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Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

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Apresentação em tema: "Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

2 CONCEITO São sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing e vendas, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

3 CONCEITO Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

4 ERP Funcionários Clientes Vendas Distribuição Controles de Pedidos
Planejamento da Produção Logística Integrada Contabilidade e Finanças

5 PASSO-A-PASSO DE UM ERP
Fase 1 - Raio X Esta é a fase do projeto onde os processos e as práticas de negócio são analisados. É o momento em que a companhia é profundamente observada e quando é definida a necessidade de uma solução ERP. Fase 2 - Desenvolvimento É neste momento que uma aplicação é escolhida e configurada para uma companhia. Também são definidos o modelo de funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente. Fase 3 – Teste Aqui a solução de ERP é colocada em um ambiente de teste. É quando os erros e falhas são identificados.

6 PASSO-A-PASSO DE UM ERP
Fase 4 – Treinamento Todos os profissionais são treinados no sistema para saber como utiliza-lo antes da implementação ser concluída. Fase 5 – Implementação O software de ERP é finalmente instalado na companhia e se torna funcional aos usuários.

7 PASSO-A-PASSO DE UM ERP
Fase 6 – Avaliação A solução de ERP é avaliada, observando-se o que é necessário melhorar e o que está ou não funcionando adequadamente. Esta é apenas uma avaliação geral do projeto ERP para referências futuras. Uma observação válida em um sistema de ERP é o uso de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para que todos os dados gerados sejam transformados em informações gerenciais e assim haver um plano de melhorias e/ou ação. Tal ferramenta é associada ao sistema de ERP e usa os dados contidos para que seja feito esse levantamento de informações necessárias a todos os gerentes, diretores e demais responsáveis administrativos.

8 O que o cliente explicou O que o líder do projeto entendeu
Como o responsável pela analítica projetou O que o programador programou O que o consultor definiu Como o projeto foi documentado O que foi instalado O que foi cobrado ao cliente Como foi mantido O que o cliente realmente queria

9 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Envolvimento do Usuário Apoio da direção Definição clara de necessidades Planejamento adequado Expectativas realistas Marcos intermediários Equipe competente Comprometimento Visão e objetivos claros Equipe dedicada

10 VANTAGENS DO ERP - Eliminar o uso de interfaces manuais - Redução de custos - Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) - Otimizar o processo de tomada de decisão - Eliminar a redundância de atividades - Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado - Reduz as incertezas do lead-time

11 DESVANTAGENS DO ERP - A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada - Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício - Dependência do fornecedor do pacote - Adoção de best practices aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento - Cortes de pessoal, que gera problema social

12 DESVANTAGENS DO ERP Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line), ocasionando maior trabalho. - Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.

13 ERP Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line), ocasionando maior trabalho. - Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.

14 ERP - História Começou na década de 70 com o desenvolvimento computacional e o desenvolvimento da economia surgiu o MRP (Material Requirement Planning) que fazia o Planejamento de insumos da empresa. - Na Decada de 80 surgiu o MRP II - Manufacturing Resource Planning , este já fazia o controle de mão de obra e maquinários.

15 ERP - História Começou na década de 70 com o desenvolvimento computacional e o desenvolvimento da economia surgiu o MRP (Material Requirement Planning) que gerenciava o inventário de demanda dependente e programava os pedidos de reposição de estoque da empresa. - Na Década de 80 surgiu o MRP II - Manufacturing Resource Planning , que inclui o planejamento de capacidade, mão de obra e Compras.

16 ERP Módulos

17 R/3 R/3 Modulos de um ERP Arquitectura Arquitectura Cliente / Servidor
El sistema SAP está compuesto por varios módulos que trabajan integrados en tiempo real, para dar soporte a las operaciones de una empresa. SD SD FI FI Ventas y Ventas y Contabilidad Contabilidad Distribución Distribución Financiera Financiera MM MM Gestión de Gestión de CO CO Materiales Materiales Controlling Controlling El sistema SAP R/3 ha establecido nuevas normas para el software stándard que se pueden implementar a escala universal. SAP utiliza técnicas de desarrollo avanzadas para conseguir una integración completa de la administración de empresas y del proceso informatizado de datos. SAP combina la tecnología mas moderna con funciones completas de administración de empresas para proporcionar a Unilever una solución empresarial totalmente integrada. Es un sistema modular e integrado, donde cada módulo representa a distintos sectores de la empresa y se vinculan entre si a través de herramientas de control garantizando la integridad de la información. La integridad de la información es en línea, esto significa que cada vez que un usuario ingresa o modifica información en un módulo automáticamente es reflejada en los demás. AM AM PP PP R/3 R/3 Gestión de Gestión de Planificación de Planificación de Activos Fijos Activos Fijos la Producción la Producción Arquitectura Arquitectura Cliente / Servidor QM QM Cliente / Servidor PS PS Gestión de Gestión de Proyectos Proyectos la calidad la calidad ABAP 4 ABAP 4 PM PM WF WF Mantenimiento Mantenimiento Workflow Workflow HR HR IS IS Recursos Recursos Soluciones Soluciones Humanos Humanos Industriales Industriales

