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O que você deve saber sobre

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Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova O que você deve saber sobre POPULAÇÃO II Em pouco mais de um século, o Brasil viveu um rápido aumento populacional, resultado da combinação entre entrada de imigrantes e crescimento vegetativo. Em relação a este último, a redução da mortalidade foi fundamental e só aconteceu em função da importante evolução na área médico-sanitária ocorrida a partir de 1950.

2 BRASIL: POPULAÇÃO SEGUNDO COR OU RAÇA (2006)
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova I. Composição étnica BRASIL: POPULAÇÃO SEGUNDO COR OU RAÇA (2006) Professor: a escala indicada se refere ao mapa do caderno impresso e pode variar em razão das configurações do computador. Nesse momento da aula, retome aspectos históricos da formação étnica do Brasil. POPULAÇÃO II

3 NÚCLEOS DE COLONIZAÇÃO NA REGIÃO SUL
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova II. Presença imigrante NÚCLEOS DE COLONIZAÇÃO NA REGIÃO SUL Sob domínio português, o Brasil recebeu imigrantes da Suíça (hoje Alemanha). O estímulo para a vinda dessas pessoas tinha a finalidade de “branquear” a nação. Durante o Império, as preocupações se voltaram para a ocupação das terras no sul. Professor: a escala indicada se refere ao mapa do caderno impresso e pode variar em razão das configurações do computador. POPULAÇÃO II

4 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova II. Presença imigrante No século XIX ocorreu um significativo fluxo imigratório com o objetivo de atrair mão de obra para as lavouras de café. As crises que atingiram a produção cafeeira impulsionaram o fluxo de imigrantes para as cidades, que foram absorvidos pelas fábricas. No início do século XX, o país recebeu imigrantes japoneses e sírio-libaneses. No governo de Getúlio Vargas foram estabelecidas as primeiras cotas de restrição à presença de estrangeiros no Brasil. As mais recentes entradas de imigrantes no país têm sua origem na Bolívia, Coreia do Sul e China. Desde 1980, o país se tornou uma área de saída de pessoas; EUA, Japão, Europa e Paraguai são os destinos mais procurados. A partir de 2008, com a crise econômica, vários brasileiros voltaram ao país. POPULAÇÃO II

5 III. Migrações internas
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova III. Migrações internas Historicamente, a maior concentração populacional se deu no litoral. Atualmente, as grandes cidades do leste do país são as áreas de maior atração. A região Norte possui as taxas de menor densidade demográfica, com menos de 1 habitante por quilômetro quadrado. O êxodo rural é um dos responsáveis pelo fluxo migratório. POPULAÇÃO II

6 III. Migrações internas
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova III. Migrações internas O Sudeste, por polarizar as atividades econômicas do país, atraiu o maior fluxo de migrantes, oriundos principalmente do Nordeste e do Norte. Indevidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, no Sudeste os imigrantes exercem funções braçais ou informais. A partir da década de 1960, houve incentivo governamental para a ocupação da Amazônia, com a criação de projetos de colonização que atraíram milhares de sulistas e de nordestinos para o Centro-Oeste e o Norte. POPULAÇÃO II

7 IV. Demografia brasileira
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova IV. Demografia brasileira BRASIL: EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO VEGETATIVO POPULAÇÃO II

8 IV. Demografia brasileira
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova IV. Demografia brasileira BRASIL: PIRÂMIDES ETÁRIAS POPULAÇÃO II

9 IV. Demografia brasileira
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova IV. Demografia brasileira BRASIL: PIRÂMIDES ETÁRIAS POPULAÇÃO II

