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Indústria Brasileira de Formulários

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Apresentação em tema: "Indústria Brasileira de Formulários"— Transcrição da apresentação:

1 Indústria Brasileira de Formulários
Apresentação Estudo Setorial da Indústria Brasileira de Formulários Outubro de 2008

2 Patrocinadores Abnote / Interprint SPP Agaprint Cauta Suzano Epson
Esta pesquisa foi financiada pela ABRAFORM, em conjunto com os seguintes patrocinadores: Abnote / Interprint SPP Agaprint Cauta Suzano Epson Thomas Greg Genoa Tiliform International Paper VCP MG Formularios WFB

3 Conteúdo Composição do Universo Grandes Números do Setor
Projeções e Resultados Estatísticos Considerações Finais

4 Composição do Universo
Segmentação do Setor Listagens Print PDV Indústria de Formulários Dados Variáveis Etiquetas Serviços

5 Composição do Universo
Empresas Pesquisadas O cruzamento de cadastros nos permitiu identificar 354 produtores que afirmam ser produtores de formulários. Dentre eles, 327 foram pesquisados, sendo que 151 o foram em profundidade. Esta amostra equivale a 90% dos volumes de produção projetados para o setor. Formulários Universo (1): Pesquisadas: 327 Profundidade: 151 Papeleiros Universo: Pesquisadas: 12 (1) Cadastros disponíveis

6 Composição do Universo
Empresas por Segmento O segmento com maior ocorrência de produtores no setor de formulários, é o de ‘Print’, seguido pelos produtores de etiquetas. A soma das parcelas supera o universo de empresas, por que muitos atuam em mais de 1 segmento. Número de Empresas (354)

7 Composição do Universo
Distribuição Regional do Universo É clara a concentração de indústrias do setor nos estados do Sudeste do país, porém, a comparação entre a distribuição observada em 2006 nos mostra que os números relativos de estabelecimentos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, continuam a apresentar crescimento.

8 Conteúdo Composição do Universo Grandes Números do Setor
Projeções e Resultados Estatísticos Considerações Finais

9 Dimensões Gerais do Setor
Importância Econômica e Social As projeções dos grandes números da indústria de Formulários, demonstram a importância deste segmento no setor gráfico. 10,7% do fat. Setor Gráfico 10,7% da M.Obra Gráfica Indústria de Formulários 0,15% do fat. Indústria de Transformação 0,2% da M.Obra Industrial

10 Dimensões Gerais do Setor
Evolução da Produção no Setor Em termos nominais (R$), as vendas do setor cresceram 157% entre 1996 a Descontada a inflação este percentual cai para 28% Em dólares (US$) este aumento foi de 32% apenas. Nota: dados indisponíveis para os anos 96 e 98

11 Dimensões Gerais do Setor
Evolução da Mão de Obra no Setor No mesmo período, a mão de obra empregada pelo setor avançou 132%, ou seja, as indústrias do segmento geram 2,3 vezes mais empregos O que significa que, em termos nominais, a rentabilidade média por funcionário aumentou 11%. Nota: dados indisponíveis para os anos de 97, 98 e 2002

12 Dimensões Gerais do Setor
Empresas e Vendas por Porte As micros, pequenas e médias empresas representam 78% das unidades em atividade no segmento e apenas 38% das vendas totais do setor. O restante é formado por empresas ‘médias-grandes’ e ‘grandes’, que por sua vez, respondem por 62% das vendas totais.

13 Dimensões Gerais do Setor
Empresas e Empregos por Porte As empresas de porte ‘médio-grande’ e grande, respondem por uma participação ainda mais relevante na geração de empregos, equivalente a 84% dos postos de trabalho oferecidos pelo setor.

14 Dimensões Gerais do Setor
Faturamento por Segmento Quando analisado por segmento, o setor de ‘Print’ é o que apresenta a maior participação sobre as vendas do setor, seguido pelos segmentos de Dados Variáveis e o PDV. Valor Total R$ 2.243,1 Mi

15 Dimensões Gerais do Setor
Empregos por Segmento Da mesma forma, quando esta análise é feita por mão-de-obra ocupada, o segmento de ‘Print’ aparece em 1.º lugar com 41%, seguido por Dados Variáveis em 2.º, com 26% e Listagem em 3.º com 8%. Emprego Total:

16 Dimensões Gerais do Setor
Evolução do Consumo de Papel O consumo anual de papel (em toneladas), informado pelas empresas do setor, apresenta um incremento de 31% nos últimos 8 anos (de 1999 a 2007), período em que esta pesquisa vem sendo realizada. Volumes em mil tons

17 Dimensões Gerais do Setor
Perfil do Consumo de Papel Dentre os principais papéis consumidos pelo setor de formulários, destacam-se os Off-Sets e os Auto-Copiativos, que quando incluído o Apergaminhado e o Auto-Adesivo, alcançam juntos 85% do consumo. Consumo Total: 212,3 mil tons

18 Dimensões Gerais do Setor
Evolução da Rentabilidade Tomando-se por base o volume consumido de papel e as vendas de formulários, observamos que a rentabilidade média do setor subiu 10,6% em R$/Quilo, em termos nominais, de 2006 para 2007, e 5,9% quando descontada a inflação.

