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Mídia Impressa.

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Apresentação em tema: "Mídia Impressa."— Transcrição da apresentação:

1 Mídia Impressa

2 Circulação e Tiragem Qual a diferença???
Mídia Impressa Circulação e Tiragem Qual a diferença???

3 A tiragem pode ser 100 mil e a circulação zero.
Mídia Impressa Circulação É o termo correto utilizado em mídia, exprime a idéia do total de leitores de uma publicação. Tiragem É um termo gráfico. Expressa a quantidade de material que foi impresso. A tiragem pode ser 100 mil e a circulação zero.

4 As mídias impressas são auditadas pelo IVC que comprava:
Circulação paga Circulação grátis Tiragem Existem normas e vários procedimentos para o processo de filiação, o que aumenta a credibilidade do órgão junto ao meio publicitário.

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7 Características físicas
JORNAL Características físicas O jornal é dividido em colunas. Sua comercialização é feita através de colunas x altura. Os jornais que circulam diariamente, tem maior circulação aos domingos, do que em dia úteis, o que proporciona custos diferenciados também. Além disso, comercialmente, é dividido em Noticiário e Classificados e subdivido em secções.

8 Grandes títulos de jornal:
Zero Hora (Grupo RBS), Estadão, Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, O Globo, O Estado de Minas, Jornal O Dia (do Rio de Janeiro). Populares Extra, Agora, Notícias Já.

9 JORNAL

10 JORNAL Noticiário Onde estão localizados as notícias, muitas vezes são divididos por cadernos/assuntos. Os anúncios são diagramados junto das noticias. São comercializados em cm(altura) x coluna (largura)

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13 JORNAL Classificados Espaço reservado somente para anúncios, em geral são divididos por cadernos e subdivididos por assuntos. Os maiores jornais seguem o padrão ANJ e tem 10 colunas e 53 cm de altura, para o formato standard.São comercializados em cm x col. ou linha x col.

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15 JORNAL Pontos Positivos: Oportunidade de fatos
Abrangência concentrada na cidade sede Ampla aceitação Alta credibilidade Publico qualificado Permite explorar as características dos produtos. Principais títulos possuem grandes circulações.

16 JORNAL Pontos Positivos : Facilidade de uso de cor
Flexibilidade nos tamanhos dos anúncios Possibilidade de encartes Perfil de publico concentrado em formadores de opinião e nas classes AB Produz documentação Portabilidade Rapidez p/ começar a veicular

17 JORNAL Pontos Fracos: Vida curta Circulação baixa
O meio esta “envelhecendo” CPM alto Requer muita verba para cobrir varias cidades ou mercado nacional.

18 Características importantes na comercialização Freqüência Formato
JORNAL Características importantes na comercialização Freqüência Formato

19 Cliente: Supermercado
Exercícios Cliente: Supermercado Campanha: Páscoa Período: 18/02 a 03/03 Meio: Jornal Dia útil: R$ 25,00 Cm/Col Dom: R$ 32,00 Cm/col

20 Exercícios Onde posicionaremos o anuncio?
Calcule quanto custará um anuncio de pagina inteira?? Se trabalharmos com um “rouba pagina” (5 col x 45 cm), quanto custará? Quanto custará 2 anúncios de ½ página?

21 Exercícios O mesmo cliente precisa
vender um caminhão que utilizavam para entrega, onde devem anunciar? Qual será o custo???

22 Exercícios Custo domingo cm x col.: R$ 13,00
Custo d. u. cm x col.: R$ 9,50 Tamanho do anuncio: 2 col. x 5 cm

23 REVISTA Características físicas
É dividido em colunas. Os títulos circulam semanalmente, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral semestral e até anualmente. A revista é dividida em Noticiário e Classificados, e geralmente chamados de módulos. A comercialização é feita através de formatos predeterminados.

24 Veja (Veja SP, Veja RJ), Isto É, Exame,
REVISTA Grandes títulos: Veja (Veja SP, Veja RJ), Isto É, Exame, Caras, Quem. Revistas segmentadas Por tipo de negocio (agro negocio, informática, escola, etc.), Fofoca, etc.

25 REVISTA Pontos Positivos: Oportunidade de fatos
Custo de produção pode ser baixo Abrangência nacional plena Alta credibilidade

26 REVISTA Vida longa Publico qualificado
Pontos Positivos: Vida longa Publico qualificado Permite explorar as características dos produtos Principais títulos possuem grandes circulações Há títulos para todos os segmentos de públicos e classes sociais

27 REVISTA Pontos Positivos : Qualidade de impressão e uso de cor
Flexibilidade nos tamanhos dos anúncios Possibilidade de encartes Perfil de publico concentrado em formadores de opinião e nas classes AB Produz documentação Portabilidade Permite segmentação

28 REVISTA Pontos Fracos: CPM alto Preços absolutos altos
Requer muita verba para obter alta cobertura geográfica Demora para iniciar a campanha. Falta de garantia de posição

29 Os formatos já são definidos:
REVISTA COMERCIALIZAÇÃO Os formatos já são definidos: Página, ½ pagina, 1/3 de página, 2/3 de página, módulos e junção de módulos. Outras opções também são comercializadas, mas entra na particularidade de cada revista e ou editora.

30 REVISTA COMERCIALIZAÇÃO Na comercialização de revista é muito importante ter freqüência, a não ser, que seja uma campanha de varejo (isto é trabalhe com ofertas).

31 O que é isso??? Matéria?? Anúncio???
Informe Publicitário O que é isso??? Matéria?? Anúncio???

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33 O conteúdo deve ser de responsabilidade do cliente e ou agência.
Informe Publicitário È um espaço comercial, comprado, pelo anunciante, que pode ser usado parecido com uma matéria. Com o objetivo, usar da credibilidade do veiculo e “montar” uma matéria dando a ilusão que foi o veiculo que escreveu. Os leigos de modo geral, não percebem que trata-se de um anuncio. Quem deve produzir?? O conteúdo deve ser de responsabilidade do cliente e ou agência.

34 Informe Publicitário De modo geral, os veículos tem em suas tabelas de preços, as regras desta comercialização (do tipo: fonte permita, constar no anuncio a informação “informe Publicitário”, etc.) e preços diferenciados (mais altos), pois considera-se que o cliente esta “usado” da credibilidade do veiculo.

35 A campanha utilizará revista Claudia e Revista Caras, durante 2 meses.
Exercícios Teremos uma campanha de lançamento de um perfume feminino. Nossa estratégia é utilizar três “teaser’s” de ½ pagina seqüenciais e um anuncio de pagina dupla. De manutenção será utilizadas páginas inteiras. A campanha utilizará revista Claudia e Revista Caras, durante 2 meses.

36 Tabelas Formatos Caras Claudia Pag. Indeterminada 99.400,00 122.000,00
Pag. Determinada ,00 2/3 pagina 97.600,00 1/2 pagina 63.600,00 73.200,00 1/3 pagina 43.900,00 13.600,00

37 Exercícios Quanto o cliente deve investir em cada veículo?
Qual será verba mensal do cliente? Qual a verba total do lançamento?

38 CPM _______(Preço ou verba)____ x 1.000
(Total de pessoas, circulação ou impactos) Isto é, O preço dividido pela circulação vezes 1.000

39 CPM O CPM é usado como parâmetro nas situações para :
Selecionar programas Mostrar o quanto veículos esta “caro” ou “barato” Avaliar rentabilidade de propostas de patrocínio


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