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TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Alunas: ELZA DE SOUZA PUPO ROSA MARIA DE ARAUJO BUENO VANIA DA SILVA RODRIGUES RUBIALE BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
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BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
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JUSTIFICATIVA O tema abordado justifica-se pela necessidade de conhecer e reconhecer a real importância do brincar na Educação Infantil e Séries Iniciais, principalmente de escolas públicas. Além disso, o estudo privilegiará e focalizará os principais aspectos que envolvem a relação brincadeira-desenvolvimento-aprendizagem-educação.
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PROBLEMATIZAÇÃO As brincadeiras infantis no contexto educacional constituem uma atividade de fator primordial para o desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da crianças, tornando-se um agente facilitador da aprendizagem desde que os profissionais tenham em mente seu objetivo.
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OBJETIVOS: GERAL: Investigar a prática de brincadeiras no âmbito da escola focalizando-se a questão da resistência dos professores.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Verificar a importância da utilização de jogos pedagógicos em sala de aula. Analisar dados teóricos que comprovam a importância do tema. Identificar elementos práticos, Identificar elementos práticos, sobre o assunto abordado para futuramente serem trabalhados em sala de aula.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O brincar e a brincadeira infantil; * Teóricos da brincadeira infantil; # Piaget e as brincadeiras infantis; # Wallon e a brincadeira infantil.
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* A brincadeira do faz de conta;
* Etapas do desenvolvimento da criança;
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Escolarização e a brincadeira na Educação Infantil.
A importância do brincar para a construção do conhecimento na Educação Infantil
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METODOLOGIA O levantamento bibliográfico, Pesquisa de campo
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CONSIDERAÇÕES FINAIS A brincadeira é de extrema importância no desenvolvimento da criança, pois é através dela que a criança apresenta um processo de desenvoltura, socialização e cooperação..
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Nas brincadeiras o professor é aquele que media estratégias sociais, lingüísticas e cognitivas, no contexto educativo, fornecendo subsídios para a construção dos conhecimentos que serão adquiridos servindo-se do brincar.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KISHIMOTO,T.M. (org) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002 _________Jogos tradicionais infantis. São Paulo: Vozes, 1998. OLIVEIRA, Z.M.R. Educação Infantil: muitos olhares, 4 ed. São Paulo: Cortez, (org) 2000.
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