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PublicouBeatriz Cirino Alterado mais de 10 anos atrás
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4 Crítica ao método ou paradigmas e programas de pesquisa
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4.1 Paul Feyerabend
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Anarquismo metodológico
Livro “Contra o método” Imposição de um método rígido inibe passos inovadores
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Avanços científicos ocorrem quando as regras são “quebradas”
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A racionalidade pode ser pensada, nos limites de épocas e escolas
Contesta a idéia de separar atividade científica em descoberta e justificação
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Hipóteses ad hoc Proliferação de teorias Princípio da tenacidade
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O princípio da tenacidade leva a proliferação de teorias e ao progresso da ciência
Se os termos teóricos e a interpretação dos fatos não possuíssem autonomia em relação às teorias, seria praticamente impossível comparar as teorias rivais
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4.2 Thomas Kuhn
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As ciências progridem de modo revolucionário, com períodos de desenvolvimento gradual
O trabalho do cientista é condicionado por paradigmas
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Os paradigmas científicos ditam o método e os procedimentos aplicáveis em certos contexto histórico da ciência As revoluções representam o descrédito do paradigma vigente e a transição a novas propostas de se fazer ciência
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O livro “A estrutura das revoluções científicas”
Paradigma – mito, constelação de perguntas, algo que define uma ampla extensão da realidade e novo modo de ver
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A gestalt associada ao paradigma fornece ao cientista elementos de orientação, entre eles a convenção que estabelece as regras do método científico
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As revoluções científicas são o rompimento de um paradigmas
A transferência de um paradigma para outro pode ser pensada como um processo de conversão, induzida por motivos psicológicos e uma nova visão que promete satisfazer um número maior de problemas
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O paradigma consensual permite acalmar o debate sobre os fundamentos da ciência e ainda definir o padrão da pesquisa a ser desenvolvida A prática científica não-revolucionária é denominada de “ciência normal”
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Para Popper a atividade do cientista é essencialmente crítica e revolucionária
Para Kuhn o modelo de Popper é exagerado
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O paradigma é muito útil para a prática cientifica, e essa utilidade é crescente
Os estudantes têm formações similares, conduzidos a ver a mesma coisa, sobre o mesmo paradigmas compartilhado
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O fascínio do jovem pelo novo e pelo desconhecido torna-o sensível à promessa feita pelo novo paradigma de que irá solucionar os problemas existentes
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Incomensurabilidade dos paradigmas: nenhuma comparação entre paradigmas é possível
Popper afirma que podemos pular de um referencial para outro sempre que assim o desejarmos
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O dogmatismo existe em ciência, mas ele não é a regra na história dela
O anarquismo metodológico pode resultar em completo caos e não em ciência enquanto conhecimento organizado
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4.3 Imre Lakatos
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Reteve o falseacionismo metodológico de Popper
Aprimoramento do esquema metodológico inicial de Popper
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Programa de pesquisa Heurística positiva O núcleo rígido acompanha o programa de pesquisa e somente é descartado junto com o programa
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A validade da experiência só ocorre à medida que o programa mostra-se progressivo
Não há racionalidade instantânea na escolha entre teorias
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Substitui a racionalidade instantânea pela racionalidade que trabalha devagar
A mudança de programa de pesquisa ocorre com o enfraquecimento de um programa em favor de outro
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