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Introdução aos Estudos Históricos Aula 5 Unifesp, 18 de set., 2012

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Apresentação em tema: "Introdução aos Estudos Históricos Aula 5 Unifesp, 18 de set., 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução aos Estudos Históricos Aula 5 Unifesp, 18 de set., 2012
Narrativas do século XIX: Francisco Adolpho de Varnhagen e Frederick Jackson Turner Introdução aos Estudos Históricos Aula 5 Unifesp, 18 de set., 2012

2 Programa Varnhagen em seu tempo e espaço
Sua História Geral do Brasil– método Rankiano aplicado História positivista do Séc XIX – Nacionalismo e Imperialismo Turner em seu tempo e espaço A tese da fronteira e a formação dos EUA Desconstruindo Varnhagen e Turner O passado como escrita por Varnhagen e Turner Considerações Finais Referências

3 Varnhagen (1816-1878), em seu tempo e espaço
Nascido próximo Sorocaba, SP em 1816; Mãe portuguesa e pai engenheiro militar alemão, o mandaram estudar em Lisboa em 1825, onde voltou ser adido da delegação consular em 1841; Formou-se como engenheiro militar e serviu em guerras de defesa a Coroa; No Brasil, ingressou no IHGB logo depois de sua fundação em 1838; Foi leal a família do Regente Dom João VI, principalmente Dom Pedro II, “Protetor do IBGH”; Publicou os dois tomos de sua História Geral do Brazil em 1854 e1857 – que viu como representando a “história nacional” do Brasil “entre as histórias das nações” (VARNHAGEN, vi) O livro apresentou uma visão nova da história do Brasil, ainda predominante: 1) as três raças, a indígena fundamental, a africana inferiorizada (corpo) e a portuguesa enfatizada (cabeça); 2) desenvolvimento colonial progressivo; 3) agilidade do D. Pedro; e 4) a sabedoria da monarquia constitucional; Conhecido como - "O pai de nossa História“(João Francisco Lisboa) e o “principal historiador brasileiro do século XIX” (CEZAR, 178) – seu metodologia (Ranke) – p. xii) / sua subjetividade (Comte) – p. x. Brasil no século XIX

4 Da colônia a república – expansionismo do Império
América do Sul em 1792 Brasil em 1920

5 Como a influência histórica do Ranke chegou no Brasil
Carl Friedrich Phillip von Martius ( ), botânico alemão, que foi influenciado pelo Ranke e influenciou a historiografia brasileira; Viajou no Brasil nos anos 1817 a 1820 e foi convidado pelo IHGB em 1840 a elaborar um método para escrever a História do Brasil; Publicou seu ensaio em 1844 e foi premiado; Recusou escrever a mesma, mas segundo T. Cezar (2003), Varnhagen resolveu aplicar o seu método; O método: a) Romântico*; b) comparativo (primeiro destacar a influências “das três raças”**); c) documental (língua indígena, mitologia, arqueologia, decretos e relatos diplomáticos como fontes); d) geopolítico, no espirito do Ranke; Eles todos defenderam a História como elemento essencial a formação nacional e também a nação representada pelo monarquia iluminada; * a história é conduzida pelo “gênio da história” (185), não muito diferente que as leis do positivismo; ** “o português se apresenta como o mais poderoso e essencial motor” (184), numa visão eurocêntrica. Rumo de Martius no Brasil

6 Desconstruindo Varnhagen
Depois do intervalo vamos formar grupos para buscar nas duas obras citações para apoiar suas respostas para as seguintes questões: Objeto - ? Estrutura - ? Forma da narrativa (enredo)- ? Teoria - ? Método - ? Metodologia - ? Comentário sobre a obra