19 Dimensões Gerais do Setor
Rentabilidade Média por Segmento Ao compararmos a rentabilidade média dos diferentes segmentos pesquisados, observamos que os Dados Variáveis apresentam o melhor resultado médio, seguido por Print, PDV e Listagens. Vendas em R$/quilo Média: R$ 10,57/quilo

20 Dimensões Gerais do Setor
Principais Segmentos / Clientes Considerando-se os principais segmentos clientes dos produtos ofertados pela indústria de formulários, destacam-se os canais de Comércio e Indústria, que juntos correspondem a cerca de 86% da demanda do segmento, seguido pelo setor Público, com 6%.

21 Dimensões Gerais do Setor
Evolução dos segmentos alvo Comparando-se os resultados obtidos com a primeira pesquisa realizada pelo IEMI, junto ao setor, com os atuais, observamos: - o crescimento do canal Industria/Comércio; - e a redução da demanda junto ao setor Financeiro;

22 Dimensões Gerais do Setor
Perfil Industrial O universo de empresas do setor operam 394 unidades de produção, trabalhando 1,2 turnos por dia, com 75% delas já tendo diversificado a sua atuação para outros segmentos da indústria. 354 empresas 394 unidades de produção 9,6 hs./dia 1,2 turnos 74% ocupação Perfil Industrial 25% exclusivas 75% diversificadas1 99% produção própria (1) atuam em mais de 1 segmento do setor de formulários

23 Dimensões Gerais do Setor
Evolução no grau de diversificação das empresas Com base nos resultados observados na pesquisa atual, comparados ao da primeira pesquisa realizada junto ao setor, observamos: - o crescimento no número de empresas que atuam de forma exclusiva em apenas um dos segmentos do setor (exclusivas);

24 Dimensões Gerais do Setor
Mão de obra Os dados a seguir, mostram um perfil dos 22 mil empregos gerados pelo setor, onde se destacam o elevado índice de colaboradores com o do segmento de Formulários. 21.952 Empregos 25% Superior 61% Médio 14% Básico Mão de Obra 65% Produção 19% Administração 16% Comercial Receita/Funcionário US$ 52 mil/ano

25 Dimensões Gerais do Setor
Evolução no Perfil da Mão de obra Empregada Comparando-se os resultados obtidos com a primeira pesquisa realizada pelo IEMI, junto ao setor, com os atuais, observamos o seguinte: - emprego de um maior número de funcionários de nível superior; - redução no emprego de funcionários de nível básico;

26 Dimensões Gerais do Setor
Evolução na Alocação da Mão de obra Da mesma forma, comparando-se os resultados atuais com os da primeira com os da primeira pesquisa, observamos o seguinte: - maior número de funcionários nas áreas de produção; - menor número nas áreas de vendas (de 21% para 16%) e administração;

27 Total de Máquinas Instaladas: 1.855
Dimensões Gerais do Setor Parque de Máquinas de Impressão As indústrias de formulários operam cerca de máquinas de impressão, a maioria delas Off-Sets Planas ou de Bobina (67,6%). As digitais já representam mais de 15% das máquinas instaladas no setor. Total de Máquinas Instaladas: 1.855

28 Conteúdo Composição do Universo Grandes Números do Setor
Projeções e Resultados Estatísticos Considerações Finais

29 Expectativas e Projeções
Investimentos Realizados e Previstos Os investimentos no setor (em máquinas e instalações), aumentaram em 2007, tanto em valores absolutos, quanto em relação ao faturamento registrado (de 2,3% em 2006, para 2,9% em 2007). Para 2008, os valores retratam um clima de maior confiança no mercado, uma vez que a pesquisa foi feita pouco antes de ‘estourar’ a atual crise internacional.

30 Expectativas e Projeções
Expectativa de Consumo x Vendas As expectativas para as vendas do segmento em 2008, à época da pesquisa, eram de um crescimento de 12% se comparados à 2007, segundo os produtores de formulários. Para os ‘Papeleiros’, porém, as expectativas de crescimento do consumo de papel pelo setor de formulário era de 4,2% em 2008, sobre 2007.

31 Conteúdo Composição do Universo Grandes Números do Setor
Projeções e Resultados Estatísticos Considerações Finais

32 Considerações Finais Produtos Substitutos
60% dos pesquisados acreditam que está havendo um processo de substituição dos produtos de formulário. Neste processo de substituição destacam-se as notas fiscais eletrônicas e os recursos de impressão digital para documentos e relatórios.

33 Considerações Finais Principais Ameaças
Dentre as principais ameaças ao setor, além da implantação da Nota Fiscal eletrônica, destacam-se a atual política tributária, a entrada de novas tecnologias com a difusão da impressão digital, a concorrência e o custo elevado das novas tecnologias de impressão.

34 Considerações Finais Principais Oportunidades
53% das empresas acreditam haver boas oportunidades para o setor, enquanto que 47% acredita que eles já não existem mais. Migrar para outros segmentos, principalmente os baseados em novas tecnologias de impressão, é o melhor caminho na percepção destes.

35 instituto de estudos e marketing industrial
(11)


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