A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS"— Transcrição da apresentação:

1 ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS
BULLYING ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS

2 Conceituação: Bullying não é fácil de definir. Algumas vezes envolve bater, empurrar ou chutar. Mas ameaças, gozações e zombarias são mais comuns e podem causar grandes danos.

3 Conceituação: Bullying é uma violência continuada, física ou mental, praticada por um indivíduo ou grupo, diretamente contra um outro indivíduo que não é capaz de se defender por si só, na situação atual.

4 Conceituação: Bullying é uma forma de agressão que ocorre nas escolas, caracterizada pelas ações de dominação de um indivíduo (bully) sobre outro (vítima), através de repetido comportamento agressivo.

5 Conceituação: Bullying são atos repetidos de intimidação, deliberados, de um indivíduo mais forte contra outro mais fraco, objetivando dominação. Pode ser físico (com ou sem contato), verbal, emocional, racista ou sexual.

6 Conceituação: Bullying é uma forma de abuso de poder, de crianças contra crianças.

7 Sinonímia: Assediar Oprimir Dominar Vexar Constranger Injuriar Desmoralizar Desvalorizar Depreciar Hostilizar Atormentar Perseguir

8 Sinonímia: Intimidar Provocar Ameaçar Ofender Atormentar Tiranizar Abusar Excluir Ridicularizar Fragilizar Estigmatizar Aterrorizar

9 Histórico: Os primeiros trabalhos sobre bullying nas escolas vieram dos países nórdicos, a partir dos anos 60, por Dan Olweus, na Noruega, e Heinz Leymann, na Suécia.

10 Histórico: A Conferência Européia sobre iniciativas para combater o bullying nas escolas, em 1998,foi um marco importante. Reino Unido, Irlanda, Itália, França, Espanha, Portugal, Grécia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. América do Norte: Canadá e USA.

11 Nomenclatura: Bullying-Bully-Bullied (victim/target)
Agression in School: Bullies and Whipping Boys - Dan Olweus, (Scapegoat - Bode Expiatório) Mobbing in the School(anos 60) Mobbing in the Worplace(anos 80) Bullying in the School

12 Nomenclatura: Workplace Bullying Harassment - assédio
Sexual Harassment Moral Harassment Harcèlement quotidian Harcèlement psicologique (Canadá) Harcèlement sexuel (1989)

13 Nomenclatura: Harcèlement moral au travail e à l’école (1998)
Intimidation par les pairs Brimades repetées Ijime (asédio) Agresionen unter Schülern Mobbing bei Kinder in der Schule

14 A Escola, os Professores.
“A escola tem a chave para o sucesso das ações de prevenção e controle do bullying.”

15 A Escola, os Professores.
Incidência: Bullying na escola é muito mais comum do que pensam professores e pais. Bullying não é um problema novo, mas a sua extensão só começou a ser pesquisada e divulgado nos últimos anos.

16 A Escola, os Professores.
Incidência: Pesquisas recentes (2002) divulgadas na Inglaterra demonstraram que o bullying na escola é a maior preocupação dos pais, à frente da qualidade e dos, métodos de ensino.

17 A Escola, os Professores.
Incidência: Todas as escolas devem se esforçar para prevenir e controlar o bullying, porque nenhuma escola está imune ao bullying. O primeiro passo deve ser avaliar o entendimento que pais, alunos e professores têm sobre bullying e a freqüência com que ocorre o bullying na visão dos alunos e dos professores.

18 A Escola, os Professores.
“É nas escolas que dizem, aqui não há bullying, que você provavelmente encontrará bullying.”

19 A escola, os professores.
Controlar o bullying nas escolas não é fácil. Professores precisam tempo, paciência e habilidade para lidar com crianças envolvidas em bullying e sua famílias. Neste contexto, é fundamental que haja suporte adequado para os professores, especialmente aqueles novos na profissão.

20 Fatores ligados à escola que merecem mais destaque:
1)A escola com uma política de “não bullying” faz a diferença. Determinação legal no Reino Unido (1999) Escolas proativas

21 Fatores ligados à escola que merecem mais destaque:
2)A política da escola deve ser para prevenir e não apenas para controlar o bullying. Três níveis de prevenção Enfocar as vítimas, as testemunhas silenciosas (que também sofrem e os agressores

22 Fatores ligados à escola que merecem mais destaque:
3)Pais, alunos e toda a escola devem sempre estar envolvidos nessa prática. 4)A qualidade da relação professor-aluno, baseada no respeito e confiança mútuos, é importante.

