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A Península Ibérica na Segunda metade do século XI Os laços familiares do futuro conde D. Henrique e a importância da Ordem de Cluny 07/01/2015 1.

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1 A Península Ibérica na Segunda metade do século XI Os laços familiares do futuro conde D. Henrique e a importância da Ordem de Cluny 07/01/2015 1

2 Foi quem? Pretendia o quê? Todo o começo é involuntário. Deus é o agente, O herói a si assiste, vário E inconsciente. À espada em tuas mão achada Teu olhar desce. “Que farei eu com esta espada?” Ergueste-a e fez-se. Fernando Pessoa - Mensagem 07/01/2015 2 Este, [Anrique], que contra os descendentes Da escrava Agar vitórias grandes teve, Ganhando muitas terras adjacentes, Fazendo o que o seu forte peito deve, Em prémio destes feitos excelentes Deu-lhe o supremo Deus, em tempo breve, Um filho, que ilustrasse o nome ufano Do belicoso Reino Lusitano. Lusíadas, Canto III, estrofe 26

3 Genealogia do Conde D. Henrique Roberto II, rei de França Henrique I, rei de França Roberto, Duque da Borgonha Hugo, duque da Borgonha Odo, duque da Borgonha Outros filhos Henrique (? – 1112) 07/01/2015 3 Damásio de Sémur Hélia de Sémur Hugo, abade de Cluny (?-1109) Henrique Constança de Borgonha (? – 1093) Afonso VI, de Leão e Castela Filipe I, rei de França

4 A Ordem de Cluny 07/01/2015 4 Fundação Regra adoptada Regra adoptada Objectivos da Ordem de Cluny Objectivos da Ordem de Cluny Novo espírito 909 / 910 Cluny, Borgonha 909 / 910 Cluny, Borgonha Regra de S. Bento (séc. VI); Lema da Regra: “ ORA ET LABORA” - Rezar para fugir às tentações do Mundo, mas viver a Obra Regra de S. Bento (séc. VI); Lema da Regra: “ ORA ET LABORA” - Rezar para fugir às tentações do Mundo, mas viver a Obra A vida monástica como via de desenvolvimento intelectual, que dê testemunho militante da glória de Deus. Revitalizar o movimento monástico ocidental; Inseri-lo num novo espírito, a partir de uma releitura da Regra de S. Bento. Revitalizar o movimento monástico ocidental; Inseri-lo num novo espírito, a partir de uma releitura da Regra de S. Bento.

5  Duas interpretações sobre a figura e o papel desempenhado pelo Conde D. Henrique, pondo em confronto duas visões sobre a figura do herói e o seu papel em qualquer época.  Camões e o conceito do herói, como o indivíduo de excepção assumido como o motor da dinâmica histórica, impondo-se às próprias condições conjunturais;  O poema de Fernando Pessoa e a relativização da acção do indivíduo no desenvolvimento do processo histórica, resultando sobretudo da dinâmica interna das próprias sociedades. (slide 2)  As ligações familiares de D. Henrique – Com a casa real francesa; com a coroa de Leão e Castela (por afinidade); com o abade Hugo de Cluny. (slide 3)  A Ordem de Cluny e seus objectivos, na linha de reinterpretação da Regra de S. Bento (slide 4) 07/01/2015 5 Resumo dos pontos essenciais abordados Orientação para os colegas ausentes


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