A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos e Técnicas de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos e Técnicas de Pesquisa

2 CONCEITOS - Pesquisa PESQUISA: Investigação e estudo sistemático, cujo objetivo é adquirir conhecimento a respeito de um determinado assunto. Utiliza-se a pesquisa para buscar uma resposta ou solução de um problema (teórico ou prático), utilizando-se o método científico. Prof.Dr.Dirceu M.Guazzi

3 Tipos de Pesquisa PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Serve como procedimento básico para o estudo monográfico, pelos quais se busca o domínio do “estado da arte” sobre determinado tema.

4 Tipos de Pesquisa PESQUISA DESCRITIVA
Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir, com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Os dados por ocorrerem em seu habitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito.

5 A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas, entre as quais:
a) Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrição das características, propriedades e relações existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada. b) Pesquisa de opinião: procura saber atitudes, pontos de vista e preferências que as pessoas tem a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decisões. c) Pesquisa de motivação: busca saber as razões inconscientes que levam, por exemplo, um consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. d) Estudo de caso: é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, para examinar aspectos variados da sua vida. e) Levantamento: caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.

6 Tipos de Pesquisa PESQUISA EXPERIMENTAL
Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. A manipulação das variáveis proporciona o estudo das relações entre causas e efeitos de um determinado fenômeno. Criam-se situações de controle para evitar a interferência de variáveis intervenientes. Manipula-se a variável independente para ver o que acontece com a dependente.

7 Modalidades da pesquisa experimental
a) Experimentos “antes-depois” com um único grupo. É o esquema mais simples de experimentação. O estímulo é aplicado ao mesmo grupo e infere-se as modificações depois desta aplicação. b) Experimentos “apenas depois”. São constituídos dois grupos, denominados “grupo experimental” e “grupo de controle”. Estes grupos devem apresentar a maior homogeneidade em relação a todas as características relevantes, que podem ser controladas. Aplica-se o estímulo apenas ao grupo “experimental”, e finalmente procede-se a medição das características de ambos. Como os grupos foram previamente homogeneizados, infere-se que toda variação entre eles será decorrente do estímulo aplicado.

8 Modalidades da pesquisa experimental
c) Experimentos “antes-depois” com dois grupos. O grupo experimental e o de controle são medidos no início e no fim do período experimental. O estímulo é introduzido apenas no “experimental”. Como os dois grupos foram submetidos à mensuração inicial e às influências contemporâneas, a diferença entre os resultados dos dois grupos constitui medida da influência do estímulo Introduzido. Para alguns autores apenas estas pesquisas podem ser classificadas de experimentais, as outras duas seriam pré-experimentais ou quase-experimentais.

9 Tipos de Pesquisa ESTUDOS EXPLORATÓRIOS
Têm por objetivo familiarizar-se com o fenômeno ou obter nova percepção do mesmo e descobrir novas idéias. A pesquisa exploratória realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre os elementos componentes da mesma. Recomenda-se o estudo exploratório quando há poucos conhecimentos sobre o problema a ser estudado.

10 Classificação de Pesquisa
Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação são: Quanto a sua natureza; Quanto aos meios de investigação; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista de seus objetivos; Do ponto de vista dos procedimentos técnicos.

11 Quanto a sua natureza Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

12 Quanto aos meios Nos métodos experimentais, o pesquisador manipula uma influência proposta ou muda certos aspectos de uma situação, e daí, mede o comportamento. Nos métodos não experimentais o pesquisador somente observa e mede o comportamento ou situação, não havendo manipulação ou mudança do ambiente.

13 Do ponto de vista da forma de abordagem do problema
Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas. Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

14 Do ponto de vista de seus objetivos
Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Pesquisa Explicativa (ou explanatória): visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

15 Do ponto de vista dos procedimentos técnicos
Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Pesquisa Experimental; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa-Ação; Pesquisa Participante.

16 Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Bibliográfica: Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

17 Pesquisa Documental e Experimental
Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

18 Levantamento e Estudo de Caso
Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de Caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

19 Pesquisa-Ação e Participante
Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

20 O Anteprojeto de Pesquisa
Título Deve expressar de forma clara, mas concisa o conteúdo principal do anteprojeto. Introdução/Definição do Problema Aqui deverá conter uma discussão inicial sobre a temática na qual se insere o projeto, delimitando-se qual o objeto de estudo proposto em relação a mesma, deixando claro ao final qual o PROBLEMA que será abordado neste projeto (questão a ser investigada). Um PROBLEMA é aquilo que se destaca como ponto central da pesquisa e para o qual se faz convergir o esforço metodológico, o qual deve ser contextualizado e formulado como indagação de um aspecto relevante da análise a ser desenvolvida. Justificativa Aponta os argumentos que indicam os motivos e razões(pessoais, acadêmicas, sociais, etc.) que levaram à proposição do estudo em questão, deixando claro ao longo dos argumentos qual a relevância/importância da realização dessa pesquisa, ou seja, deve indicar as contribuições do estudo para a área, para o objeto em foco e para o próprio pesquisador

21 O Anteprojeto de Pesquisa
Objetivos Devem indicar o que se pretende alcançar em termos de discussão sobre o PROBLEMA. Devem ser desdobrados em objetivo geral e objetivos específicos. Todo objetivo deve ser preciso, claro e direto, devendo ser escrito a partir de um verbo no infinitivo. É importante observar o alinhamento destes em relação às hipóteses ou aos pressupostos. Referencial Teórico Serve para indicar a partir de quais pressupostos teóricos serão realizadas as discussões e análises, explicitar os principais conceitos de sustentação teórica, indicar autores e teorias. Metodologia Indicações prévias a respeito de quais serão os possíveis procedimentos metodológicos a serem utilizados na consecução do estudo proposto. Referências Relação em ordem alfabética do material consultado. Devem indicar somente os autores/obras efetivamente citados no anteprojeto.

22 Na metodologia Definir o tipo de Pesquisa: Quanto a sua natureza;
Quanto aos meios de investigação; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista de seus objetivos; Do ponto de vista dos procedimentos técnicos. ATENÇÃO!!! Cada informação dada, deve ser justificada ressaltando qual a importância da forma escolhida para a pesquisa.


Carregar ppt "Métodos e Técnicas de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google