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Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande

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Apresentação em tema: "Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande http://walfredo.dsc.ufcg.edu.br

2 Fotografia Digital é Fotografia A parafernália digital nada mais é que um conjunto novo de ferramentas –São ferramentas muito poderosas, é verdade O que faz uma boa fotografia analógica, fará uma boa fotografia digital

3 Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

4 Luz é Tudo

5

6 Câmera Fotográfica

7 Distância Focal Zoom é uma lente com distância focal variável Grande angular Teleobjetiva

8 Exposição Três parâmetros ditam a exposição –Tempo de exposição –Abertura –Sensibilidade A mesma exposição pode ser obtida de diversas formas –1/30s, f/2.8, ISO 100 –1/60s, f/2.8, ISO 200 –1/60s, f/4.0, ISO 400

9 Tempo de Exposição Tempo que a lente fica aberta Quanto menor o tempo de exposição –Mais fácil congelar a imagem –Menos luz entra na câmera Quanto maior o tempo de exposição –Melhor você tem que segurar a câmera –Mais luz entra na câmera

10 Sensibilidade ISO 200 = metade da luz de ISO 100 ISO 400 = metade da luz de ISO 200 ISO 800 = metade da luz de ISO 400 Mais sensibilidade requer menos luz Mais sensibilidade tem maior grão/mais ruído (menos qualidade)

11 Sensibilidade ISO 100, f/4, 1 s ISO 3200, f/4, 1/30 s

12 Abertura A abertura real é proporcional a distância focal f/1.0, f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0, f/11, f/16 f/1.4 f/4 f/16

13 Abertura Profundidade de Campo 1/3000 s f/1.8 ISO 100 1/60 s f/22 ISO 400

14 Profundidade de Campo Distância Focal Foco

15 Perspectiva Grande angular Tele-objetiva

16 Tamanho do Sensor f F 1/1.8 Canon DSLR 1/2.7

17 Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

18 Imagem = Matriz de Pixels

19 Representando Cada Pixel Nós enxergamos ondas eletromagnéticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm

20 Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente

21 Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel –24 bits é suficiente para fotorealismo

22 Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg –Útil para Internet e câmeras digitais –Use qualidade 9 (de 0 a 10) –Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif –Excelente para desenhos e logos –Evite para imagens

23 Impressão A combinação de cores aditivas gera branco –Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores –Cyan é o oposto de Red –Yellow é o oposto de Blue –Magenta é o oposto de Green –Acrescentados Black para obter um preto mais forte –Este é o espaço CYMK

24 CYMK O mapeamento do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletida) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta

25 Espaços de Cores Alternativos Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)

26 Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente –Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado –Embora possa ser aproximada por software Evite monitores LCD

27 Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

28 Resolução não é Tudo

29 Dynamic Range 1 2 4 8 16 32 64 128 256 512 1,024 2,048 4,096 8,192 16,384 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Magazine photo Photo Paper Computer Monitor Film Natural Scene

30 Scanner de Papel Alternativa mais barata Funciona bem, mas: –o papel é uma cópia do filme –o filme tem maior dynamic range (armazena muito mais contraste que o papel) –gasta tempo digitalizar fotos

31 Usando um Scanner de Papel Feche a tampa do scanner Use a resolução ótica máxima Faça processamento (nitidez, etc.) depois, em um software específico Defina white point (pode ser automático) Salve em tiff (evite jpeg )

32 Scanner de Filme Alternativa superior, embora mais cara –Scanners de filme começam em US$250,00 Resolução não é tudo!!! Dynamic range é muito importante –Especialmente para slides Profundidade de cor é muito importante A habilidade de focar é muito importante Remova poeira com ar pressurizado

33 Câmeras Digitais Excelente qualidade –1 MegaPixel é suficiente para 10x15 –2 MegaPixeis é suficiente para 20x25 –Usando a melhor qualidade, é claro :-) 3 MegaPixeis é o melhor custo/benefício atualmente Ainda é mais caro obter fotos em papel através de uma câmera digital Se você não quer imprimir, a foto digital é obviamente mais barata Lembre-se que resolução não é tudo!!!

34 Vantagens da Câmera Digital Feedback imediato –Não há surpresas na hora da revelação –Permite a interação com o modelo Facilita a publicação de imagens na Web Redução de custo (se nem tudo for impresso) –Encoraja a experimentação Maior facilidade de composição (dependendo da câmera)

35 Desvantagens da Câmera Digital Obsoleta no dia em que você a compra Ainda é bastante cara Câmeras reflex são um sistema –Reflex digitais são muito caras Fotos em papel são caras, mas isso está mudando rápido

36 Mais Informações Geral –photo.net –luminous-landscape.com Scanners –www.cix.co.uk/~tsphoto/tech/filmscan –www.halftone.co.uk –scantips.com –www.caere.com/scanners Câmeras Digitais –dpreview.com

37 Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

38 Copiar & Colar

39 Foto Escura: Curvas

40 Correção de Cor: Curvas

41 Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo Os valores numéricos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255 R 255 G 255 B Preto = 0 R 0 G 0 B Cinza = X R X G X B Pele morena = 15 C 40 M 55 Y – 8 C 30 M 40 Y

42 Flash Desigual: Seleção

43 Correção de Perspectiva

44 Resolução não é Tudo

45 Dicas de Manipulação de Imagem Use toda a faixa de contraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para aumentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam

46 Processamento em Batch Action Lists (Photoshop, gimp) –repetição de comandos em todos os arquivos de um diretório Script + ImageMagik –permite programar o processamento –totalmente flexível, mas exige programação

47 Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

48 Imprimindo Fotos Qualidade é fantástica, o problema é longevidade Use o papel fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalha-se entre 160 a 300 dpi –Resolução não é tudo HP, Epson, Canon –Uma impressora fotográfica é melhor –Mas várias impressoras vão ser muito boas

49 Colocando Fotos na Web Use jpeg –qualidade 9 (no máximo de 10) –apenas 256 cores são possíveis em gif Use tags WIDTH/HEIGHT –as páginas mostrarão muito mais rápido –script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts

50 Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

51 Câmeras Point-and-Shoot Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretanto, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros

52 Selecione o Foco

53 Use Flash ao Meio-Dia

54 Desligue o Flash a Noite Mas apóie sua câmera... :-)

55 Revelação é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme Acho alguém que seja pelo menos razoável

56 Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex Responsividade –Permite capturar o momento decisivo

57 O Momento Decisivo

58 Fotografia Digital: Sistema I Computador –com gravador de CD Câmera de filme –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –Olympus Stylus Epic (35mm) Scanner de papel Impressora ink-jet –com papel de fotografia

59 Fotografia Digital: Sistema II Computador –com gravador de CD Câmera digital –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –pelo menos 3 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia

60 Fotografia Digital: Sistema III Computador –com HD para back-up Câmera digital –câmera reflex digital –pelo menos 6 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia de formato grande


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