A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
GESTÃO ESTRATÉGICA INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS Profª Jaqueline Leite- .

2 INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
Análise SWOT A análise SWOT é uma das ferramentas mais usadas em diagnósticos empresariais e estudos estratégicos, muito embora alguns autores a critiquem enfatizando algumas de suas limitações. Trata-se de uma técnica utilizada para identificar as oportunidades e ameaças do mercado em que a organização se insere e suas forças e fraquezas internas.

3 INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
Análise SWOT A análise SWOT é uma das ferramentas mais difundidas para levantamento de dados e diagnóstico de empresas e, portanto, muito útil na organização do planejamento estratégico. Com o uso de um quadro com quatro quadrantes, são relacionadas as forças, fraquezas,oportunidades e ameaças que estão circunscritas no ambiente da empresa.

4 ANÁLISE SWOT As 4 letras se referem a um acrônimo que tem origem nas seguintes palavras inglesas,todas relacionadas com a organização: • Strengths = Pontos fortes • Weaknesses = Pontos fracos • Opportunities = Oportunidades • Threats = Ameaças

5 PONTOS FORTES As organizações devem continuamente avaliar suas próprias forças e fraquezas. Os pontos fortes podem significar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Quais os pontos fortes que os clientes percebem na empresa? Será o preço mais competitivo? Será o atendimento mais cordial? Serão os serviços e o conforto que a loja oferece o que os atrai? Será a variedade maior ou mais exclusiva? Será o número de lojas e suas boas localizações? No que a empresa é melhor que a concorrência? Ou, em outras palavras, em quais áreas a empresa possui capacidades distintas que a concorrência procura copiar?

6 PONTOS FRACOS A identificação dos pontos fracos permite à organização conhecer quais são as suas limitações internas, procurando não estimular a rivalidade ou ressentimentos entre departamentos. Quais são as fragilidades da organização? Serão as promoções? As taxas de juro do crediário? A política de relações humanas?

7 OPORTUNIDADES Estão relacionadas com as possibilidades de negócios em que a empresa pode oferecer, de forma competitiva, produtos ou serviços ao mercado. Esta oferta pode ter como base: a expansão para novos mercados geográficos, novas linhas de produtos ou novos segmentos de mercado. As oportunidades deverão ser compatíveis com a missão e com os resultados da empresa.

8 OPORTUNIDADES Quais tendências de mercado poderão favorecer o desempenho da empresa? Existem ainda segmentos de mercado mal atendidos pela concorrência? O mercado está crescendo? As mudanças nos hábitos de consumo da população estão beneficiando o negócio? Em quais categorias de produto ou de serviço pode ser desenvolvido um trabalho melhor? Quais novas categorias de produtos ou serviços devem ser introduzidos na linha?

9 OPORTUNIDADES Pode ser conseguida uma fidelidade maior dos clientes atuais? Como atrair novos clientes? Existem recursos para aproveitar essas oportunidades?

10 AMEAÇAS Refletem tendências ambientais que poderão comprometer o desempenho futuro da organização. Será que o governo irá aumentar os juros, procurando conter a inflação, e assim prejudicar as vendas a crédito? Será que o crescimento do comércio eletrônico virá mais rápido, a ponto de comprometer os resultados? E se novos concorrentes se instalarem nas proximidades?

11 AMEAÇAS Será que os novos concorrentes assediarão a equipe da empresa?
Será que as transformações tecnológicas e mudanças nos hábitos da população irão prejudicar o negócio? Para lidar com essas ameaças, a empresa deverá desenvolver planos de contingência, prevendo providências que deverão ser tomadas para empresa enfrentar os novos desafios.

12 ANÁLISE SWOT

13 Aspectos a serem considerados na Análise SWOT (interna)
Forças Fraquezas Estratégia poderosa Falta de estratégia Forte condição financeira Instalações obsoletas Marca forte (imagem/reputação) Balanço ruim Líder de mercado reconhecido Custos mais altos que os concorrentes Tecnologia própria Falta de habilidades importantes Vantagens de custo Lucros reduzidos Muita propaganda Problemas operacionais Talento para inovação Atraso em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) Bom serviço ao cliente Linha estreita de produtos Melhor qualidade de produto Falta de talento em marketing Alianças ou parcerias

14


Carregar ppt "INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google