A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPOSTOS INORGÂNICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPOSTOS INORGÂNICOS"— Transcrição da apresentação:

1 COMPOSTOS INORGÂNICOS
A ÁGUA “Só Há Vida Onde Há Água”

2 A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos
A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos. No homem, representa cerca de 65% de sua massa. A proporção varia de uma espécie para outra (mais de 95% da massa dos celenterados), de acordo com a idade (diminui com o envelhecimento), com o sexo e de um tecido para outro. No homem, perdas maiores que 15% da massa de água (desidratação) podem ter conseqüências graves, pela diminuição do volume de líquido circulante.

3

4 As propriedades da água que a tornam fundamental para os seres vivos relacionam-se com sua estrutura molecular que é constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por ligações covalentes. Embora a molécula como um todo seja eletricamente neutra, a distribuição do par eletrônico em cada ligação covalente é assimétrica, deslocada para perto do átomo de oxigênio.

5 Assim, a molécula tem um lado com predomínio de cargas positivas e outro com predomínio de cargas negativas. Moléculas assim são chamadas polares.

6 Quando os átomos de hidrogênio da molécula de água (com carga positiva) se colocam próximos ao átomo de oxigênio de outra molécula de água (com carga negativa), estabelece-se uma ligação entre eles, denominada Ponte de Hidrogênio.

7                                                                                      

8 Propriedades da Água Tensão Superficial: Coesão entre as moléculas da superfície, formando uma "rede".

9 Capilaridade: Capacidade de penetrar em espaços reduzidos, o que permite à água percorrer os microporos do solo, tornando-se acessível às raízes das plantas.

10 Calor Específico Elevado: As moléculas de água podem absorver grande quantidade de calor sem que sua temperatura fique elevada, pois parte desta energia é utilizada no enfraquecimento das ligações de hidrogênio. Isso explica o papel termorregulador da água para os seres vivos.

11 Capacidade Solvente: A polaridade da molécula de água explica sua eficácia em separar partículas entre si. O caráter polar da água tende a diminuir as forças de atração dos íons encontrados em sais e em outros compostos iônicos, favorecendo a dissociação dos mesmos. Os dipolos da água envolvem os cátions e ânions (solvatação), impedindo a união entre essas partículas carregadas eletricamente. Para as moléculas de caráter polar a água também atua como um poderoso solvente.

12

13 Funções da Água nos Seres Vivos:
1) Solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrência das reações químicas (chamada Solvente Universal); 2) As reações catalisadas por enzimas só ocorrem em meio aquoso. Em algumas reações, a água participa também como substrato (reações de hidrólise); 3) As substâncias distribuem-se pelo interior da célula graças ao fluxo contínuo de água no seu interior (ciclose);

14 4) Os sistemas de transporte dos animais (sistema circulatório) e dos vegetais (vasos condutores) usam a água como meio de distribuição de substâncias; 5) Devido ao seu elevado calor específico, a abundante presença de água nos seres vivos impede grandes variações de temperatura; 6) Age como lubrificante nas articulações, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutição.

15 COMPOSTOS INORGÂNICOS
SAIS MINERAIS

16 Os sais são encontrados em duas formas:
Cristalina (Formando Cristais) - Presentes em estruturas esqueléticas como carapaças, conchas e ossos, onde são comuns o carbonato de cálcio e o fosfato de cálcio. Iônica (Solúveis em água) - Atuam no metabolismo.

17 Tabela de Sais Minerais:
Cálcio Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Sua carência pode produzir deformações ósseas; enfraquecimento dos dentes. Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.

18 Cobalto Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas. Está contido na vitamina B12 e no tomate. Fósforo Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo. Sua carência pode produzir maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo. Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.

19 Ferro Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo. Sua carência pode produzir anemia. Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona. Cloro Constitui os sucos gástricos e pancreáticos. É difícil haver carência e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a incorporação de iodo.

20 Iodo Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos. Sua carência pode produzir o bócio; obesidade, cansaço. Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais.

21 Potássio Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células. Sua carência pode produzir diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração. Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral. Manganês Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1 Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba, milho.

22 Magnésio Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Sua carência pode produzir extrema sensibilidade ao frio e ao calor. Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel.

23 Silício Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo. Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola. Cobre Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue). Centeio, lentilha, figo eco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre.

24 Flúor Forma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia. A necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes para crianças durante a formação da segunda dentição. Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral. Enxofre Facilita a digestão; é desinfetante e participa da formação das proteínas. Proteínas, nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja, abacaxi.

25 Sódio Impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos. Sua carência pode produzir cãibras e retardamento na cicatrização de feridas. Todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia Zinco Atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos. Sua carência produz diminui a produção de hormônios masculinos e favorece o diabete. Carnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas.

26


Carregar ppt "COMPOSTOS INORGÂNICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google