A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL – MESTRADO MODALIDADE PROFISSIONAL ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO A CRISE AMBIENTAL – VERDADE OU MITO? Adaptado de facultad.usfq.edu.ec/jorgeb/CAP%2011.ppt. e de Lima e Silva, P. P., Macaé, 2005. Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

2 Antes de começarmos… Objetivo: Conhecer as raízes históricas e epistemológicas da Crise Ambiental, debatendo conceitos relativos aos limites do desenvolvimento e às estratégias de superação da crise.

3 Antes de começarmos… Procedimentos metodológicos: Exposição teórica;
Vídeos e textos para reflexão; Debate crítico sobre textos selecionados; EDGs/ Apresentação dos EDGs; Elaboração de artigos científicos (em grupo).

4 Alguns problemas da Natureza (!?)
Destruição do habitat de uma série de seres; Introdução de novas espécies “invasoras”; Redução da biodiversidade; Poluição do meio físico abiótico; Aquecimento global; Aumento populacional; Sobreexploração dos recursos naturais...

5 Lago Vitória, África (causa)
A Natureza e o ovo da Serpente Lago Vitória, África (causa) No desenvolvimento do ovo, pode-se acompanhar a lenta e inexorável evolução do que irá nascer...

6 A Natureza e o ovo da Serpente

7 A Natureza e o ovo da Serpente
Mar ARAL : a causa A água doce do Lago Aral, excetuando-se a chuva, provinha principalmente dos rios Amu Darya e Syr Darya, que desembocavam em suas águas. A partir da 2a Guerra Mundial, estes rios foram drenados para irrigar as culturas de algodão, feitas principalmente para vestir o maior exército do mundo. A cultura do algodão é conhecida por consumir muita água.

8 A Natureza e o ovo da Serpente
Mar ARAL (Cazaquistão/Uzbequistão):o sucesso! (?) o Usbequistão tornou-se o quarto maior produtor e o segundo exportador mundial do “ouro branco”!

9 A Natureza e o ovo da Serpente
Mar ARAL: a conseqüência A superfície foi reduzida de para km2, e o volume de água de 75%; Mais de pescadores viviam do Aral e perderam o sustento; A pesca comercial acabou em 1982 devido à distância e salinidade; A salinidade triplicou e a profundidade ficou reduzida em média em 19m!

10 A Natureza e o ovo da Serpente
Mar ARAL: conseqüência

11 O fim da Terra? Falando em biodiversidade...
Quantas espécies desaparecem no mundo atualmente? Os experimentos estão de acordo que o número deve ser muito alto, e se continuar essa mesma taxa de desmatamento, em 2030, 1/5 haverá desaparecido, e, 1/2 em 2050!

12 -------------Pelo mundo----------
O fim da Terra? Pelo mundo Bhopal (1984): Índia > mortos; Chernobyl (1986): Ucrânia > ha, 60km contaminados! Exxon Valdez (1989): Alaska > US$13 bilhões em indenizações.

13 -------------Pelo Brasil----------
O fim da Terra? Pelo Brasil 93% (?) da Mata Atlântica destruídos; Na Amazônia: 1 Sergipe por ano derrubado!!!

14 O fim da Terra?

15 O fim da Terra?

16 O fim da Terra? Detalhando um pouco mais...
CRIMES AMBIENTAIS E POLÍTICA AMBIENTAL – AÇÃO E REAÇÃO???

17 Os limites da Terra

18 Principais Componentes da Crise Ambiental
Os limites da Terra Principais Componentes da Crise Ambiental População – crescimento Recursos naturais – não-renováveis – renováveis Poluição Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental

19 Os limites da Terra - raízes da CRISE
O Sistema de Linha Reta

20 Raízes Epistemológicas da Crise
A crise ambiental como crise de percepção… EDI – lauda criativa Temática: ordem, separação e razão – a crise de percepção e a crise ambiental. Uma lauda (mínimo) com título!!!,

21 Raízes Epistemológicas da Crise
A crise ambiental como crise de percepção… “Cenas dos próximos capítulos”: ao trabalho!!! EDG – pesquisa on line Eixos Temáticos: Grupo 1: epistemologia; Grupo 2: pensamento cartesiano e ciência moderna; Grupo 3: (neo)malthusianismo, (neo)darwinismo e darwinismo social; Grupo 4: positivismo. OBS: os grupos devem poussuir um coordenador e pelo menos um relator dos trabalhos.


Carregar ppt "ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google