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PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO
Parte 1

2 PLANEJAMENTO DE LAYOUT
Envolve não só mudanças espaciais, mas também mudanças no comportamento de todos os que utilizam.

3 OBJETIVO GERAL É o aproveitamento racional do espaço físico que permita a criação de um cenário organizacional para cada posto de trabalho compatível com o critério de departamentalização.

4 Para atingir esse objetivo é necessário criar uma inter-relação espacial de forma estruturada, racional e lógica em função dos processos operacionais que nele serão realizados.

5 SUPERFICIES Superfície estática - é a superfície ocupada correspondente aos móveis, máquinas e instalações. Superfície gravitacional - é a superfície utilizada ao redor dos postos de trabalho pelo operador e pelo material acoplado para materiais em curso. Superfície de circulação - é a superfície que se tem de reserva entre os postos de trabalho para uso do pessoal.

6 MOBILIÁRIO, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
O mobiliário, as máquinas e os equipamentos compõem o cenário organizacional; As pessoas compõem o comportamento no espaço.

7 CABE AO ADMINISTRADOR Apresentar soluções que possibilitem a execução das tarefas em condições favoráveis aos usuários. É necessário utilizar espaços de trabalho modulares que possam ser ampliados ou reduzidos de acordo com a racionalização dos processos.

8 móveis CADEIRAS – deve ser adequada para cada tipo de tarefa;
MESA – deve ter uma superfície de trabalho nem muito alta nem muito baixa; TAMPOS – fórmica fosca evita o reflexo; ARQUIVOS E ARMÁRIOS – serão substituídos por formulários eletrônicos, eliminando os documentos impressos; PADRONIZAÇÃO – reduz o custo operacional de aquisição e manutenção, além de facilitar a decoração.

9 RUIDO O ruído não deve ser confundido com som ambiente, pois este é desejável, enquanto aquele é indesejável. O ruído incomoda; O som é agradável. Solicitar sempre um diagnóstico feito por um profissional especializado.

10 RUIDO E AS FONTES As fontes de ruído podem ser internas ou externas. FONTE INTERNA Maquinas desreguladas, ou com defeitos; Falta de educação dos funcionários em conviver em ambientes comunitários; Conversas paralelas ao trabalho, não inerentes ao serviço executado; Tratamento acústico inadequado.

11 RUÍDOS EXTERNOS Os ruídos externos penetram no ambiente de trabalho pelas janelas, portas que somados ao ruído do próprio ambiente, causam um cansaço anormal no final do dia resultando em estresse.

12 CAUSA DOS RUÍDOS EXTERNO
Cano de descarga furado dos automóveis; Buzinas; Alto-falante de vendedores ambulantes; Máquinas e veículos utilizados em obras;

13 Segundo a norma NBR da ABNT, o nível de 85 dB é considerado o limite suportável ao ouvido humano.

14 Há tipos de atividades que expõe os funcionários a fontes intensas de ruído, como é o caso dos funcionários que trabalham nas pistas dos aeroportos. Para estes, segundo especialistas, é necessário fornecer protetores auriculares a fim de não sofrerem lesões. EPI – equipamento de proteção individual.

15 Quanto maior o nível de ruído no ambiente de trabalho, menor deverá ser a exposição de pessoas nesse ambiente.

16

17 O RUIDO E AS MEDIDAS PROFILÁTICAS
O controle da fonte – programas de treinamento para mudança comportamental dos usuários, projetos adequados de máquinas, equipamentos e instalações, etc.

18 O isolamento da fonte – confinamento da fonte de ruído em um certo espaço, por meio de câmaras acústicas, salas especiais ou paredes separadas. Uso de abafadores – envolver a fonte de ruído de forma a separá-la das pessoas.

19 Tratamento acústico – instalação de painéis de material acústico nas paredes, forros, pisos, portas e janelas, tendo por efeito reduzir a reverberação, como vidros duplos nas esquadrias das janelas, cortiça, lá de vidro e gesso.

20 O ruído é um ponto crítico que o administrador precisa considerar quando da concepção do cenário organizacional.

21 Ambientes que ultrapassam os limites de conforto ou mesmo de segurança pode causar lesões físicas e psicológicas, muitas vezes, irreversíveis.

22 O ruído não causa apenas lesões, pois provoca aumento da tensão a que o homem está normalmente sujeito. Indivíduos tensos tornam-se irritáveis com facilidade, as pessoas predispostas à depressão podem ter seu estado de angústia agravado, enquanto são mais freqüentes as crises nos epiléticos.

23 CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos
CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.


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