7 Positivismo no séc. XIX Desenvolvido pelo francês Augusto Comte;
Orientava as ciências sociais até a década dos 1970 como parte da modernização; Acepções de positivo - real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático; Método “científico” – busca das leis que controla a vida, através da observação e repetição para superar a subjetividade; [Contrário ao Ranke, o “Pai da História Cientifica,” que insistia no ideal de um intelectual objetivo e desinteressado que usava fontes primárias para reconstruir o passado e descobrir “a mão de Deus.”] “Holismo” - naturalismo – evolução social (Darwin/Spencer) – ciência para descobrir as forças invisíveis; A nação estava em “evolução” e história era a biografia da razão deste organismo; O processo de expansão da nação, de colônia até uma posição imperialista representava uma das etapas naturais do crescimento de um povo. Augusto Comte ( ) O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação (ou seja: mantém-se a imaginação), mas há outras características igualmente importantes. Na obra Apelo aos conservadores (1855), Comte definiu a palavra "positivo" com sete acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Duas características são hoje reconhecidas por todos: a visão de conjunto, ou o holismo ("orgânico"), e o relativo (embora haja uma curiosa e extremamente difundida versão que afirma que o Positivismo nega tanto a visão de conjunto quanto o relativismo). Mas, além disso, o "simpático" implica afirmar que as concepções e ações humanas são modificadas pelos afetos das pessoas (individuais e coletivos); mais do que isso, em diversas obras Augusto Comte indicou como a subjetividade é um traço característico e fundamental do ser humano, que deve ser respeitado e desenvolvido. Leopoldo Von Ranke ( )

8 Frederick Jackson Turner (1861-1932)
Nasceu em 1861 em Portage, uma vila no antigo Noroeste dos EUA, onde a comunidade de imigrantes alemães predominava; Em 1883, formou-se em História na Univ. de Wisconsin (UW); Em 1889, casou-se, a primeira filha sobreviveu e deu luz depois ao neto Jackson Turner Main ( ), que era historiador; Em 1890, defendeu sua tese de doutorado na Univ. de Johns Hopkins, sobre o comércio de pelos com o povo indígena do Nordeste; Em 1893, publicou seu ensaio “o significado da fronteira” na formação dos EUA – lembra do geografo alemão Ratzel - e esta “tese da fronteira” como processo fez a carreira dele; Buscou na História compreender o presente a partir do passado – para ele, o alegado imperialismo da época virou o traço cultural único de expansionismo (193); Viu a História como chave para a formação da identidade nacional, no modo europeu, mas com enfase no socioeconomico mais que o político (p.206); Publicou a tese e livros de ensaios, muitos escritos para revistas populares, como a Atlantic Monthly; Depois de sua morte em 1932, suas ideias foram criticadas por ser deterministas, simples e incoerentes, mas sua “tese da fronteira” continuou a influenciar a sociedade e as políticas externas dos EUA.

9 Da colônia ao império: a “evolução” dos EUA 1750 1840

10 Destino manifesto (1846 e 1860) (Guerra contra Mexico – 1846-48)

11 Civilizando os povos originários entre 1876 e 1890 para consolidar o “Imperio da Liberdade” (Jefferson) EUA em 1876 Gen. Custer e Crazy Horse na Batalha do Little Bighorn (1876) Típica representação invertida do curso dos eventos

12 A “evolução” dos Estados Unidos
Os protagonistas da narrativa de Turner: a selva, o indio, o pioneiro, as políticas de expansão, o cidadão e os políticos; Periodização das ondas de contato com a fronteira e sua força formativa no caráter do homem europeu e na democracia da nação 1 – Da revolução (1776) ao final da Guerra contra Inglaterra de 1812 (1815); 2 – De 1815 ao final da Guerra de Secessão (1865) 3 – De 1865 ao “fechamento da fronteira”(1890); 4 – De 1890 ao expansionismo da época da própria vida de Turner. A História é a biografia deste organismo nacional (206)

13 Desconstruindo Varnhagen e Turner
Formar seus grupos – parte trabalha com V., outra com T. - ambos buscam citações na obra para apoiar respostas para as seguintes questões Objeto - ? Estrutura -? Forma retórica - ? Teoria - ? Método - ? Metodologia - ? Comentário sobre a obra -?

14 A escrita histórica do Varnhagen
Objeto – O papel do príncipe D. Pedro I na fundação de “uma só nação” (438); Estrutura – narrativa cronológica / regional – Forma – comédia – “bastante harmonicamente concebida”(441); Teoria – Positivista (orgânico): “imparcialmente escripta” (vi); “o primeiro enfeixe proporcionado dos factos”; Método – Biográfico – “uma modesta chronica” (442) guiada pela “estrella do príncipe”(429); Metodologia – documental, baseada nos documentos de D. Pedro; de “alta importância” juntar “os documentos que constituem a história do paíz”(vi-vii); Comentários? “falta-nos documentos sufficientes”(429), deixar uma geração (33 anos) passar ou seja “história contemporânea [...] extrema da história geral” (442). Despachos das Cortes, Grito da Ipiranga – “Independência ou Morte!”

