A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CABEAMENTO ESTRUTURADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CABEAMENTO ESTRUTURADO"— Transcrição da apresentação:

1 CABEAMENTO ESTRUTURADO
PROFº Luiz Fernando de Oliveira Nunes Aula 04: 09/09/2009 IPEP 2009

2 Cabeamento Estruturado
É um sistema de cabeamento cuja infra-estrutura é flexível e suporta a utilização de diversos tipos de aplicações tais como: dados, voz, imagem e controles prediais. Nos dias de hoje as empresas estão levando em conta a utilização deste tipo de sistema pelas vantagens que o mesmo apresenta em relação aos cabeamentos tradicionais, onde as aplicações são atendidas por cabeamentos dedicados, (ex.: um para dados e outro para voz), principalmente se as vantagens forem levadas em conta com o passar do tempo.

3 Com o grande crescimento da demanda dos sistemas relacionados às aplicações mencionadas acima, as empresas e as organizações de padronização passaram a estabelecer padrões proprietários de cabeamento, resultando numa ampla diversidade de topologias, tipos de cabos, conectores, padrões de ligação, etc.

4 O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado surgiu como resposta a este avanço das telecomunicações com o objetivo de criar uma padronização do cabeamento instalado dentro de edifícios comerciais e residenciais independente das aplicações a serem utilizadas no mesmo. Para podermos compreender melhor o assunto vamos fazer uma analogia com um sistema elétrico de um edifício ou residência, no qual o cabeamento instalado proporciona ao usuário a possibilidade de utilizar diversos aparelhos tais como rádio, televisor, secador de cabelos, entre outros; bastando para tanto que o cabo de alimentação destes equipamentos seja "plugado" na tomada que encontra-se na parede ou piso do local.

5 Da mesma maneira o Sistema de Cabeamento Estruturado proporciona ao usuário a utilização de um computador, um telefone, uma câmera de vídeo, um alto falante, um sensor de temperatura, presença, etc. de maneira simples e organizada. Além de padronizar o cabeamento de forma a atender aos diversos padrões de redes locais, telefonia e outras aplicações (independente do fabricante ou do tipo de equipamento) o conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado agrega outros benefícios importantes que solucionam problemas tais como crescimento populacional (o dimensionamento dos pontos de um Sistema de Cabeamento Estruturado é baseado na área em m2 do local a ser cabeado ao invés do número de usuários), alteração de layout dos usuários (em média 25% dos funcionários sofrem mudanças dentro da empresa no prazo de um ano), evolução da tecnologia rumo a aplicações com taxas de transmissão maiores, falhas nos cabos ou nas conexões, entre outros.

6 É importante lembrarmos que o cabeamento possui a maior expectativa de vida numa rede (em torno de 15 anos). Percebemos que um mesmo cabeamento irá suportar a troca de alguns hardwares e vários softwares. Além disso, existem fabricantes do mercado que proporcionam uma garantia Estendida de seus produtos para ate 25 anos, desde que todos os produtos sejam fabricados pela empresa e os mesmos sejam instalados por canais autorizados de integração (System Integrators). De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos os problemas de gerenciamento da camada física contabilizam 50% dos problemas de rede e o Sistema de Cabeamento Estruturado consiste apenas de 2 a 5% do investimento na rede.

7 Se levarmos em conta o investimento inicial realizado em um Sistema de Cabeamento Estruturado e notarmos que o mesmo sobreviverá aos demais componentes da rede além de requerer pouquíssimas atualizações com o passar do tempo, notamos que o mesmo fornece um retorno do investimento excepcional. Em vista dos fatores apresentados anteriormente, percebemos que a escolha de um Sistema de Cabeamento Estruturado é uma decisão muito importante, pois influenciará a performance de toda a rede, assim como a confiabilidade da mesma.

8 Padronização Reconhecendo a necessidade de padronizar o Sistema de Cabeamento Estruturado diversos profissionais, fabricantes, consultores e usuários reuniram-se sob a orientação de organizações como ISSO/IEC, TIA/EIA, CSA, ANSI, BICSI e outras para desenvolver normas que garantissem a implementação do conceito do mesmo.

