Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHeloísa Jose Alterado mais de 9 anos atrás
1
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Confiabilidade EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
2
Introdução Confiabilidade Uma das principais dimensões da qualidade
Aspecto essencial de produto e processo Alta confiabilidade => vantagem competitiva Habilidade de um produto de desempenhar o que é esperado ao longo do tempo 2
3
Introdução Confiabilidade
“Probabilidade de um produto, equipamento ou sistema desempenhar sua função pretendida por determinado período e sob condições operacionais específicas.” 3 3
4
Introdução Confiabilidade inerente Confiabilidade atingida
Confiabilidade prevista Determinada pelo projeto do produto / processo Confiabilidade atingida Real Observada durante o uso 4 4
5
Medição da Confiabilidade
Determinação prática Nº de falhas / tempo considerado Média de tempo das falhas Média de tempo entre as falhas TAXA DE FALHAS Medidas Alternativas 5 5
6
Engenharia da Confiabilidade
“Disciplina responsável pelo projeto, manufatura e garantia de produtos de alta confiabilidade.” Padronização Redundância Física da Falha Teste de confiabilidade Burn-in FMEA 6 6 Árvore de falhas
7
Engenharia da Confiabilidade
Padronização Componentes com registros de confiabilidade comprovados Componente-padrão Alta confiabilidade e redução de custos 7 7
8
Engenharia da Confiabilidade
Redundância Componentes de backup Falha de um componente => falha do sistema Aumento da confiabilidade Aumento de custos e tamanho do sistema 8 8
9
Engenharia da Confiabilidade
Física da Falha Falhas resultantes de reações químicas ao longo do tempo Efeitos de temperatura e umidade Compreensão das propriedades do material Eliminação de falhas (eng. de falha + químicos + eng. de materiais) 9 9
10
Engenharia da Confiabilidade
Testes de confiabilidade Condições ambientais de simulação Determinação do desempenho do produto, tempo de operação e modo de falha Avaliação das garantias oferecidas Prevenção de custos relacionados a falhas iniciais de campo 10 10
11
Engenharia da Confiabilidade
Burn-in Semicondutores: base de montagem para mode Defeitos latentes Pequena proporção de defeitos Falhas nas primeiras horas de operação Exposição dos semicondutores a temperaturas elevadas 11 11
12
Engenharia da Confiabilidade
Análise dos Modos de Falha (FMEA) Propósito Identificar todas as formas de falha Estimar os efeitos e seriedade da falha Recomendar ações corretivas 12 12
13
Engenharia da Confiabilidade
13 13
14
Engenharia da Confiabilidade
Árvore de falhas Lista de riscos ou resultados indesejados Desenvolvimento de lista de origens e causas 14 14
15
Engenharia da Confiabilidade
15 15
16
Gestão da Confiabilidade
1 Definição dos requisitos de desempenho do cliente Determinação de fatores econômicos importantes e sua relação com os requisitos de confiabilidade 2 Definição das condições nas quais o produto será usado 3 16 16
17
Gestão da Confiabilidade
Seleção de componentes e projetos para preencher os critérios de custos e confiabilidade 4 Determinação de requisitos de confiabilidade para máquinas e equipamentos e seus impactos na produção 5 Análise de dados de confiabilidade de campo para melhoria da qualidade 6 17 17
18
Manutenabilidade Fatores de projeto que permitem o cumprimento “fácil” de manutenção Manutenção preventiva Reduz o risco de falha Manutenção corretiva Resposta às falhas 18 18
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.