10 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 2 (UFPR) Mais de 50% da população ativa no Brasil concentra-se no setor terciário. Exemplifique quais atividades são consideradas terciárias e explique as razões que promovem, no caso brasileiro, essa grande concentração. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Todas as atividades, exceto indústria, agropecuária e extrativismo. A concentração de trabalhadores no setor terciário resulta do êxodo rural, rápido crescimento urbano e hipertrofia no setor em decorrência da baixa qualificação, impulsionando as pessoas para a informalidade. Professor: nessa questão, caracterize a distribuição da PEA no Brasil, destacando as desigualdades inter-regionais presentes no país em relação a essa distribuição. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

11 a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 3 (UEL-PR) Considere os itens sobre o contingente de imigrantes que chegou ao Brasil entre 1824 e 1934. I. Os italianos suplantaram numericamente os alemães e japoneses juntos. II. Pela política de imigração, a grande maioria vinha para o Brasil com o título da propriedade rural. III. Comparativamente à Argentina e aos Estados Unidos, o volume imigratório no país foi inferior. IV. Fixaram-se exclusivamente na região Sul do país. São corretos apenas: a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A Professor: caracterize os diferentes momentos da entrada de imigrantes no Brasil e também os processos de emigração ocorridos no país a partir da década de 1980. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

12 FORMAÇÃO ÉTNICA DO POVO BRASILEIRO 1980
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 5 (UFPE, adaptado) Compare as proposições apresentadas com a tabela a seguir: EXERCÍCIOS ESSENCIAIS FORMAÇÃO ÉTNICA DO POVO BRASILEIRO 1980 Professor: caracterize a formação étnica da população brasileira. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

13 b) ( ) No ano de 1940, os brancos representavam aproximadamente
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 5 a) ( ) A cada década, a população brasileira está se tornando mais mestiça. b) ( ) No ano de 1940, os brancos representavam aproximadamente 63% da população brasileira, enquanto os negros representavam quase 15%. c) ( ) Em 1980, os brancos tinham uma participação de menos de 57% do total, e os negros, de mais de 6,5% e menos de 7%. d) ( ) A população indígena tem uma representatividade sempre superior a 1,5%, não atingindo, no entanto, a casa dos 2%. e) ( ) No período , o grupo pardo, constituído pelos caboclos, mais do que dobrou em termos absolutos. V F EXERCÍCIOS ESSENCIAIS POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

14 8 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova (UFBA) POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR
O gráfico a seguir representa a distribuição regional da população brasileira. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

15 (04) A densidade demográfica é maior em V que em II.
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 8 (01) Os setores de I a V referem-se, respectivamente, às grandes regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. (02) O povoamento da grande região Norte se fez mais recentemente, com base na agropecuária e na exploração mineral. (04) A densidade demográfica é maior em V que em II. (08) No Brasil, a densidade demográfica é mais baixa no litoral, devido ao processo de interiorização desencadeado pela construção de Brasília. (16) No início do século XX, a revolução médico-sanitária provocou a queda das taxas de mortalidade e a explosão demográfica, no Terceiro Mundo. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Soma: 02 POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

16 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 11 (UFRJ) No Brasil, doenças “velhas” como tuberculose, cólera, malária, febre amarela, hanseníase, dengue e sarampo têm matado mais do que doenças “novas”, como a Aids. Segundo a Fundação Nacional de Saúde, cerca de 18 mil pessoas morreram, nos últimos três anos, de doenças “antigas”, entre elas cólera e dengue, que já são consideradas doenças reemergentes. Além dessas, outras doenças “velhas” voltam a rondar e a ameaçar a saúde da população brasileira. Sua distribuição geográfica não se limita mais a focos isolados, mas espalha-se pelo país. a) Explique dois fatores que propiciam o ressurgimento das doenças “velhas”. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A rapidez, a facilidade e a multiplicação dos contatos entre pessoas no mundo atual; a fragilidade das barreiras sanitárias do país; o reduzido investimento em saúde pública; o deficiente equipamento sanitário, especialmente no que diz respeito à água encanada e ao esgoto, entre outros, facilitam a contaminação e explicam o ressurgimento das doenças “velhas”. b) Localize duas áreas que sejam mais vulneráveis a essas doenças “velhas”. RESPOSTA: Entre as áreas mais vulneráveis a essas doenças “velhas” estão as regiões Norte e Nordeste, os aglomerados urbanos carentes de equipamentos sanitários e as zonas rurais mais pobres. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

