A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Maria Helena Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Maria Helena Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Maria Helena Carvalho
Mesociclo Profª. Maria Helena Carvalho

2 É o elemento estrutural da periodização que possibilita a homogeneidade do trabalho executado.
Dura de três a cinco semanas, sendo no entanto o de quatro semanas o mais utilizado por facilitar a harmonização com o calendário civil (mês). No mesociclo ocorre a oscilação das cargas médias, possibilitando obter o resultado acumulativo do mês, adaptando o organismo do atleta a elas. Existem sete tipos de mesociclo: incorporação, básico, estabilizador, controle, pré-competitivo, competitivo e recuperativo.

3 MESOCICLO DE INCORPORAÇÃO
Utilização: Início do período de preparação. Objetivo: Possibilitar a passagem do atleta da situação de transição para a de treinamento.

4 MESOCICLO BÁSICO Utilização: Fase básica (prep. geral) ou fase específica (prep. específica). Objetivo: Propiciar a adaptação fisiológica do organismo.

5 MESOCICLO ESTABILIZADOR
Utilização: Depois de um mesociclo básico. Objetivo: Estabilizar e fixar as modificações que foram obtidas.

6 MESOCICLO DE CONTROLE Utilização: Depois do mesociclo estabilizador.
Objetivos: Indicar o grau de preparação alcançado. Assegurar a transferência do treinamento para a competição Observações: Os micros de choque não são usados tanto com finalidade de desenvolvimento, mas sim para controle (competições). Importante procurar detectar os problemas e trabalhar neles.

7 MESOCICLO RECUPERATIVO
Utilização: No período de transição. Observações: Propiciar a recuperação metabólica e psicológica adequada. Características: Depende do tipo de esporte. Não se deve provocar diminuição muito acentuada no grau de preparação do atleta.


Carregar ppt "Profª. Maria Helena Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google