A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte"— Transcrição da apresentação:

1 Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte
São estudos que acompanham grupos de sujeitos ao longo do tempo. Há dois tipos: Estudos prospectivos. Estudos retrospectivos.

2 Estudos de Coorte Prospectivos
Medem-se as variáveis preditoras antes de ocorrerem os desfechos de interesse. Pontos fortes Boa estratégia para definir a incidência e investigar as causas de uma condição clínica. Permite medir as variáveis de forma completa e acurada. Evita viés na medições. Pontos fracos Custo alto e ineficiente para desfechos raros. Uma variável preditora pode ser influenciada pelo desfecho.

3 Estudos de Coorte Retrospectivos
Os dados sobre as variáveis preditoras são coletados após a ocorrência dos desfechos. Pontos fortes - Evita viés na medições. Podem mostrar que as análises precedem os desfechos. Demandam menos custo e tempo de pesquisa. Pontos fracos Controle limitado das variáveis preditoras. Dados existentes podem estar incompletos.

4 Estudos de caso-controle aninhados e de caso-coorte
São estudos de caso-controle “aninhados” a um estudo de coorte . Pontos fortes - Ideais para medições caras de soro, já que a medição só nos grupos controles reduz o custo. Evita vieses nas medições. Pontos fracos Influência de variáveis confundidoras. As medições podem ser afetadas por doença pré-clínica latente.

5 Estudos de coortes múltiplas e controles externos
Comum em medicina ocupacional e ambiental. Pontos fortes Forma factível de estudar exposições raras e a potenciais fatores de risco ocupacionais e ambientais. Econômico, pelo uso de dados de censos ou registros. Pontos fracos As coortes podem ser confundidas, influenciando os desfechos. Dados podem ser imprecisos ou incompletos.

6 Planejando um estudo de coorte
Definição de um grupo adequado de sujeitos para acompanhamento. Precisão e acurácia das medidas das variáveis preditoras e de desfecho. A coorte inteira deve ser acompanhada, por isso é importante uma correta seleção dos sujeitos e o contato periódico com os mesmos.


Carregar ppt "Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google