17 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 12 (UFRJ) De certas áreas rurais da região Sul partem importantes fluxos emigratórios em direção às novas fronteiras agrícolas do Brasil. Tanto as motivações desses emigrantes quanto as áreas que eles escolhem como destino são diferentes daquelas dos emigrantes das regiões agrícolas mais pobres do país. A partir do texto: a) Apresente as circunstâncias que explicam a emigração das áreas agrícolas da região Sul. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: O processo de modernização das áreas agrícolas da região Sul causou a crise da pequena propriedade familiar, ao selecionar os proprietários com melhores condições de acesso ao crédito, de concentração de propriedade e de adoção de novas tecnologias. Entretanto, a consequente valorização monetária dessas terras para os pequenos e médios proprietários permitiu aos trabalhadores menos competitivos no Sul obter recursos com a venda de suas propriedades, possibilitando-lhes investir em novas áreas, reproduzindo o mesmo processo de modernização que os expulsou. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

18 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 12 b) Que condições, encontradas nas atuais fronteiras agrícolas brasileiras, justificam as áreas de destino escolhidas pelos emigrantes da região Sul? EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Os migrantes são atraídos pelas fronteiras mais distantes, onde existem terras disponíveis, mais baratas e servidas por infraestrutura de transportes, além do acesso a linhas de crédito especial. Essas condições permitem investimentos numa escala maior do que a que eles utilizavam anteriormente. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

19 15 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova (UFRN)
A análise dos dados da tabela abaixo permite que se conclua o seguinte: EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: discuta os dados da tabela analisando as causas das diferenças nela apresentadas. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

20 Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 15 a) O Nordeste apresenta o maior índice de mortalidade infantil e o menor de esperança de vida, refletindo, assim, a baixa qualidade de vida de sua população. b) A taxa de mortalidade infantil do Sul e do Sudeste é inferior à do Norte em virtude das características do quadro natural. c) O Norte, o Sudeste e o Centro-Oeste apresentam taxas de expectativa de vida e de mortalidade infantil semelhantes, dadas as idênticas políticas populacionais. d) As taxas de esperança de vida ao nascer e de mortalidade infantil das mulheres são superiores às dos homens em todas as regiões brasileiras. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

21 a) dois fatores que promoveram (e ainda promovem) a
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 16 (UFF-RJ, adaptado) No século passado, durante as décadas de 1960 e 1970, a migração interna no Brasil assumiu a direção campo-cidade. Entretanto, nas últimas décadas passou a ganhar destaque a migração cidade-campo, num movimento cotidiano que envolve milhares de trabalhadores. Tendo em vista essas duas modalidades de migração apresentadas, explique: a) dois fatores que promoveram (e ainda promovem) a migração campo-cidade. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A concentração fundiária sob a forma de grandes propriedades e empresas agrícolas, que ainda exclui milhões de trabalhadores do acesso à terra; a modernização da agricultura, que substitui o emprego de trabalhadores pela utilização de máquinas; a expansão da agricultura comercial de exportação, que promove a reconcentração de terras e a expulsão de pequenos e médios arrendadores, parceiros e proprietários. POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR

22 b) como se realiza a migração cidade-campo. RESPOSTA:
Geo-cad-2-top-9 – 3 Prova 16 b) como se realiza a migração cidade-campo. RESPOSTA: Muitos trabalhadores expulsos do campo passam a residir na periferia das cidades, onde constituem bolsões de mão de obra barata, que é recrutada para o trabalho agrícola sob a condição de volante ou boia-fria. Assim, se configura um movimento pendular cidade-campo. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS POPULAÇÃO II — NO VESTIBULAR


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