A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:"— Transcrição da apresentação:

1

2 O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem: São Vicente (São Paulo).

3 A expressão Entradas e bandeiras é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo africanos.

4 De maneira geral, considera-se que:
Entradas eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal; respeitando o limite de Tordesilhas. Bandeiras eram iniciativas de particulares, associados ou não, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucros; que não respeitavam Tordesilhas.

5 Tipos de bandeiras Apresamento - caça ao índio (preação).
Sertanismo de contrato - destruição de quilombos ou outros serviços no interior. Prospecção - busca de metais preciosos. Monções – Abastecimento.

6

7 # Esmeraldas X Turmalinas/Ouro # Conhecimento do Sertão
Ciclo das Bandeiras em busca de Riquezas Minerais 1674. Fernão Dias Paes # D. Afonso VI # Esmeraldas X Turmalinas/Ouro # Conhecimento do Sertão 1693: Antônio Rodrigues Arzão: Ouro em Minas Gerais 1698: Antônio Dias de Oliveira: Ouro em Vila Rica (Ouro Preto) 1700: Borba Gato: Ouro em Sabará 1719: Pascoal Moreira Cabral: Ouro em Cuiabá 1722: Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera): Ouro em Goiás

8 Conseqüências: alargamento informal das fronteiras,
Ataque e destruição de missões no sul, dando origem a reserva de gado, Descoberta de ouro (nos atuais estados de MG, MT e GO)

9 A administração aurífera
Intendência das Minas (1702) – órgão criado por Portugal para administrar a região das minas. Divisão das minas em lotes (Datas); Cobrança abusiva de impostos Casas de Fundição (1720).

10 A Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido na região das Minas Gerais, no Brasil, de 1707 a Emboaba era o nome dado aos portugueses e aos demais brasileiros que chegavam às Minas Gerais para catar ouro.

11 Os paulistas, na qualidade de descobridores das minas, reivindicavam para si o direito exclusivo de exploração do ouro. Os que discordavam deste intento, em sua maioria portugueses e baianos, ficaram conhecidos como Emboabas (do tupi, aves pernaltas, referência ao hábito de os forasteiros usarem botas).

12 O confronto terminou por volta de 1709, graças à intervenção do governador do Rio de Janeiro, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. Sem os privilégios desejados e sem forças para guerrear, os paulistas retiraram-se da região. Muitos deles foram para o oeste, onde mais tarde descobriram novas jazidas de ouro, nos atuais estados do Mato Grosso e Goiás.

13 Capitação (1735 – imposto sobre escravos)
Principais impostos O Quinto (20%) Capitação (1735 – imposto sobre escravos)

14 Santo do pau-oco Na região mineradora, o contrabando de ouro em pó era feito através de imagens de madeira que os santeiros escupiam deixando o interior oco para facilitar a ocultação do metal.

15 Curiosidade: A expressão “santo do pau oco”, sobreviveu à passagem do tempo e é empregada agora para identificar os hipócritas, os falsos, os mentirosos e os enganadores. 

16 O Tratado de Methuen foi um acordo comercial estabelecido no dia 27 de dezembro de 1703 entre Portugal e Inglaterra. Também é conhecido como Tratado de Panos e Vinhos.Os portugueses se comprometiam a consumir os tecidos da Inglaterra e os ingleses a consumir os vinhos de Portugal.

17 Cobranças 100 arrobas anuais (1500kg/ano).
Derrama (cobrança de impostos atrasados). Submissão de Portugal aos interesses ingleses. Cobranças

18 Mudanças do Brasil a partir da descoberta de ouro:
Aumento populacional. Aumento do mercado interno. Integração econômica.

19 Integração do sul (gado).
Deslocamento do eixo econômico (NE – SE). Mudança da capital (RJ – 1763). Interiorização.

20 Urbanização (Vila Rica, Mariana, Sabará, Diamantina...).
Vila Rica – atual Ouro Preto Urbanização (Vila Rica, Mariana, Sabará, Diamantina...). Surgimento de classe média urbana. Mobilidade social relativa. Aumento do escravismo.

21

22 O declínio da mineração.
A partir da segunda metade do século XVIII, a atividade mineradora começou a declinar, com a interrupção das descobertas e o gradativo esgotamento das minas em operação. O predomínio do ouro de aluvião, de fácil extração, não requeria uma tecnologia sofisticada. Porém, à medida que esses depósitos aluvionais se esgotavam, era necessário passar para a exploração das rochas matrizes (quartzo itabirito) extremamente duras e que demandavam uma tecnologia com maiores aperfeiçoamentos. Chegando nesse ponto, a mineração entrou em acentuada decadência.

23


Carregar ppt "O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google