23 Fatores ligados à escola que merecem mais destaque:
5)Conhecimentos sobre bullying pelos professores e demais funcionários é indispensável. 6)O bullying ocorre onde não há supervisão.

24 Outros fatores ligados à escola:
Escolas menores desfavorecem a ocorrência do bullying. Escolas fisicamente bem tratadas desencorajam o bullying.

25 Outros fatores ligados à escola:
Escolas em que há maior interação de professores com os pais, desfavorecem o bullying. A qualidade de vida dos alunos de cada escola e o tipo de relação intrafamiliar influenciam na incidência do bullying

26 Mitos e Equívocos: O bullying é implicância de criança.
O bullying não afeta as crianças. O bullying não traz conseqüências para a vida das crianças (bullycide). Os casos de bullying vêm aumentando em todos os países.

27 Mitos e Equívocos: O agressor agride porque foi abusado na infância.
O bullying termina quando os alunos saem do fundamental ou do segundo grau (Assédio moral no trabalho).

28 Mitos e Equívocos: A criança que conta que alguém está praticando bullying com ele é delator. A criança que sofre bullying deve retaliar (Lei da Selva). A culpa é da vítima. A vítima é fraca, impopular, sensível demais.

29 Mitos e Equívocos: Passar pelo bullying torna a criança mais forte e preparada para a vida. A criança que conta que está sofrendo com o bullying é fofoqueiro - Esqueça, isso passa! Não vá sair falando por aí!

30 Mitos e Equívocos: Crianças devem enfrentar o bullying como homens.
Crianças devem resolver o problema do bullying por si próprias. O bullying é um ritual de passagem normal entre crianças e adolescentes. O bullying é uma situação inevitável. Você deve aceitá-lo.

31 Mitos e Equívocos: Na nossa escola não há bullying.
O bullying não é importante. Temos problemas mais prioritários nessa escola. Se aparecer casos de bullying vamos pensar no problema. O problema é dos pais. O problema é das crianças.

32 Prevenção terciária (intervenção):
Escola Agressores Vítimas Testemunhas silenciosas Pais

33 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Implantar política anti-bullying nas escolas, envolvendo professores, funcionários, alunos e pais. Informar Sensibilizar Conscientizar Mobilizar

34 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Pesquisa qualitativa através de questionários aplicados aos alunos. Estabelecimento de regras antibullying na escola.

35 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
A melhor forma de tratar o bullying é evitar que ele ocorra. Interrompa o bullying antes que ele comece. Seu filho pode estar sofrendo bullying. Preste atenção!

36 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Qualquer forma de bullying é inaceitável. Adultos não são testemunhas de bullying. Alunos sim. Se seu filho disser que está sofrendo na escola não ignore. Defenda seu filho. Lute por seu filho. Vá à escola e fale.

37 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Não sofra em silêncio. Não permita que seus anos de escola sejam roubados por um bully. Fale. Aquele que sofre em silêncio pode sofrer a vida toda. O bullying se alimenta do silêncio das vítimas.

38 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Denunciar não é delatar. Bullying dói. Stop the bullying - Pare o bullying. A pior coisa em relação ao bullying é pensar que a culpa é da vítima e não do agressor.

39 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Sticks and stones may break your bones, but names can never hurt you. Take it like a man son.

40 O que fazer para combater o bullying nas escolas.
Na sua escola há casos de bullying. Como proceder. Protagonismo Juvenil Mediador Jornalismo para jovens Vídeos por jovens Corte

41 Desafios: Devemos trazer o bullying na escola para a atenção do grande público. Qual a relação entre o bullying na escola e o bullying no trabalho? Implicações legais.

42 Testemunhos de pessoas famosas que sofreram bullying como: Harrison Ford, Mel Gibson, Tom Cruise, Michelle Pfeiffer. “Não posso explicar como sofrer bullying me fazia sentir horrível. Era um verdadeiro inferno. Eu era uma excluída. Eu era a menos popular da escola e eu odiava isso”. (Victoria – Spice Girls)

43 2ª feira – Tiraram meu dinheiro
3ª feira – Me xingaram 4ª feira – Rasgaram meu uniforme 5ª feira – Meu corpo está coberto de sangue. 6ª feira – Terminou Sábado – Liberdade Sábado foi o dia em que Vijay Singh de 13 anos foi encontrado morto, enforcado em casa, em Manchester – Inglaterra, em 1997.


Carregar ppt "ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google