15 A escrita histórica do Turner
Objeto – Afirmar o valor da História para a o progresso das nações, no contexto dos EUA; Estrutura – Cronológica – da antiguidade ao presente; Forma retórica – Comédia “no templo da história”(220); Teoria – Positivista – “a biografia da sociedade" (206); Método – Bibliográfico e biográfico (208) Metodologia – Levantamento bibliográfico, documental e material “de tudo aquilo que restou do passado” (208) * Citações: “A história é a biografia da sociedade em todos os seus aspectos”(206). “A história, subjetiva ou objetiva, está em eterna transformação: ela nunca está completa”(206). “A meta da história é [...] conhecer os elementos do presente através da compreensão do que nos restou do passado no próprio presente. Pois o presente é nada mais que o passado em desenvolvimento” (207). “A história é a autoconsciência deste organismo”(211). “A história nos permite contemplar o nosso próprio tempo e lugar como uma parte do estupendo progresso das eras [...]” (211). “[...] a utilidade da história em fornecer um bom treinamento cívico [...] a meta principal de nossas escolas públicas”(212). Romantismo: grande movimento intelectual e artístico ocidental que, a partir do final do sXVIII, fez prevalecerem, como princípios estéticos, o sentimento sobre a razão, a imaginação sobre o espírito crítico, a originalidade subjetiva sobre as regras estabelecidas pelo Classicismo, as tradições históricas e nacionais sobre os modelos da Antiguidade, a imaginação sobre o racional, na literatura, na música, nas belas artes e em outras manifestações intelectuais; tendência literária, originária na Alemanha do fim do sXVIII, que, entre outras coisas, se caracterizava na lírica pela maior inserção de subjetivismo e na narrativa pela focalização da incompatibilidade entre o indivíduo (herói problemático) e a sociedade burguesa // Romanticism: An artistic and intellectual movement originating in Europe in the late 18th century and characterized by a heightened interest in nature, emphasis on the individual's expression of emotion and imagination, departure from the attitudes and forms of classicism, and rebellion against established social rules and conventions. Classicism: Aesthetic attitudes and principles manifested in the art, architecture, and literature of ancient Greece and Rome and characterized by emphasis on form, simplicity, proportion, and restraint.// Induction = The process of deriving general principles from particular facts or instances. // raciocínio que parte de dados particulares (fatos, experiências, enunciados empíricos) e, por meio de uma seqüência de operações cognitivas, chega a leis ou conceitos mais gerais, indo dos efeitos à causa, das conseqüências ao princípio, da experiência à teoria. “A Escola Turner” O professor e seu seminário de conclusão de curso na Universidade de Wisconsin ( )

16 Considerações finais Anota-se a influência das ideias alemães (Ranke e Martius) na História do Brasil e dos Estados Unidos; Anota-se a fascinação do IHGB com a perspectiva estrangeira, no caso de Martius, e seu desejo de produzir uma História nacional, finalmente realizada pelo Varnhagen; Anota-se a profissionalização do historiador no contexto da representação positivista da formação nacional e do estado (a monarquia), nos casos de Varnhagen e Turner

17 Referências ABL. Varnhagen. Biografia. (Site da Academia)
CEZAR, T. Como deveria ser escrita a história do Brasil. FUNARI, P. & SILVA, G. Teoria da história. HOBSBAWM, E. Nações e nacionalismo desde 1780. GAIO, G.G.G.. Ranke e “As grandes potências”. IHGB. Resenha Histórica. (site) KUHN, T. The Structure of Scientific Revolutions. PESAVENTO. S.J. História cultural. QUEIROZ, T. & IOKOI, Z. A História do historiador. WHITE, H. Meta-historia. WIKIPEDIA. Cientificismo. WIKIPEDIA. Francisco Adolpho de Varnhagen. WIKIPEDIA. Frederick Jackson Turner. WIKIPEDIA. Historiografia. WIKIPEDIA. Leopold von Ranke.


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