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O modelo do « coletivo de professores »

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Apresentação em tema: "O modelo do « coletivo de professores »"— Transcrição da apresentação:

1 O modelo do « coletivo de professores »
Analisar uma equipe pedagógica dentro do ensino agrícola Jean-François MARCEL Professore do lensino Su perior Agricola em sciencias da educação ENFA , Université de Toulouse (France)

2 A equipe pedagógica A dimenção coletiva: trabalhar junto dentro de uma equipe pedagógica Lembrete das contribuições da psicologia social : o conjunto é diferente das somas das partes, um grupo não se reduz à agregação de seus membros Uma aproximação para a pesquisa: Esclarecimento plural da temática Modelização Ilustração Qual uso para a ação ? Caracterização das equipes com a ajuda do modelo Do modelo « para conhecer » o instrumento « para agir » J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

3 Analíse da atividade coletiva (J. Leplat)
Tarefa engate Groupo de trabalho Atividade coletiva Consequências para o sistema Consequências para o grupo Avaliação externa Avaluação interna J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

4 Esclarecimento do esquema
A tarefa : Metas a atingir, prescrito (à variedade de graus) pela organização O grupo de trabalho: grupo de individuos que participam da execução da tarefa de maneira interdependente A atividade colectiva: intervenção coordenada dos membros que participam desta atividade O engate tarefa / grupo de trabalho: redefinição da tarefa pelo grupo (possibilidades, preferências, valores, etc.) J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

5 Uma distinção importante
« A equipe pedagógica » = Grupo de trabalho : previsto definido pelo organograma oficial O « coletivo de pofessores» = Grupo de trabalho : efetivo Por iniciativa dos membros que a constituem J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

6 Os fundos (representação comum)
Dimensão axiológica, antropológica : A cultura do estabelecimento, Gather Thurler A identidade escolar, Kherroubi O tipo profissional (Clot), o que os tarbalhadores : Conhecem e veem, Esperam e reconhecem, Apreciam ou temem Ethos profissional (Osty), O trabalho como : Uma construção social produzindo um referêncial comum A justificação (Boltansky et Thévenot) : A construção dos acordos O justo / o injusto J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

7 A colaboração (A elaboração conjunta)
Se basea numa dependência mutual entre os membros Há ajuda mútua (Trognon) quando os objetivos são convergentes É preciso destacar à importância da comunicação : funcional relacional J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

8 A organização (Crozier et Friedberg)
A noção de jogo Raciocínio estratégico (o ator no jogo) E raciocínio sistemático (a organização: o resultado do jogo) O sistema de ação concreta: Conjunto humano De ações coordonadas Por mecanismos do jogo As zonas de incerteza da organização: questões de poder J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

9 A coordenação (Mintzberg)
6 mecanismos de coordenação das tarefas: Ajuste mutual, Supervisão direta, Padronização dos procedimentos de trabalho, dos resultados, das qualificações, Do conhecimento e das normas Distinção (Trognon) : Coordenação prescrita (heterônimo) Coordenação real (contextual) importante quando existe um « coordenador  oficial » : professor principal, coordenador de curso J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

10 As prescrições Ação prescrita, a atividade se diferencia dessa ação (Amigues, Six) : Frente a frente a «prescrição decrescente » (institucional, externa) A equipe elabora uma « prescrição crescente » (interna) : decisões coletivas, normas implícitas A organização cria regras dinâmicas (Reynaud) : Recursos de cooperação: troca, negociação, acordo J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

11 O modelo do « coletivo de professores »
Prescrições (grupo de trabalho, equipe pedagógica) Coletivos de professores (coletivo de trabalho : autonomia, compromisso dos membros) - Nacionais (textos oficiais) formalizados A produção de regras endógenas : meio profissional, ordem negociado parcialmente implícito Locales (coordenação da ação coletiva) em parte formalizados As modalidades de construção de um acordo Pode ser explícitos Os fundos: tipo profissional, ethos, cultura e identidade de escola, implícitos As práticas da colaboração Pode ser explícito As estratégias dos atores parcialmente implícitos J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

12 Ilustração : Dois projetos inovadores
Um colégio difícil (ZEP) A escolha da direção de contratar dois projetos no plano nacional de inovação (depósito de títulos o ano 1) : A 3ª de inserção formação dos delegados 6ª A Designação : De um « especialista » para o ano 2 (para a reitoria) De uma CPE para projeto (para a direção) Obrigação de produzir uma monografia do projeto (para a reitoria) J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

