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PublicouÁgata Furtado Alterado mais de 10 anos atrás
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PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO parte 2 Prof. Beth CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.
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CORES As cores aplicadas em um ambiente de trabalho provocam diversos fenômenos psíquicos se associadas a um programa de motivação.
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PSICODINÂMICA DAS CORES As sensações causadas pelas cores vão depender fundamentalmente do estado emocional e motivacional de cada indivíduo. Ex. estar com fome, a cor laranja aumentará o apetite por ser estimulante.
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ILUMINAÇÃO Um projeto de trabalho produz ganho de produtividade quando:
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ILUMINAÇÃO O volume de trabalho aumenta em função da melhoria qualitativa do ambiente, da melhoria do relacionamento de seus funcionários, da maior concentração no trabalho, da redução do número de erros e acidentes em função da redução de esforço empregado na realização da tarefa e dos baixos níveis de absenteísmo pela redução da fadiga.
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Iluminação e acústica são fatores que influenciam diretamente o conforto, a produtividade e até mesmo a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho.
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Uma iluminação inadequada, além de atrapalhar o rendimento das pessoas, também pode deixar uma imagem negativa da sua marca ou empresa junto ao público.
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Índice de reflexão Deve-se escolher as cores um função da utilização no ambiente de trabalho.
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CONTROLE ESPACIAL E SEGURANÇA As cores podem ser utilizadas para divisão visual dos ambientes de trabalho e como recurso de segurança. Ex. Extintores de incêndio – vermelho Amarelo – cuidado Branco - Passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas, direção e circulação, localização e coletores de resíduos;
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SEGURANÇA, HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO Ao administrador, compete preparar o ambiente de trabalho de forma a garantir o respeito às normas de segurança, higiene e medicina do trabalho, previstas na legislação federal, estaduais e municipais.
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MAPA DE RISCO É uma representação gráfica que indica o nível de risco de cada área de trabalho da empresa, a fim de prevenir acidentes de trabalho, prejuízos à saúde e sinistros.
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EXEMPLO DE MAPA DE RISCO
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CIPA CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é composta por representantes dos empregados e dos empregador. MISSÃO – preservação da saúde e da integridade física de todos aqueles que interagem com a empresa.
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BRIGADA CONTRA INCÊNDIO O administrador deverá criar a brigada contra incêndio formada por uma equipe de funcionários de diferentes órgãos da empresa, ou contratar uma empresa prestadora desse tipo de serviço, com o objetivo de acionar o corpo de bombeiros e entrar em ação nos primeiros cinco minutos de um incêndio para extingui-lo.
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ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O estudo da ergonomia requer conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano; Da antropometria que estuda as dimensões do corpo humano; Da psicologia experimental que estuda o comportamento humano no trabalho; Da medicina industrial que estuda as condições adversas de trabalho; Da física e engenharia que estudam as condições expostas ao trabalho.
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CONCLUSÃO O planejamento de layout deve ser coordenado pelo administrador. A participação de engenheiros, arquitetos, pedagogos, psicólogos no planejamento é fundamental, pois seus conhecimentos científicos também devem estar ali presentes.
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