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PublicouCaroline Verde Alterado mais de 10 anos atrás
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Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande http://walfredo.dsc.ufcg.edu.br
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Fotografia Digital é Fotografia A parafernália digital nada mais é que um conjunto novo de ferramentas –São ferramentas muito poderosas, é verdade O que faz uma boa fotografia analógica, fará uma boa fotografia digital
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Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas
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Luz é Tudo
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Câmera Fotográfica
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Distância Focal Zoom é uma lente com distância focal variável Grande angular Teleobjetiva
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Exposição Três parâmetros ditam a exposição –Tempo de exposição –Abertura –Sensibilidade A mesma exposição pode ser obtida de diversas formas –1/30s, f/2.8, ISO 100 –1/60s, f/2.8, ISO 200 –1/60s, f/4.0, ISO 400
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Tempo de Exposição Tempo que a lente fica aberta Quanto menor o tempo de exposição –Mais fácil congelar a imagem –Menos luz entra na câmera Quanto maior o tempo de exposição –Melhor você tem que segurar a câmera –Mais luz entra na câmera
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Sensibilidade ISO 200 = metade da luz de ISO 100 ISO 400 = metade da luz de ISO 200 ISO 800 = metade da luz de ISO 400 Mais sensibilidade requer menos luz Mais sensibilidade tem maior grão/mais ruído (menos qualidade)
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Sensibilidade ISO 100, f/4, 1 s ISO 3200, f/4, 1/30 s
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Abertura A abertura real é proporcional a distância focal f/1.0, f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0, f/11, f/16 f/1.4 f/4 f/16
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Abertura Profundidade de Campo 1/3000 s f/1.8 ISO 100 1/60 s f/22 ISO 400
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Profundidade de Campo Distância Focal Foco
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Perspectiva Grande angular Tele-objetiva
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Tamanho do Sensor f F 1/1.8 Canon DSLR 1/2.7
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Imagem = Matriz de Pixels
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Representando Cada Pixel Nós enxergamos ondas eletromagnéticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm
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Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente
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Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel –24 bits é suficiente para fotorealismo
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Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg –Útil para Internet e câmeras digitais –Use qualidade 9 (de 0 a 10) –Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif –Excelente para desenhos e logos –Evite para imagens
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Impressão A combinação de cores aditivas gera branco –Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores –Cyan é o oposto de Red –Yellow é o oposto de Blue –Magenta é o oposto de Green –Acrescentados Black para obter um preto mais forte –Este é o espaço CYMK
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CYMK O mapeamento do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletida) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta
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Espaços de Cores Alternativos Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)
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Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente –Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado –Embora possa ser aproximada por software Evite monitores LCD
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Resolução não é Tudo
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Dynamic Range 1 2 4 8 16 32 64 128 256 512 1,024 2,048 4,096 8,192 16,384 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Magazine photo Photo Paper Computer Monitor Film Natural Scene
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Scanner de Papel Alternativa mais barata Funciona bem, mas: –o papel é uma cópia do filme –o filme tem maior dynamic range (armazena muito mais contraste que o papel) –gasta tempo digitalizar fotos
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Usando um Scanner de Papel Feche a tampa do scanner Use a resolução ótica máxima Faça processamento (nitidez, etc.) depois, em um software específico Defina white point (pode ser automático) Salve em tiff (evite jpeg )
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Scanner de Filme Alternativa superior, embora mais cara –Scanners de filme começam em US$250,00 Resolução não é tudo!!! Dynamic range é muito importante –Especialmente para slides Profundidade de cor é muito importante A habilidade de focar é muito importante Remova poeira com ar pressurizado
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Câmeras Digitais Excelente qualidade –1 MegaPixel é suficiente para 10x15 –2 MegaPixeis é suficiente para 20x25 –Usando a melhor qualidade, é claro :-) 3 MegaPixeis é o melhor custo/benefício atualmente Ainda é mais caro obter fotos em papel através de uma câmera digital Se você não quer imprimir, a foto digital é obviamente mais barata Lembre-se que resolução não é tudo!!!
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Vantagens da Câmera Digital Feedback imediato –Não há surpresas na hora da revelação –Permite a interação com o modelo Facilita a publicação de imagens na Web Redução de custo (se nem tudo for impresso) –Encoraja a experimentação Maior facilidade de composição (dependendo da câmera)
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Desvantagens da Câmera Digital Obsoleta no dia em que você a compra Ainda é bastante cara Câmeras reflex são um sistema –Reflex digitais são muito caras Fotos em papel são caras, mas isso está mudando rápido
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Mais Informações Geral –photo.net –luminous-landscape.com Scanners –www.cix.co.uk/~tsphoto/tech/filmscan –www.halftone.co.uk –scantips.com –www.caere.com/scanners Câmeras Digitais –dpreview.com
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Copiar & Colar
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Foto Escura: Curvas
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Correção de Cor: Curvas
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Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo Os valores numéricos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255 R 255 G 255 B Preto = 0 R 0 G 0 B Cinza = X R X G X B Pele morena = 15 C 40 M 55 Y – 8 C 30 M 40 Y
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Flash Desigual: Seleção
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Correção de Perspectiva
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Resolução não é Tudo
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Dicas de Manipulação de Imagem Use toda a faixa de contraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para aumentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam
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Processamento em Batch Action Lists (Photoshop, gimp) –repetição de comandos em todos os arquivos de um diretório Script + ImageMagik –permite programar o processamento –totalmente flexível, mas exige programação
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Imprimindo Fotos Qualidade é fantástica, o problema é longevidade Use o papel fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalha-se entre 160 a 300 dpi –Resolução não é tudo HP, Epson, Canon –Uma impressora fotográfica é melhor –Mas várias impressoras vão ser muito boas
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Colocando Fotos na Web Use jpeg –qualidade 9 (no máximo de 10) –apenas 256 cores são possíveis em gif Use tags WIDTH/HEIGHT –as páginas mostrarão muito mais rápido –script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts
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Câmeras Point-and-Shoot Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretanto, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros
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Selecione o Foco
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Use Flash ao Meio-Dia
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Desligue o Flash a Noite Mas apóie sua câmera... :-)
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Revelação é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme Acho alguém que seja pelo menos razoável
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Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex Responsividade –Permite capturar o momento decisivo
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O Momento Decisivo
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Fotografia Digital: Sistema I Computador –com gravador de CD Câmera de filme –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –Olympus Stylus Epic (35mm) Scanner de papel Impressora ink-jet –com papel de fotografia
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Fotografia Digital: Sistema II Computador –com gravador de CD Câmera digital –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –pelo menos 3 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia
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Fotografia Digital: Sistema III Computador –com HD para back-up Câmera digital –câmera reflex digital –pelo menos 6 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia de formato grande
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