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Walfredo Cirne walfredo@dsc.ufpb.br Fotografia Digital Walfredo Cirne walfredo@dsc.ufpb.br.

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1 Walfredo Cirne walfredo@dsc.ufpb.br
Fotografia Digital Walfredo Cirne

2 Fotografia Digital é Fotografia
A parafernália digital nada mais é que um conjunto novo de ferramentas São ferramentas muito poderosas, é verdade O que faz uma boa fotografia analógica, fará uma boa fotografia digital

3 Luz é Tudo

4 Luz é Tudo

5 Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas

6 Imagem = Matrix de Pixels

7 Representando Cada Pixel
Nós enxergamos ondas eletromagneticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm

8 Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente

9 Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel 24 bits é suficiente para fotorealismo

10 Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg Útil para Internet e câmeras digitais Use qualidade 9 (de 0 a 10) Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif Execelente para desenhos e logos Evite para imagens

11 Impressão A combinação de cores aditivas gera branco
Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores Cyan é o oposto de Red Yellow é o oposto de Blue Magenta é o oposto de Green Acrecentamos Black para obter um preto mais profundo Este é o espaço CYMK

12 CYMK O maperado do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletica) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta

13 Espaços de Cores Alternativos
Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)

14 Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado Embora possa ser aproximada por software Evite monitores LCD

15 Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas

16 Resolução não é Tudo

17 Scanner de Papel Alternativa mais barta Funciona bem, mas:
o papel é uma cópia do filme o filme armazena muito mais contraste que o papel

18 Usando um Scanner de Papel
Feche a tampa do scanner Use a resolução ótica máxima Faça processamento (nitidez, etc.) depois, em um software específico Defina white point (pode ser automático) Salve em tiff (evite jpeg)

19 Scanner de Filme Alternativa superior, embora mais cara
Scanners de filme começam em US$ 500,00 (US) Resolução não é tudo!!! Dynamic range é muito importante Especialmente para slides Profundidade de cor é muito importante A habilidade de focar é muito importante Remova poeira com ar presurizado

20 Câmeras Digitais Excelente qualidade
1 MegaPixel é suficiente para 10x15 2 MegaPixel é suficiente para 20x25 Usando a melhor qualidade, é claro :-) Ainda é mais caro obter fotos em papel através de uma câmera digital Se você não quer imprimir, a foto digital é obviamente mais barata Lembre-se que resolução não é tudo!!!

21 Vantagens da Câmera Digital
Feedback imediato Não há surpresas na hora da revelação Permite a interação com o modelo Encoraja a experimentação Facilita a publicação de imagens na Web

22 Desvantagens da Câmera Digital
Obsoleta no dia em que você a compra Ainda é bastante cara Câmeras reflex são um sistema Reflex digitais são exorbitantemente caras Fotos em papel são caras

23 Mais Infomações Geral photo.net luminous-landscape.com Scanners
scantips.com Câmeras Digitais dpreview.com

24 Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas

25 Copiar & Colar

26 Foto Escura: Curvas

27 Correção de Cor: Curvas

28 Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo
Os valores numericos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255R 255G 255B Preto = 0R 0G 0B Cinza = XR XG XB Pele morena = 15C 40M 55Y – 8C 30M 40Y

29 Flash Desigual: Seleção

30 Correção de Perspectiva

31 Resolução não é Tudo

32 Dicas de Manipulação de Imagem
Use toda a faixa de constraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para amentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam

33 Processamento em Batch
Action Lists (Photoshop, gimp) repetição de comandos em todos os arquivos de um diretório Script + ImageMagik permite programar o processamento totalmente flexivel, mas exige programação

34 Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas

35 Imprimindo Fotos Qualidade é fantastica, o problema é longevidade
Use paper fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalhase entre 160 a 300 dpi Resolução não é tudo Epson, Canon, HP Uma impressora fotográfica é melhor Mas várias impressoras vão ser muito boas

36 Colocando Fotos na Web Use jpeg Use of tags WIDTH/HEIGHT
qualide 9 (no máximo de 10) apenas 256 cores são possíveis em gif Use of tags WIDTH/HEIGHT as páginas mostrarão muito mais rápido script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts

37 Roteiro Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída
Algumas dicas básicas

38 Câmeras Point-and-Shoot
Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretando, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros

39 Selecione o Foco

40 Use Flash ao Meio-Dia

41 Desligue o Flash a Noite
Mas apoie sua câmera... :-)

42 Revelação é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme Acho alguém que seja pelo menos razoável

43 Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático
Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex Responsividade Permite capturar o momento decisivo

44 O Momento Decisivo

45 Fotografia Digital: Sistema I
Computador com gravador de CD Câmera de filme com auto-foco, auto-exposição, controle de flash Olympus Epic (35mm) Scanner de papel Impressora ink-jet com papel de fotografia

46 Fotografia Digital: Sistema II
Computador com gravador de CD Câmera digital com auto-foco, auto-exposição, controle de flash pelo menos 1 megapixel Impressora ink-jet com papel de fotografia


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