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PublicouYan Viana Alterado mais de 9 anos atrás
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Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros
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Embalagem do Produto MÓDULO 8 – EMBALAGEM DO PRODUTO
O que é Embalagem? É o invólucro que acondiciona o produto, com as funções de conter, proteger, identificar, promover e ainda ajudar a vender. Dá individualidade ao produto, distingue-os dos demais e, em muitos casos, é um eficiente fator de vendas. 2
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Embalagem do Produto A embalagem tem como função básica conter e proteger o produto garantindo sua integridade e conservação e neste sentido ela permite que a sociedade se abasteça dos mais variados produtos podendo adquiri-los em locais e estabelecimento de diversas naturezas, viabilizando assim tanto as indústrias que os produzem como o comércio que o distribuem. 3
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Embalagem do Produto É componente do custo do produto integrando seu valor físico tangível, mas é também um componente fundamental da imagem e do “valor percebido” do produto que muitas vezes é bem maior que o valor “real” do produto. 4
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Embalagem do Produto Planejamento da Embalagem
Planejar as dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens é fundamental para o planejamento e eficiência no armazenamento e transporte dos produtos. Caso a embalagem não seja planejada de acordo com os recursos existentes (máquinas movimentação, espaço físico, transporte), será necessário adequar todos os recursos à embalagem. 5
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Embalagem do Produto Projeto de Embalagem - Etapas 6
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Embalagem do Produto Exemplo – Nestlé Brasil
Grande parte dos ganhos da companhia, segundo a Revista Exame, vêm de mudanças no design das embalagens. Em 2004 a empresa economizou 6,3 milhões de reais com adaptações nas embalagens. As novas curvas na lata de leite Moça, por exemplo, tem além da intenção de chamar a atenção do consumidor, a de reduzir custos. 7
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Embalagem do Produto Embalagem x Logística
A embalagem tem interação com todas as funções da logística: armazenamento,manuseio, movimentação de materiais, e transporte. Desta interação com as funções logísticas, pode-se conseguir redução de custos, de tempo na entrega final do produto, redução de perdas, e aumento do nível de serviço ao cliente. 8
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Embalagem do Produto Classificação
Primária: Embalagem que está em contato com o produto, que o contém. Exemplo: vidro de azeitonas, caixa de leite, lata de leite condensado, etc 9
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Embalagem do Produto Secundária: é aquela que protege a embalagem primária. Exemplo: o fundo de papelão, com unidades de caixa de leite envolvidas num plástico. É geralmente a unidade de venda no varejo. 10
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Embalagem do Produto Terciária: São as caixas, de madeira, papelão, plástico que acondicionam os produtos em quantidades 11
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Embalagem do Produto Quaternária: São embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem, qualquer tipo de contenedor. Exemplo: Contêiner
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Embalagem do Produto A embalagem primária incorpora a função de poderosa ferramenta de marketing, sendo a principal responsável pela venda e o sucesso de milhares de produtos que não tem outro recurso para se comunicar com os consumidores. Mais de 90% dos produtos oferecidos nos supermercados não têm qualquer apoio de comunicação, propaganda ou promoção. Têm apenas a embalagem para cumprir estas funções.
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Embalagem do Produto Quais as funções da embalagem primária?
despertar o entusiasmo pelo seu produto e todos passam a tratá-la de forma diferente sentindo que ela é uma força tanto do produto quanto da empresa estimular e impulsionar a venda, fazendo com que o produto chegue com mais força a prateleira; Chamar a atenção do consumidor num cenário cada vez mais congestionado e competitivo; Deixar claro o que é o produto senão o consumidor passa para próxima; Apresentar os principais atributos do produto agregando valores e significados capazes de seduzir Acondicionar bem o produto; 14
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Embalagem do Produto Auto-Serviço = Não há mais o vendedor atrás do balcão para apresentar o produto, explicar suas características e estimular as vendas convencendo o consumidor a levá-lo. A embalagem deve fazer tudo isso sozinha. O design de embalagem é uma atividade complexa, que envolve além do design e da comunicação visual, o estudo de marketing, do comportamento do consumidor e o conhecimento da indústria e da cadeia de distribuição dos produtos. 15
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Eles expõem em destaque os produtos mais bonitos e chamativos
os comerciantes sabem muito bem o que é uma embalagem “vendedora” e usam as que são deste tipo para criar um ambiente estimulante para os consumidores. Eles expõem em destaque os produtos mais bonitos e chamativos FICA COMIGO! Os grandes supermercados oferecem mais de 200 mil itens em suas prateleiras EU SIRVO PARA VOCÊ ! ME PEGA NO COLO ! EU QUERO SER SEU! EU SOU GOSTOSO ! EU SOU MAIS BONITO ! Por culpa principalmente de embalagens fracas e ruins, cerca de 80% dos novos lançamentos não conseguem sobreviver no mercado. ME LEVA !
