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PublicouLetícia Garces Alterado mais de 10 anos atrás
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Walfredo Cirne walfredo@dsc.ufpb.br
Fotografia Digital Walfredo Cirne
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Fotografia Digital é Fotografia
A parafernália digital nada mais é que um conjunto novo de ferramentas São ferramentas muito poderosas, é verdade O que faz uma boa fotografia analógica, fará uma boa fotografia digital
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Luz é Tudo
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Luz é Tudo
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Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas
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Imagem = Matrix de Pixels
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Representando Cada Pixel
Nós enxergamos ondas eletromagneticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm
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Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente
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Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel 24 bits é suficiente para fotorealismo
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Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg Útil para Internet e câmeras digitais Use qualidade 9 (de 0 a 10) Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif Execelente para desenhos e logos Evite para imagens
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Impressão A combinação de cores aditivas gera branco
Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores Cyan é o oposto de Red Yellow é o oposto de Blue Magenta é o oposto de Green Acrecentamos Black para obter um preto mais profundo Este é o espaço CYMK
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CYMK O maperado do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletica) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta
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Espaços de Cores Alternativos
Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)
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Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado Embora possa ser aproximada por software Evite monitores LCD
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Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas
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Resolução não é Tudo
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Scanner de Papel Alternativa mais barta Funciona bem, mas:
o papel é uma cópia do filme o filme armazena muito mais contraste que o papel
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Usando um Scanner de Papel
Feche a tampa do scanner Use a resolução ótica máxima Faça processamento (nitidez, etc.) depois, em um software específico Defina white point (pode ser automático) Salve em tiff (evite jpeg)
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Scanner de Filme Alternativa superior, embora mais cara
Scanners de filme começam em US$ 500,00 (US) Resolução não é tudo!!! Dynamic range é muito importante Especialmente para slides Profundidade de cor é muito importante A habilidade de focar é muito importante Remova poeira com ar presurizado
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Câmeras Digitais Excelente qualidade
1 MegaPixel é suficiente para 10x15 2 MegaPixel é suficiente para 20x25 Usando a melhor qualidade, é claro :-) Ainda é mais caro obter fotos em papel através de uma câmera digital Se você não quer imprimir, a foto digital é obviamente mais barata Lembre-se que resolução não é tudo!!!
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Vantagens da Câmera Digital
Feedback imediato Não há surpresas na hora da revelação Permite a interação com o modelo Encoraja a experimentação Facilita a publicação de imagens na Web
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Desvantagens da Câmera Digital
Obsoleta no dia em que você a compra Ainda é bastante cara Câmeras reflex são um sistema Reflex digitais são exorbitantemente caras Fotos em papel são caras
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Mais Infomações Geral photo.net luminous-landscape.com Scanners
scantips.com Câmeras Digitais dpreview.com
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Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas
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Copiar & Colar
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Foto Escura: Curvas
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Correção de Cor: Curvas
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Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo
Os valores numericos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255R 255G 255B Preto = 0R 0G 0B Cinza = XR XG XB Pele morena = 15C 40M 55Y – 8C 30M 40Y
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Flash Desigual: Seleção
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Correção de Perspectiva
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Resolução não é Tudo
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Dicas de Manipulação de Imagem
Use toda a faixa de constraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para amentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam
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Processamento em Batch
Action Lists (Photoshop, gimp) repetição de comandos em todos os arquivos de um diretório Script + ImageMagik permite programar o processamento totalmente flexivel, mas exige programação
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Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas
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Imprimindo Fotos Qualidade é fantastica, o problema é longevidade
Use paper fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalhase entre 160 a 300 dpi Resolução não é tudo Epson, Canon, HP Uma impressora fotográfica é melhor Mas várias impressoras vão ser muito boas
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Colocando Fotos na Web Use jpeg Use of tags WIDTH/HEIGHT
qualide 9 (no máximo de 10) apenas 256 cores são possíveis em gif Use of tags WIDTH/HEIGHT as páginas mostrarão muito mais rápido script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts
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Algumas dicas básicas
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Câmeras Point-and-Shoot
Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretando, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros
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Selecione o Foco
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Use Flash ao Meio-Dia
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Desligue o Flash a Noite
Mas apoie sua câmera... :-)
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Revelação é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme Acho alguém que seja pelo menos razoável
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Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático
Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex Responsividade Permite capturar o momento decisivo
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O Momento Decisivo
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Fotografia Digital: Sistema I
Computador com gravador de CD Câmera de filme com auto-foco, auto-exposição, controle de flash Olympus Epic (35mm) Scanner de papel Impressora ink-jet com papel de fotografia
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Fotografia Digital: Sistema II
Computador com gravador de CD Câmera digital com auto-foco, auto-exposição, controle de flash pelo menos 1 megapixel Impressora ink-jet com papel de fotografia
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