A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neurociência da memória

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neurociência da memória"— Transcrição da apresentação:

1 Neurociência da memória
Marcello Lasneaux lasneauxcursos.com.br

2 Para que serve um cérebro?
lasneauxcursos.com.br

3 Resposta: para evitar pensar.
lasneauxcursos.com.br

4 O Caso Neymar lasneauxcursos.com.br

5 O Caso Neymar Frontiers in Human Neuroscience, 2014
lasneauxcursos.com.br

6 Certas obviedades (mas necessárias)
As pessoas sentem prazer em resolver problemas. Somos curiosos em relação a alguns assuntos e não somos em relação a outros. Se o esforço for demasiado ou mínimo, abandonamos a tarefa. Certas obviedades (mas necessárias) lasneauxcursos.com.br

7 Você pode aumentar o QI: efeito Flynn
lasneauxcursos.com.br

8 Você pode ficar mais inteligente
motivação repetição sono Realização do conteúdo emoção estrutura Você pode ficar mais inteligente lasneauxcursos.com.br

9 Tipos de memória Memória: A) curto prazo: segundos a minutos
B) prazo intermediário: minutos a semanas C) longo prazo: semanas, anos, vida Tipos de memória lasneauxcursos.com.br

10 estrutura lasneauxcursos.com.br

11 Sucesso pedagógico Bons professores, qualificados e interessados.
Ambiente. Sem o ruído destrutivo. Luz adequada. Tecnologia? Sucesso pedagógico lasneauxcursos.com.br

12 motivação lasneauxcursos.com.br

13 Você tem vontade de quê? É preciso ter vontade.
Sem vontade, não há motivação. Todos temos potência de vontade. Precisamos exercê-la. Tenha certeza do que quer e se dedique com afinco no meio para atingir o fim. Você tem vontade de quê? lasneauxcursos.com.br

14 sono lasneauxcursos.com.br

15 Sono Dormir parece aumentar o aprendizado.
O sono permite a eliminação de neurotoxinas e o remodelamento sináptico. Quanto dormir: em média, 7 horas. (Das 23h às 6h?) Sono lasneauxcursos.com.br

16 Teste: Instituto do Cérebro
584 crianças Aula experimental Seguiram em vigília Dormiram duas horas Teste: Instituto do Cérebro lasneauxcursos.com.br

17 resultados lasneauxcursos.com.br

18 repetição lasneauxcursos.com.br

19 Consolidação da memória: repetição
A repetição aumenta a transferência Facilitador: atenção Inibidores: insônia e má alimentação. Novas memórias são codificados durante a consolidação Consolidação da memória: repetição lasneauxcursos.com.br

20 Incremento leva a incremento
O rico fica mais rico. Quanto mais conhecimento prévio, mais novos conhecimentos poderão ser adquiridos. Fator Dickens-Flynn: a ideia de multiplicadores individuais e sociais. Quanto maior a intelectualização, maior é a busca por redutos intelectuais. Incremento leva a incremento lasneauxcursos.com.br

21 Repetição demanda tempo
Mínima: 5 – 10 minutos Média: entre 10 minutos e 1 hora Forte: 1 hora Repetição demanda tempo lasneauxcursos.com.br

22 Como repetir? Ingredientes próprios: autodescoberta.
O modo deve ser escolhido e testado. Como repetir? Departamento de Psicologia da Kent State University lasneauxcursos.com.br

23 Grifar: + lasneauxcursos.com.br

24 Releitura: + lasneauxcursos.com.br

25 Mnemônicos: + lasneauxcursos.com.br

26 Visualização: + lasneauxcursos.com.br

27 Resumir: + lasneauxcursos.com.br

28 Interrogação elaborativa: ++
lasneauxcursos.com.br

29 Auto-explicação: ++ lasneauxcursos.com.br

30 Estudo intercalado: ++
lasneauxcursos.com.br

31 Testes, simulados e provas: +++
lasneauxcursos.com.br

32 Estudo distribuído: +++
Não estude tudo de uma vez! Estude de forma pacelada! Estudo distribuído: +++ lasneauxcursos.com.br

33 QUEM VAI MELHOR NA PROVA?
ALUNO segunda terça quarta quinta sexta 1 1h PROVA 2 4h QUEM VAI MELHOR NA PROVA? lasneauxcursos.com.br

34 O aluno 2. Mas se a prova for repetida entre 1 mês e 1 ano, o resultado será melhor do aluno 1. Onde você quer estar? RESPOSTA lasneauxcursos.com.br

35 Realização DO CONTEÚDO
lasneauxcursos.com.br

36 Redução da virtualização
Para aprender, precisamos de um corpo. Assim, precisamos de realizar as experiências daquilo que se aprende. Precisamos associá-la com fatos vividos, com coisas sentidas. Ainda que sejam absurdas, e primariamente, distantes. Realizar o aprendido. Não há memória, sem aprendizado. Não há aprendizado, sem experiência. (Ivan Izquierdo) Redução da virtualização lasneauxcursos.com.br

37 emoção lasneauxcursos.com.br

38 António Damásio, "Os sentimentos não são nem inatingíveis nem ilusórios. São o resultado de uma curiosa organização fisiológica que transformou o cérebro no público cativo das emoções teatrais do corpo" Sentimentos lasneauxcursos.com.br

39 OS SENTIMENTOS EXERCEM FORTE INFLUÊNCIA SOBRE A RAZÃO.
ESSA INFLUÊNCIA, NO ENTANTO, NEM SEMPRE É NEGATIVA. TEMOS QUE TENTAR INFLUENCIAR A INFLUÊNCIA. Quem dera todo conhecimento fosse “emocionante”. lasneauxcursos.com.br

40 Emoção: negativa e positiva
Blindar a emoção negativa. Trazer a emoção dos fatos com o aprendizado. Ajudar a “vivenciar” o conteúdo. Emoção: negativa e positiva lasneauxcursos.com.br

41 stress lasneauxcursos.com.br

42 Então… motivação repetição sono realização emoção estrutura
lasneauxcursos.com.br

43 Sucesso!!! ÚLTIMA DICA: LEIA MUUUUUITO!!! www.lasneauxcursos.com.br
Sucesso!!! lasneauxcursos.com.br


Carregar ppt "Neurociência da memória"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google