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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1975  Doutorado: 2008 Apresentador(a): Prof. Vicente C. P. Silveira Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Consolidação do corpo docente permanente no Programa  Corpo docente com atuação interdisciplinar e regime de DE  Linhas de pesquisa multidisciplinares  Produção intelectual em eventos nacionais e internacionais relevantes para o Programa  Elevada participação discente nas publicações  Convênios com outras universidades e órgãos públicos municipais, estaduais e federais para o desenvolvimento de pesquisas, ensino e extensão;  Atuação por meio de projetos de ensino e extensão (Residência Agrária) visando a qualificação da assistência técnica para agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária.

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção intelectual desequilibrada entre o corpo docente permanente  Baixo número de docentes com bolsa de produtividade do CNPq  Baixa produção docente e discente em periódicos com bom conceito Qualis na área do Programa  Redução da demanda de candidatos de mestrado  Dificuldades de aprovação de financiamento nos projetos submetidos apesar da aprovação de mérito nos últimos 5 anos, em função da inadequação das áreas do CNPq  Inadequação do auditório do Programa às condições atuais de uso  Espaço físico no limite, com carências para alguns usos, como sala para visitantes (professores e alunos de intercâmbio) e sala exclusivamente de estudo para os alunos.  A falta de infra-estrutura de mobilidade dificulta uma maior inserção em eventos e projetos de interesse social.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Expandir convênios internacionais Atuação na América Latina Falta de tempo Articulação internacional Localização Articulação internacional 1 Enviar proposta para ter Professores visitantes Experiência prévia -Critérios da PRPGP 1 Consolidar, adaptar ou criar novas linhas de pesquisa Disposição ao debate Falta consenso Interno Critérios CAPES 2 Verificar a viabilização da transformação do atual Especialização (Residência Agrária) em mestrado profissional Existência Especialização Falta de tempoCAPES 2

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incremento de 20% na produção intelectual qualificada com participação do corpo discente Elevada publicação em Congressos Priorização Hábito de publicação que prioriza eventos Carência de periódicos na área 1 Criar subárea para extensão Rural dentro da Área de Ciências Agrárias (multidisciplinar agrária) Consenso da necessidade de criação -Regras da CAPES e CNPq 1 Possuir, pelo menos um docente por ano em pós-doutoramento Existência de Candidatos Substituição do trabalho do professor Critérios de avaliação adequados área 2 DP - 2007200820092010 10121113

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Todo o projeto a ser objeto de pesquisa para uma dissertação ou tese deve ser registrado no GAP Linhas abrangentes Demanda tempo para os processos. Falta definição institucional da importância do registro 1 2007200820092010 353337 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL 2007200820092010 14 1912 Trabalhos completos em periódicos 2007200820092010 11070418 Capitulo de Livros

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que cada docente realize no mínimo uma publicação ano em periódico com a participação discente e/ou de egressos Alta publicação em eventos Consolidação do Doutorado Falta do hábito de publicar em periódicos Carência de periódicos na área com boa classificação no Qualis 1 Adequar 50% dos artigos publicados em eventos para submissão a revistas indexadas Alta publicação em eventos Falta do hábito de publicar em periódicos Carência de periódicos na área com boa classificação no Qualis 1 Ter um incremento de 15% ao ano na produção intelectual Alta publicação em eventos Falta do hábito de publicar em periódicos Carência de periódicos na área com boa classificação no Qualis 2

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 37363736  Número de titulados em cada ano 9141112 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano -51321  Número de titulados em cada ano ---- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que cada docente orientador tenha no máximo 5 orientandos Experiência em orientação Concentração do perfil dos novos discentes em determinada linha Qualificação dos candidatos 1

10 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos297- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 25%*- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 27%*- Demais destinos relevantes dos egressos (Organizações de Extensão Rural) 15%*- * Estimativa dez últimos anos

11 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Algumas disciplinas passem a valer, no mínimo, 4 créditos.  As dinâmicas das disciplinas são interessantes e favorecem a construção do conhecimento, os professores possuem conhecimentos atualizados e se apresentam disponíveis para discussões, o que é muito bom para a formação  Disponibilizar e capacitar os discentes no uso de ferramentas metodológicas no campo das ciências sócias (como os softwares NVivo e ATLAS/TI) para sistematização e analise de dados qualitativos.  A realização de mais eventos que proporcionem discussões sobre extensão rural, de modo a integrar as pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do programa com as instituições e prestadoras de serviços de extensão rural, bem como com os professores de extensão rural

12 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Necessidade de maior incentivo dos docentes para a realização de publicações em periódicos. A necessidade de retorno por parte dos docentes, nesse caso, é essencial  Melhoria e atualização do site do programa  Divulgação efetiva das ações de interesse do PPGExR, especialmente das datas, horários e temáticas das defesas de dissertações/teses e qualificações.

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que todos os docentes permanentes submetam propostas de financiamento à pesquisa Qualificação dos Professores Falta de tempoEspecificidade dos projetos 2

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter a inserção social atual através dos convênios com órgãos públicos Demanda dos órgãos públicos e sociedade organizada Falta de tempoMudança na orientação de políticas publicas 2

15 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Expandir convênios internacionais  Enviar proposta para ter Professores visitantes  Incremento de 20% na produção intelectual qualificada com participação do corpo discente  Que cada docente realize no mínimo uma publicação ano em periódico com a participação discente e/ou de egressos  Adequar 50% dos artigos publicados em eventos para submissão a revistas indexadas  Criar subárea para Extensão Rural dentro da Área de Ciências Agrárias (multidisciplinar agrária) PRINCIPAIS METAS

16 UFSM

17 UFSM

18 UFSM Sistema CAPES Criar porta de saída sem penalizar o Programa/Curso


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