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Embalagem do Produto Categorias da embalagens Quanto à FORMA e COR
Acontecimento : Embalagens comemorativas, alusivas à algum acontecimento Ergonomia: Formas ergonômicas e cores programadas com um fim específico 17
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Embalagem do Produto Transporte: Embalagens projetadas para facilitar o transporte Segurança: Embalagens para produtos perigosos e/ou específicos, como remédios 18
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Embalagem do Produto Economia e Viabilidade: Embalagens projetadas para reduzir custos de produção, com dimensões reduzidas tornando-se alternativas para armazenar o mesmo produto em quantidades menores 19
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Embalagem do Produto Tecnologia: Embalagens com atributos, aparência e dispositivos tecnológicos Ecologia: Embalagens projetadas a partir do princípio da Eco-concepção 20
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Embalagem do Produto 2. Quanto ao ESTILO
Moderno: Ligado a modernidade e temas atuais na formas e cores Clássico : Ligadas à tradição e a seriedade 21
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Embalagem do Produto Tradicional: Embalagens que sofreram poucas alterações ao longo do tempo e que remetem ao passado. 22
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Embalagem do Produto Barato: Produtos com embalagens produzidas a baixo custo 23
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Embalagem do Produto Limpo: Embalagens que passam sensação de limpeza e higiene, e utilizam predominantemente a cor branca como base 24
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Embalagem do Produto Agressivo: Embalagens que tentam chamar atenção com excesso de cores e imagens de forma saturada 25
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Embalagem do Produto Feminino: Produtos para mulheres, com embalagens ligadas à formas e temas delicados e com cores suaves 26
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Embalagem do Produto Masculino: Produtos para homens com embalagens que utilizam cores escuras, frias e formas geométricas 27
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Embalagem do Produto Kids: Embalagens para produtos infantis com temas relacionados à desenhos animados e personagens infantis 28
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Embalagem do Produto 3. Quanto ao TIPO
DESING INTEGRADO: Resultado direto do avanço da tecnologia, principalmente da informática e do lazer, que permitiram um maior domínio da forma e do encaixe das peças que passaram a ser mais orgânicos e precisos. Embalagem tipo “bilboard” 29
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Embalagem do Produto Tampa e o frasco se transformam num único objeto - partes indissociáveis de uma mesma entidade. Rótulo desaparece no frasco num efeito chamado "no label look". 30
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Embalagem do Produto TRANSPARÊNCIA: Reduz a necessidade de comunicação explicativa e valoriza a cor, a textura ou a pureza do produto. 31
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Embalagem do Produto 4. Quanto ao tipo da TAMPA
Ganhou força com o desenvolvimento da tecnologia de moldagem, onde encaixes mais precisos se tornaram possíveis abrindo a possibilidade de se pensar o objeto integralmente. Tampa comunica a “personalidade” do produto 32
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Embalagem do Produto 4. Quanto ao tipo da RÓTULOS E CORES
O Rótulo desapareceu na embalagem, deixando de ser um acessório acoplado mas parte integrante do frasco. Com a tecnologia de materiais e pigmentos - amplo leque de possibilidades, tintas luminosas, extra-brilhantes, ultravioletas e extravagantes – têm dado um novo realce aos produtos 33
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Embalagem do Produto Novas Tendências de Mercado
Praticidade e Economic output, são tendências em vigor. Os produtos estão ficando menores, mais leves e mais práticos de transportar e consumir. 34
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Embalagem do Produto Ecologia, defesa do consumidor, impacto da embalagem no meio ambiente e a reciclagem. Nova responsabilidade e exigência de maior consciência no trabalho. Caixas produzidas com papel reciclado 35
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Embalagem do Produto Especialistas dizem: “a embalagem perfeita é aquela que descreve o produto com exatidão, abre-se com facilidade, fecha-se quase que hermeticamente, acondiciona bem o produto e permite o uso fácil.” 36
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