A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA - 1º Bimestre 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA - 1º Bimestre 2011."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA - 1º Bimestre 2011

2 Unidade 1 – Energia Luminosa e Vida
Fonte de Luz: todo corpo capaz de emitir luz (seja ela própria ou não). Primária ou corpo luminoso: emitem luz própria. Exs: Lâmpada acesa, estrelas (como o Sol). - Secundária ou corpo iluminado: refletem a luz proveniente de outras fontes. Exs: carteira e mesa quando em ambientes iluminados, Lua. Lembre-se de que em um quarto escuro não há fontes de luz!!

3 Sem Energia Luminosa: tudo pareceria escuro o tempo todo, não veríamos coisa alguma. os seres autótrofos ou produtores não poderiam realizar a fotossíntese. Sem a energia térmica do Sol, não haveria o ciclo das águas ou aquecimento do planeta. A energia fornecida pelo Sol passa por uma espécie de ciclo, alimentando a vida na Terra.

4 Grandezas Diretamente Proporcionais
São grandezas que quando uma sofre certa variação, a outra varia na mesma proporção. Ex: 1 bala custa R$0,15 2 balas custam R$0,30. Quando elas são divididas, dá uma constante. Para resolver, usar multiplicação em x.

5 Unidade 2 – Energia Sonora em nosso cotidiano
Características dos sons: Propagação do som: precisa de matéria (constitui na vibração das moléculas das substâncias). Assim, no vácuo não há propagação de som. Velocidade do Som: Velocidade sólido > velocidade líquido > velocidade gasoso. Altura do Som: frequência do som. Sons altos de altas frequências (agudos), sons baixos são de baixas frequências (graves). Unidade: hertz (Hz)

6 Intensidade do som: associada ao volume do som emitido, depende da energia sonora e diferencia o som em forte ou fraco. Unidade: bell (b) Timbre do som: permite diferenciar sons da mesma frequência e intensidade, mas vindos de fontes distintas.

7 Audição Sentido extremamente importante para relação com o meio e sobrevivência.

8 Unidade 3 - Energia e Processos Vitais
Movimento depende do referencial. Ex: se uma pessoa está dentro de um ônibus que se aproxima da estação, está em repouso em relação ao banco e em movimento em relação aos postes. Se um corpo X está em movimento a um corpo Y, Y está em movimento em relação a X. “Quando Viena chegará a nós?”

9 Energia e Movimento Energia cinética é a energia do movimento.
Nosso corpo produz ATP (adenosina trifosfato), a moeda energética das células, por meio da respiração celular. Para isso, usa os alimentos e o oxigênio do ar. O ATP é utilizado em todos os processos celulares que precisam de energia para acontecerem.

10 Por que engordamos ou emagrecemos?
Os alimentos possuem valor energético. Quando ingerimos mais energia do que gastamos em nossas atividades, engordamos. Se gastamos mais energia do que a ingerida, emagrecemos.

11 QUÍMICA - 1º Bimestre 2011

12 Unidade 1 – Introdução à Química: matéria e suas propriedades
Áreas da Química: Inorgânica Orgânica Analítica Físico-química Bioquímica

13 Matéria: tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Massa: é a quantidade de matéria de um corpo ou objeto. Volume: medida do espaço ocupado por um corpo. Energia: tudo aquilo que age sobre os corpos e neles produz algum efeito, o qual pode modificar a matéria, deslocá-la ou causar supostas deformações nessa mesma matéria. Densidade: relação entre a massa e o volume de um corpo. menos denso mais denso

14 Os estados físicos da matéria e mudanças de estado físico:

15

16 Substâncias puras simples: que são formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si. Substâncias puras compostas: que são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Misturas: formada por duas ou mais substâncias.

17 Misturas B, D, E: observa-se uma superfície de separação entre os componentes que as formam e, por isso, recebem a denominação de misturas heterogêneas. Nas misturas A e C: não se percebe superfície de separação entre os componentes, a mistura apresenta o mesmo aspecto em toda sua extensão e recebem a denominação de misturas homogêneas. As misturas homogêneas são monofásicas,isto é, possuem uma única fase e as heterogêneas polifásicas, isto é, possuem duas ou mais fases. Fase: cada porção uniforme de uma determinada matéria, com as mesmas características em toda sua extensão.

18 Unidade 2: O laboratório de Química e a aplicação nas separações de mistura
Separação de misturas heterogêneas: Sedimentação, centrifugação e decantação. Decantação com funil.

19 Filtração. - Filtração a vácuo.

20 Separação de Misturas Homogêneas:
Destilação Simples Destilação Fracionada


Carregar ppt "FÍSICA - 1º Bimestre 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google