18 Visão Geral dos Processos
Vendas Planejamento Inventário Ventas: captura y registra todos los pedidos de venta originados en las fuerzas de ventas o en la administración. Establece las negociaciones con los clientes (condiciones de entrega, precios, forma de pago, plazos de entrega, etc). Inventario: controla todos los movimientos de los depósitos de: MP, ME, PT, Semielaborados, etc. (entradas, salidas, cambios de estado, etc). Planeamiento: es el proceso que en base a información histórica de ventas y conocimientos del negocio genera el Plan de Producción de produtos terminados y el Plan de Abastecimiento de Insumos. Compras: abastece, ordena y adquiere materiales y/o servicios. Establece las negociaciones con los proveedores (condiciones de entrega, precios, forma de pago, plazos de entrega, etc). Producción: es el proceso que en base al plan de producción asigna los productos terminados a las líneas de producción y las distribuye por dia / turno. Coordina con Depósito los movimientos de insumos entre la planta y el depósito. Distribución: es el proceso que comienza con la recepción de los productos terminados,se genera la planificación de entregas y finaliza con la llegada de los productos al cliente. FICO (Finanzas - Controlling): se refiere a las actividades financieras y de controling que se interrelacionan y actúan como soporte de todas las operaciones realizadas a lo largo de los procesos de negocio. Compras Produção Distribuição Contas a pagar Contas a receber Ativos fixos Controlling Caixa, bancos e tesouraría Contabilidade geral

19 Visão Geral dos Processos
Realiza Plano de Produção Planejamento Ingressa Pedidos de Compra quantidade data Call Off Recebe Materiais e Registra Entrada Armazém Abastece a Produção Ctas a Pagar Tesouraria Ingressa, Controla e Libera faturas Paga Faturas Negocia Condições com Fornecedores Compras Produção Gera Produção (Relatório de PA) Controlling Análise de custos

20 Overview Processos - Make
Inventory MP/ME/SE Desenv. Materiais PLAN Inventory MP/ME Inventory SE/PT Dados Mestres Abertura de Linha Pedido de Materiais Informe de Produção Reprocessos Fecham. de Linha Ajustes Chão de Fábrica Sistema de Manutenção Controle de Eficiência

21 Overview Processos - Inventarios
Controle QA Controle de Colheitas Dados Mestres Recepção Física Recepção Fiscal Armazenag. Armazenag. com WM Contag. De Invent. Saídas Diversas Sistema de Manutenção Radio- Frequência

22 Overview Processos - Compras
Controle de Colheitas Plan RBIS Dados Mestres Requisição de Cotação Contrato / Reg. Info Source List Requisição de Compra Pedido de Compra

23 Overview Processos - Planejamento
Demand Planning DRP / CPP Deploym. Planning Software Dados Mestres Sequenciam. Produção MRP

24 DISTRIBUTION RESOURCE PLANNING CONSTRAINED PRODUCTION PLANNING
Conceitos e Terminología Planejamento da produção Planejamento de materiais Sequenciamento Planejamento da produção Dados mestres DEMAND PLANNING (DP) DISTRIBUTION RESOURCE PLANNING (DRP) CONSTRAINED PRODUCTION PLANNING (CPP) DEPLOYMENT (D) O macro processo de planejamento começa no sistema MPS, que trabalha com prognósticos de venda. O planejamento ocorre da seguinte forma: Demand Planning (DP): baseado em vendas históricas e utilizando modelos matemáticos, gera o prognóstico de produção em caixas por SKU, semana e centro de distribuição. Distribution Resource Planning (DRP): toma o prognóstico e gera o plano a capacidade infinita com as recomendações de produção e abastecimento entre centros de distribuição e fábricas em forma de Planned Orders e Planned Arrivals, que quando ingressam no SAP recebem o nome de Ordem Planejada e Pedido de Transferência respectivamente. Constrained Production Planning (CPP): nivela as recomendações de produção tendo em conta a capacidade das fábricas. As recomendações niveladas (PO Constrained). Deployment (D): toma as recomendações de abastecimento e considerando lead times, disponibilidade de transporte, distância entre sites, custos, etc., gera as sugestões de embarque (Recommended Shipments). Podemos ter Sistemas auxiliares alimentando o ERP As Interfaces enviam para o ERP os planos de produção


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