9 Apesar deste trabalho resultar em diversas normas a mais conhecida no Brasil é a ANSI/TIA/EIA 568-A originária dos Estados Unidos fruto de um trabalho entre a Telecommunications Industry Association (TIA) e a Electronics Industries Association (EIA). A norma ANSI/TIA/EIA-568-A (Padrões de Cabeamento) prevê todos os conceitos citados anteriormente e é complementada por outras normas tais como a ANSI/TIA/EIA-569-A (Infra-estrutura), ANSI/EIA/TIA-570-A (Cabeamento Residencial), ANSI/TIA/EIA-606 (Administração), ANSI/TIA/EIA-607 (Aterramento), além de alguns TSBs (Telecommunications Systems Bulletin) tais como o TSB67 (Testes realizados em campo no cabeamento UTP), TSB72 (Cabeamento óptico centralizado), TSB75 (Práticas do cabeamento por zonas - Zone Wiring) e o TSB95 (Diretrizes adicionais da performance de transmissão do cabeamento UTP 4P Cat.5).

10 Porque usar Cabeamento Estruturado?
A operacionalização de uma rede de computadores tem como objetivos básicos prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas e facilitar a comunicação dos usuários dentro das empresas e entre as empresas, seus clientes, parceiros e fornecedores.

11 Dessa maneira, podemos definir que uma das finalidades mais simples de uma rede de computadores é o compartilhamento das informações entre dois ou mais usuários. Entretanto, podem ser necessários compartilhamentos mais complexos e com grande tráfego de informações e, conseqüentemente, redes com diversos níveis de complexidade.

12 Ainda é comum a prática de se improvisar sistemas de cabeamento para a interligação dessas redes sem existir um planejamento e estudos prévios. O cabeamento é normalmente instalado ao acaso, sem a observação de técnicas específicas. Nesses casos, um novo ponto de rede deve ser instalado cada vez que se deseja utilizar uma nova aplicação ou quando ocorrem mudanças de layout dentro da edificação.

13 Para facilitar as mudanças e tornar a comunicação mais eficiente são utilizadas diversas técnicas, entre elas o conceito de sistemas estruturados. A utilização de sistemas estruturados no projeto de redes torna possível conectar, em um mesmo ponto de ligação, computadores, sistemas de telefonia e de alarme, distribuição de vídeo e TV a cabo, etc. Logo, um sistema estruturado tem como característica básica ser um sistema multimídia capaz de proporcionar acesso aos vários sistemas de comunicação (voz, dados, imagens, sinais de controle) através de um único sistema de cabeamento. O propósito dessa infra-estrutura de rede é prover uma base sólida para o bom desempenho das redes de comunicação existentes, visando à longevidade do sistema.

14 Por definição, um sistema estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos que suporte qualquer equipamento de telecomunicações (todos os sistemas de sinais de baixa voltagem que conduzam informações dentro dos edifícios, tais como voz, dados, imagem, segurança, etc.) e que possa ser facilmente redirecionada, no sentido de prover um caminho de transmissão entre quaisquer pontos desta rede.

15 Uma rede estruturada elimina a dispersão dos cabos destinados ao transporte dos sinais de dados na área de instalação, não permitindo a mistura com os demais cabos de eletricidade e controle, por exemplo, identificando os cabos e facilitando a manutenção

16 Conclusão Um sistema estruturado dessa forma garante a flexibilidade e facilidade de manutenção. Com esta solução, é possível eliminar os cabos desnecessários, já que é feito um remanejamento na estrutura da rede. Uma infra-estrutura com cabeamento estruturado comporta as mais variadas aplicações, pois, sendo uma rede física com capacidade de suportar sinais de voz, dados, imagem e sinais de controle, tem uma ampla gama de usos, independentemente do tipo de aplicação (comercial, industrial ou residencial), propiciando desde controle de sistemas industriais, interligação de sistemas de segurança, controle de acesso, sistemas multimídia, vídeo conferência etc.

17 A estruturação das redes de dados e de telecomunicações dentro das empresas é um passo importante para que estas possam responder de forma rápida e eficaz às solicitações cada vez maiores de recursos de comunicação e, dentro dessa realidade, os sistemas estruturados destacam-se como uma solução economicamente viável e tecnicamente eficaz.

18 Dúvidas? OBRIGADO! PROF° Luiz Nunes


Carregar ppt "CABEAMENTO ESTRUTURADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google