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PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO parte 2 Prof. Beth CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.

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1 PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO parte 2 Prof. Beth CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.

2 CORES As cores aplicadas em um ambiente de trabalho provocam diversos fenômenos psíquicos se associadas a um programa de motivação.

3 PSICODINÂMICA DAS CORES As sensações causadas pelas cores vão depender fundamentalmente do estado emocional e motivacional de cada indivíduo. Ex. estar com fome, a cor laranja aumentará o apetite por ser estimulante.

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6 ILUMINAÇÃO Um projeto de trabalho produz ganho de produtividade quando:

7 ILUMINAÇÃO O volume de trabalho aumenta em função da melhoria qualitativa do ambiente, da melhoria do relacionamento de seus funcionários, da maior concentração no trabalho, da redução do número de erros e acidentes em função da redução de esforço empregado na realização da tarefa e dos baixos níveis de absenteísmo pela redução da fadiga.

8 Iluminação e acústica são fatores que influenciam diretamente o conforto, a produtividade e até mesmo a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho.

9 Uma iluminação inadequada, além de atrapalhar o rendimento das pessoas, também pode deixar uma imagem negativa da sua marca ou empresa junto ao público.

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15 Índice de reflexão Deve-se escolher as cores um função da utilização no ambiente de trabalho.

16 CONTROLE ESPACIAL E SEGURANÇA As cores podem ser utilizadas para divisão visual dos ambientes de trabalho e como recurso de segurança. Ex. Extintores de incêndio – vermelho Amarelo – cuidado Branco - Passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas, direção e circulação, localização e coletores de resíduos;

17 SEGURANÇA, HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO Ao administrador, compete preparar o ambiente de trabalho de forma a garantir o respeito às normas de segurança, higiene e medicina do trabalho, previstas na legislação federal, estaduais e municipais.

18 MAPA DE RISCO É uma representação gráfica que indica o nível de risco de cada área de trabalho da empresa, a fim de prevenir acidentes de trabalho, prejuízos à saúde e sinistros.

19 EXEMPLO DE MAPA DE RISCO

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21 CIPA CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é composta por representantes dos empregados e dos empregador. MISSÃO – preservação da saúde e da integridade física de todos aqueles que interagem com a empresa.

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23 BRIGADA CONTRA INCÊNDIO O administrador deverá criar a brigada contra incêndio formada por uma equipe de funcionários de diferentes órgãos da empresa, ou contratar uma empresa prestadora desse tipo de serviço, com o objetivo de acionar o corpo de bombeiros e entrar em ação nos primeiros cinco minutos de um incêndio para extingui-lo.

24 ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O estudo da ergonomia requer conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano; Da antropometria que estuda as dimensões do corpo humano; Da psicologia experimental que estuda o comportamento humano no trabalho; Da medicina industrial que estuda as condições adversas de trabalho; Da física e engenharia que estudam as condições expostas ao trabalho.

25 CONCLUSÃO O planejamento de layout deve ser coordenado pelo administrador. A participação de engenheiros, arquitetos, pedagogos, psicólogos no planejamento é fundamental, pois seus conhecimentos científicos também devem estar ali presentes.


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