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Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.

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1 Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque

2  Maior facilidade para a obtenção de recursos.  É uma fonte limitada apenas pela atratividade dos projetos da empresa.  Se forem rentáveis, é possível obter recursos de novos acionistas.  Apresenta menor risco comparada à emissão de dívida ou uso de recursos próprios.  O risco é dividido com os novos sócios.  O valor da dívida pode até ser reduzido, protegendo a empresa das oscilações na economia (ex. taxa de juros).

3  Trazem mais liquidez patrimonial aos empreendedores.  É mais fácil transformar os títulos em dinheiro, bastando vender as ações no mercado.  Facilita a entrada e saída de acionistas.  Viabiliza a diversificação da carteira do investidor.  Pode melhorar a imagem institucional (prestígio).  Desencadeamento da profissionalização  Aumentando a eficiência administrativa  Aumento da capacidade de fazer empréstimos  Melhores juros, prazos mais flexíveis, maiores volumes

4  Perda de Confidencialidade.  Obrigação de divulgação de informações administrativas.  Falte de proteção ao minoritário.  Custos da abertura:  Diretos: subscrição, taxas.  Indiretos: subapreçamento em relação ao mercado.

5  Custos de manutenção  Custo do Capital Próprio  Adequação aos procedimentos exigidos legalmente.  Auditorias e contabilidade.  Publicações dos atos societários no Diário Oficial e jornais.  Anuidade da Bovespa, taxa de fiscalização da CVM.  Serviço de escrituração de ações.  Criação dos Departamentos de Acionistas e de Realações com Investidores

6  Considerar outros fatores para abertura do capital:  Análise dos cenários macroeconômicos e setoriais.  O momento do mercado de capitais.  Porte e tradição da companhia.  Tipo de distribuição: primário, secundária ou mista.  Espécie da ação: ordinárias ou preferenciais.

7  Esteja constituída juridicamente como uma SA.  CVM:  Registrada como um companhia aberta.  Registro de ofertas públicas de distribuição.  Bovespa  Listagem (somente empresas listadas podem ser negociadas)

8  Se enquadrar em dos segmentos especiais de negociação:  Nível 1 e Nível 2 e Novo mercado.  Apresentam graus crescentes de rigidez dos procedimentos contábeis, de auditoria, de divulgação,

9  Preparação da oferta: 1. Análise e preparações preliminares. 2. Contratação de auditoria independente. 3. Contratação do coordenador líder (underwriter). 4. Definição das características da operação e contrato de distribuição. 5. Procedimentos Legais 6. Pedidos de Registro Junto a CVM 7. Processo de registro em Bolsa ou mercado balcão. 8. Preparação do Prospecto Preliminar 9. Publicação de aviso ao mercado 10. Período de Reservas e bookbuilding 11. Obtenção de registro junto a CVM

10  Distribuição das ações: 12. Publicação do anúncio de início de distribuição pública. 13. Subscrição dos valores mobiliários 14. Liquidação financeira da operação 15. Início de negociação em bolsa ou mercado de balcão organizado. 16. Publicação do anúncio do encerramento de distribuição pública

11 1. Análise e preparações preliminares.  Análise das vantagens e desvantagens  Considerar todos os fatores internos e externos. 2. Contratação de auditoria independente.  Adaptação das demonstrações aos padrões contábeis exigidos.

12 3. Contratação do coordenador líder (underwriter).  Responsável pelos procedimentos na CVM.  Tem a tarefa de modelar a operação.  A tradição do líder impacta diretamente no sucesso da emissão 4. Definição das características da operação e contrato de distribuição.  O intermediário ira propor o melhor volume e perfil para a operação, baseado no estudo da situação financeira da empresa.

13 5. Procedimentos Legais  Adaptação ou elaboração do estatuto social.  Adequação do quadro de controle acionário. 6. Pedidos de Registro Junto a CVM  Registro de Cia. Aberta  Registro de Ofertas Públicas de Distribuição 7. Processo de registro em Bolsa ou mercado balcão.  Listagem na Bovespa

14 8. Preparação do Prospecto Preliminar  Deve apontar as características da operação e oferta  Identificação dos envolvidos.  Informações relativas à companhia emissora.  Situação financeira e fatores de risco envolvidos no negócio 9. Publicação de aviso ao mercado  Texto publicitário para oferta, anúncio ou promoção da distribuição.  Início dos road shows  Apresentação do prospecto a possíveis investidores

15 10. Período de Reservas e bookbuilding  Livro de demanda  Coleta de intenções de investimentos, com ou sem o recebimento de reservas. 11. Obtenção de registro junto a CVM

16 12. Publicação do anúncio de início de distribuição pública.  Ampla divulgação da oferta.  Publicações de convocações de assembléias, atas 13. Subscrição dos valores mobiliários  Aquisição de ações da oferta deve ser feita até seis meses, contados da data de publicação do anúncio.

17 14. Liquidação financeira da operação  Entrega dos ativos para o comprador.  Pagamento ao vendedor. 15. Início de negociação em bolsa ou mercado de balcão organizado.

18 16. Publicação do anúncio do encerramento de distribuição pública  Informar as subscrições e integralizações realizadas, discriminando valores, tipo e números de investidores e a quantidade de valores mobiliários

19  Crescimento Econômico  Mercado reduzido, endividamento, emissão de debêntures > ações  Concentração do controle e baixa proteção aos investidores  Crescimento das emissões, IPO corresponde a mais da metade

20  Fatores para aumento de IPO  Conjuntura econômica  Regulamentação das companhias  Padronização dos processos de distribuição  Atração de investidores estrangeiros  Responsáveis pela negociação de mais da metade das ofertas

21  Distribuição por Bookbuilding  Aracruz  Maioria das distribuições nacionais, IPO, emissões secundárias, valoração a longo prazo  Novo Mercado Bovespa  Lojas Renner  capital pulverizado  Momento favorável  Mais empresas abrindo capital  Mais investidores


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