13 Projeto de formação dos delegados 6ª
Dimensões Projeto 3º de inserção Projeto de formação dos delegados 6ª Prescrição nacional Novo dispositivo : a 3ª de inserção Novo dispositivo : a hora de vida de classe Prescrição e impulsão reitoral Seleção dos projetos, redação de uma monografia, acompagnamento por um especialista Tema Uma empresa virtual Um filme sobre a cidadania no colégio Realização Quatro quadros de aviso Um filme usado nas aulas, uma exposição, duas saídas Organização Durante as aulas Durante o tempo de meio-dia Laço disciplinas de ensino Forte Fraco Dinámica (para os alunos) Obrigação Iniciativa própria J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

14 Projeto formação dos delegados 6ª
Dimensões Projeto 3º de inserção Projeto formação dos delegados 6ª Público alunos Todos os alunos (de uma mesma turma) Os delegados de 6ª e seus suplementos Compromisso dos alunos Rejeito Entusiasma Avaliação pelos alunos Muito negativa Muito positivo Efetivo Professor 5 professores (60 % do potential) + la CPE 5 professores (80 % do potential) + la CPE. Mobilização de não-professores (assistentes de educação, estagiáros) Compromisso dos professores Limitado às reuniões do dispositivo Numerosas reuniões de trabalho Avaliação para os pofessores Muito negativo Muito positivo (seguindo o próximo ano) Reconhecimento Projeto passado dispercebido Projeto conhecido e reconhecido dentro do estabelecimento e na retoria J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

15 O uso do modelo 1 Dimensões Coletivo dos professores de 3ª de inserção
A produção das regras endógenas Acordo mínimo sobre o tema da empresa virtual. A seguir, cada professor gera a articulação de seus professores e a contribuição ao projeto. Os coordonadores decidem metas sozinhos. Adesão e apropriação de uma ideia. Os coordenadores dinamizam, os participantes elaboram e põem em execusão coletivamente o dispositivo. J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

16 O uso do modelo 2 Dimensões Coletivo dos professores de 3ª de inserção
As modalidades de construção de um acordo Discordia profunda, mas ocultado, entre os coordenadores e os outros professores a respeito das modalidades de administração de uma turma difícil. Acordo sobre os princípios pedagógicos comuns amplamente discutido e esclarecido J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

17 O uso do model 3 Dimensões Coletivo dos professores de 3ª de inserção
Os fundos O compromisso se faz em nome do dever, uma carga suplementária inerente a lecionar em 3ª de inserção. O desacordo precedente se enraiza dentro de duas visões diferentes (a dominante instrução e a dominante educação) da profissão de professor. O compromisso se faz em nome de convicções pedagógicas e de uma visão (à dominante educação) da profissão de professor. J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

18 O uso do modelo 4 Dimensão Coletivo dos professores de 3ª de inserção
As estratégias dos atores Os coordenadores, em nome de sua legitimadade institucional confiscam as decisões e as protegem fazendo obstrução a qualquer debate pedagógico durante as reuniões. O professor do primário e a CPE tomam o poder entre os professores do secundário J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

19 O uso do modelo 5 Dimensão Coletivo dos professores de 3ª de inserção
As práticas de colaborações Quase nulas, cada um trabalho na sua sala de aula, as coordenações são mínimas Assíduos, tanto para a concepção e a regulação do projeto, que para seu funcionamento em trabalhos conduzidos por binômios J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

20 As contribuições do modelo
Os limites da « prescrição decrescente » : um mesmo estabelecimento um modo de constituição similar Função da « prescrição crescente» : um coletivo de professores uma coleção de professores Eficiência = laço entre : Andamento (trabalhar junto) produto (o que é previsto) Duas questões: As aprendizagens? O lugar das disciplinas de ensino? J-F Marcel, Brésil, Mai 2009

21 Um instrumento para a ação
Com a ajuda das 5 dimensões do modelo: Descrever um coletivo dos professores de seu estabelecimento Propor alguns elementos de análise Adaptar o instrumento: Listar as dimensões que estão faltando Listar as dimensões que são pouco operatórias Elaborar: Uma tabela de apresentação de um coletivo de professores Usável pelos professores do ensino agrícola brasileiro Para analisar o funcionamento da sua equipe J-F Marcel, Brésil, Mai 2009


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