mínimo* 1 2 Máximo 46 34 35 Total De Empresas Respondentes 21 Meta para TF (2009) Ter 261 pessoas ocupadas. * Em T0 uma empresa iniciou as atividades em 2008

31 Quarto Resultado Pessoas Ocupadas
Aumentar em 5% o Número de Ocupações em 2009 Pessoas Ocupadas Resultado T0 (Ano 2007) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2008) Meta TF (Ano 2009) Resultado TF (Ano 2009)

32 Número de Pessoas Ocupadas
Quarto Resultado Distribuição de Frequência das Empresas por Número de Pessoas Ocupadas em 2009 Mediana 10 Média 12 % de Empresas Base: 21 Número de Pessoas Ocupadas

33 Quinto Resultado Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Total
Aumentar em 10% o Faturamento das Empresas em 2009 Medida Faturamento Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Total R$ R$ R$ Média R$ R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ R$ Mediana R$ R$ Mínimo* R$ 0 R$ R$ Máximo R$ R$ Total De Empresas Respondentes** 19 Meta para TF (2009) R$ * Uma empresa iniciou as atividades somente em 2008 ** Duas empresas não informaram o faturamento para os três anos apresentados.

34 Quinto Resultado Faturamento (Em R$)
Aumentar em 10% o Faturamento das Empresas em 2009 Faturamento (Em R$) Resultado T0 (Ano 2007) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2008) Meta TF (Ano 2009) Resultado TF (Ano 2009)

35 Quinto Resultado Distribuição de Frequência das Empresas pelo Faturamento em 2009 Mediana R$ R$ Média %de Empresas Base: 19* Faturamento (em R$) * Empresas que informaram o faturamento.

36 Resultado não mensurado.
Sexto Resultado Ter o Paraná Reconhecido como Pólo de Produtor de Moda Resultado não mensurado.

37 Obter 8,0 de Índice de Avaliação
Sétimo Resultado Obter Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae Junto aos Stakeholders e Participantes do Projeto de 8 Pontos em 2009 Medida Índice de Avaliação Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Média 9,2 9,0 8,9 Mediana 9,5 Desvio Padrão 0,1 0,3 0,2 Mínimo 7,0 5,0 3,0 Máximo 10,0 Total De Empresas Respondentes 8-13 20-21 Meta para TF (2009) Obter 8,0 de Índice de Avaliação

38 Sétimo Resultado Índice de Avaliação
Obter Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae Junto aos Stakeholders e Participantes do Projeto de 8 Pontos em 2009 Índice de Avaliação Resultado T0 (Ano 2007) Meta T1* (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2008) Meta TF (Ano 2009) Resultado TF (Ano 2009) * A meta em 2008 era obter Índice de Avaliação de 8,0 pontos.

39 Oitavo Resultado Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF)
Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas até Dezembro de 2009 Medida Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Inovação e Tecnologia 100% Fonte: SOE – Sistema de Orientação Empresarial.

40 Utilização de “Laboratórios” de Criação
Nono Resultado Ter 50% das Empresas de Marca Própria Utilizando “Laboratórios” de Criação Medida Utilização de “Laboratórios” de Criação Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Percentual de empresas com marca própria que utilizam laboratório de criação* 43% 24% 19% Total De Empresas Respondentes 21 Meta para TF (2009) Ter 50% das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação * Considerando as empresas que fazem consultoria externa e/ ou possuem estilista próprio

41 Utilização de Laboratório de Criação
Nono Resultado Ter 50% das Empresas de Marca Própria Utilizando “Laboratórios” de Criação Utilização de Laboratório de Criação Resultado T0 (Ano 2007) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2008) Meta TF (Ano 2009) Resultado TF (Ano 2009)

42 Resultado não mensurado
Resumo dos Resultados Resultados Resultado T0 2007 Resultado T1 2008 Resultado TF 2009 Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Mercado - 0% 100% Número de clientes 12.895 13.490 14.720 Percentual de Empresas que criaram Novos Produtos 76% 67% Pessoas Ocupadas 237 249 262 Faturamento R$ R$ R$ Ter o Paraná reconhecido como pólo produtor de moda Resultado não mensurado Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 9,2 9,0 8,9 Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Inovação e Tecnologia Percentual de Empresas de Marca Própria que Utilizam “Laboratórios” de criação 43% 24% 19%

43 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto
Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parceiras, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae, Investimentos etc.

44 Informações Adicionais
Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Todas as empresas afirmaram participar somente da Associação das Malharias de Imbituva.

45 Informações Adicionais
Realização de Parceiras Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Base: 21 Base: 6* * Total de empresas que realizam parcerias, sendo que duas contaram com duas formas de parcerias. Valores expressos em números absolutos.

46 Informações Adicionais
Realização de Parceiras Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Pertenciam ao projeto de Confecção do Qual o Senhor faz Parte? Que Tipo de Parcerias Realizou? Sim, todas 3 citações Sim, algumas 1 citação Não 2 citações Base: 6** Base: 6* *Total de empresas que realizam parcerias. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Valores expressos em números absolutos.

47 Informações Adicionais
Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 21

48 Informações Adicionais
Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 10* Base: 21 *Empresas que realizaram investimento em Seis não informaram o valor.

49 Informações Adicionais
Investimentos Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Ampliação do negócio 13% Aquisição de Equipamentos 69% Reformas, melhorias 25% Base: 16* *Empresas que realizaram investimento em 2009.

50 Informações Adicionais
Diferenciais da Empresa Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 21

51 Informações Adicionais
Imagem e Atuação do Sebrae Base: 20-21 *Média dos atributos.

52 Informações Adicionais
Imagem e Atuação do Sebrae Média Desvio Padrão Mediana Mínimo Máximo Credibilidade 9,3 1,2 10,0 5,0 Qualidade de suporte técnico Comunicação 9,2 1,4 Qualidade no atendimento ao cliente 9,0 1,3 Liderança de mercado Qualidade nas relações interpessoais Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,8 Oferta de produtos 8,7 Preços competitivos, bons preços 8,2 1,8 3,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,9 0,2 Base 20-21


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